TÍTULO
DO TRABALHO: JOGO CAÇA-RIMAS
Tereza
Barbosa Campos Ségala
No Seminário. |
Apresentação
O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como principal objetivo
nos orientar. O principal objetivo é favorecer boas condições de ensino, propiciando o
acesso das crianças a materiais de qualidade.
Portanto,
tenho observado o desempenho das crianças com mais dificuldade de aprendizagem.
vo é favorecer boas condições de ensino, propiciando o
acesso das crianças a materiais de qualidade.
Portanto,
tenho observado o desempenho das crianças com mais dificuldade de aprendizagem.
Fundamentação
teórica
A
atividade aqui relatada é com jogo - Cada criança escolheu desenho do jogo; em
seguida, peguei as outras peças que estavam em outra caixa, peças iguais às que
foram escolhidas pelas crianças. Em uma mesa coloquei os desenhos com a gravura
para baixo, fui chamado cada criança após deixar que eles memorizassem bem as
gravuras. Foi um sucesso, pois divertimos muito, tirei duvidas dos alunos que
foram surgindo durante a brincadeira. No final do jogo, entreguei uma folha em
pauta e deixei que eles listassem as palavras do jogo.
Descrição
das atividades e forma de avaliação
Nesta
seção foram descritos os objetivos; levantei um conhecimento prévio dos alunos
sobre os textos a serem lidos, reconhecendo e compreendendo alguns mecanismos
de coesão textual, reconhecer a gíria e entender seu uso, compreendido o que é
a gíria e a adequação de seu uso. Analisei os elementos de uma noticia ate que
as crianças percebessem as características desse gênero, a compreensão de
alguns mecanismos de coesão textual, escrevendo com pautas caligráficas.
Na
parte da leitura foi feito um projeto campeão da leitura, houve muito
entusiasmo e muita motivação das crianças. Os projetos são situações em que a
linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se
inter-relacionam de forma contextual, pois quase sempre envolvem tarefas que
articulam esses diferentes conteúdos. Os
projetos permitem que os alunos atribuam significação aos temas em questão, bem
como ao encontro com situações diversificadas do processo ensino-aprendizagem,
o qual se dará durante todo o desenvolvimento do projeto que assim não se
resumirá apenas ao conteúdo, mas incluirá também a experiência de convivência,
troca, aceitação do outro e respeito aos coleguinhas.
A
avaliação da turma foi constante e objetiva. A finalidade da avaliação,
portanto, é mais que constatar se o aluno domina determinado conteúdo ou
capacidade.
Em
suma, avaliar não é fazer uma prova que não retrata prática do dia-a-dia na
sala de aula, a avaliação na qual eu relatei é formada, pois me preocupo com o
“como” e o “quanto” um aluno é competente em relação aos objetivos selecionado
como significativos e seu avanço nas diferentes produções foi que eu avaliei
meus durante o ano.
Avaliação
dos resultados
Objetivos
alcançados:
-
Nos primeiros dias, foi fundamental desenvolver atividade em que possam ser
considerados os usos e as funções da escrita, no sentido de desenvolver a
capacidade deles.
-
Propus aos alunos que escrevessemda maneira que sabiam, a partir desse momento
começaram a escrever com mais segurança, sem medo de errar.
-
Mostrei para eles como a escrita facilita a nossa vida.
-
Selecionei palavras e elaborei letras, sílabas, palavras e frases coletivas,
onde fixei na parede.
-
Importante compreender que o objetivo da avaliação é como forma de acompanhar o
caminho que o aluno está trilhando para apropriar, efetivamente.
Isso
tudo quer dizer que a avaliação deve fornecer indicativos para a ação dos
alunos.
Considerações
finais
Com
base no meu trabalho e no desempenho das crianças, após iniciar o trabalho com
o “Pacto na Alfabetização na Idade Certa”, presenciei mudanças casa vez mais
rápidadesempenho da turma. Em outros termos, o livro didático esta presente no
cotidiano de professor e aluno em sala de aula e em casa e é responsável por
fornecer elementos essenciais na organização das praticas pedagógicas e na
construção de conhecimento. Me ali sempre nos livros pedagógicos, não ficando
presa em um livro só.
Atualmente,
em razão das infinitas possibilidades da informação, tudo está interligado e
acontece ao mesmo tempo.
Nos
primeiros dias quando iniciei o trabalho com o 2° ano foi fundamental
desenvolver atividades em que foram considerados os usos e as funções das
letras.
Foi
muito importante vivenciar situações do dia-a-dia na sala de aula. A linguagem
oral esteja bastante presente nas salas de aula (historias, deleite, rotinas
cotidianas, na leitura de instruções, na correção de exercícios, etc.) afirmo
que frequentemente as atividades foram diversificadas e prazerosas.
Referências
Ø Aprendizagem
divertida (Solange Valadares Rogério Araújo)
Ø Festa
das Letras (Dirce Guedes de Azevedo)
Ø De
olho no Futuro. Letramento e Alfabetização 2° ano (Cassia Garcia de Souza
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