TÍTULO
DO TRABALHO: LEITURA EM DESTAQUE
Raimunda Berenice Cassiano Ferreira
Apresentação
O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem a finalidade de ajudar
todos os docentes e discentes proporcionando ideais práticas para que os nossos
alunos saiam do 3° ano alfabetizados com o objetivo de explorarmos os materiais
que nos são fornecidos para melhorar nossas estratégias dentro da sala de
aula.
Fundamentação
teórica
Quero
destacar aqui o prazer de ler com o prazer de joga, brincar. Por isso as
principais concepções que orientaram minha pratica é a leitura cujo processo
esse de interação entre o leitor e o texto caminham sempre juntos. Os Direitos
de Aprendizagem que destaco: Leitura, Produção de textos escritos, Oralidade,
Analise Linguística - discursividade, textualidade e normatividade. A
modalidade contemplada nesse relato são atividades permanentes pois esse desejo
surgiu da observação que fiz dos meus alunos pois os mesmos tinham vontade de
aprender a ler a partir de musicas, poemas, listas de nomes e essa observação
me motivou a organizar esse trabalho.
Descrição
das atividades e forma de avaliação
Nesse
relato meus objetivos foram:
Ø Desenvolver
o gosto e o habito de ler;
Ø Despertar
no aluno a leitura por prazer e recreação;
Ø Colocar
os alunos em contato com o mundo da leitura;
Utilizei
os seguintes passos:
Ø Selecionei
textos literários, artigos de revistas lâminas de leitura;
Ø Providenciei
uma caixa para guardar os textos colocados em papel cartão para maior
durabilidade;
Ø Apresentei
a caixa aos alunos e sua finalidade;
Ø Todos
os dias dentro da sala de aula os alunos fazem a leitura alternando com os
livros de cada acervo do Cantinho recebido pelo MEC;
Ø Duas
vezes por semana os alunos levam o livro do Cantinho para casa e fazem
registros de suas descobertas através da ficha de leitura;
Ø Escolho
histórias junto com os meus alunos, pois eles precisam saber que eu também
gosto de ler;
Ø Faço
a leitura deleite com bastante ênfase e entonações depois realizaram o reconto
oral, ilustramos a história utilizando várias técnicas de desenho ou pintura e
expomos no mural dentro da sala de aula;
Ø Ao
final da semana os alunos produzem um texto relatando sua experiência;
Obs.: Devido o bullying
que ocorreu na sala trabalhei com o livro “As trancas de Bintou” e o texto
Confusão e suas atividades.
Avaliação
dos resultados
Pela
primeira vez depois de ter desenvolvido diversos trabalhos didáticos com os
livros do Cantinho de Leitura, percebi que durante a minha avaliação com toda a
turma um aluno socializou com outros colegas que não gosta da cor morena e
houve um debate entre eles porque uma aluna respondeu que era preta e que tinha
orgulho de ser da cor eu era. Imediatamente fiz uma roda e conversei com eles
explicando o porquê do ocorrido e aproveitei para trabalhar com o livro “As
trancas de Bintou” de Sylviane A. Diouf, fui explicando de maneira que os mesmo
entendessem que isso é considerado bullying. Consegui encontrar estratégias
para essa solução.
Considerações
finais
Realizar
esse trabalho ou ter essa experiência foi muito gratificante consegui
diversificar meu acervo e aproveitar as práticas,
relatos, materiais oferecidos nos
cadernos do Pacto de acordo com os temas que vem de encontro com o planejamento
e a realidade que vivemos. Esta formação no iniciou foi valida tanto na minha
vida pessoa quanto profissional onde consegui desempenhar um papel importante
na vida de cada discente.
Referências
Ø DIOUF,
“As trancas de Bintou” de Sylviane A.;
Ø SOUZA,
Cássia Garcia de: “De olho no futuro” – Letramento e Alfabetização – Livro
didático 2°ano (p. 180 e p. 181);
Ø RADESPIEL,
Maria: “Diga não ao Bullying”;
Ø LEGEAY,
Chloé “Para que serve um livro?”
Na sala de aula:
Na sala de aula:
No seminário:
Professora Raimunda Berenice relatando seu trabalho após ter desenvolvido em sala de aula com seu alunos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário