SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “VIVIANA, RAINHA DO PIJAMA”.
Rossélis Elias Soares
São crianças que agora
leem muito, em sua maioria. Leem diferentes gêneros oferecidos pela escola.
Desenvolvo trabalho literário com a troca de livros uma vez por semana, onde
escolhem o livro para ler levando para casa na sexta-feira, retornando na
segunda-feira. Todos realizam o registro escrito e uma criança relata sobre o
livro que leu.
Na sala de aula temos um “Cantinho de Leitura”
com acervo do Pacto Nacional e FNDE. Dentre o acervo temos Gibi (HQ), Coleção
ITAÙ, revista Recreio e Ciência Hoje para Crianças.
Fui observando nos
últimos meses o interesse dos alunos por livros com história de animais. Sendo
comum prática entre os alunos pegarem livros do cantinho de leitura para lerem
no horário vago. E tais livros e práticas foram me chamando á atenção uma vez
que algumas crianças estavam “devorando” os mesmos e cada vez mais querendo
encontrar livros de animais para ler.
Fala da professora Rossélis.
No Correio:
Considerações
Finais
Considerando
o conhecimento como instrumento de construção e transformação da realidade e do
sujeito, acredito na relação SUJEITO-OBJETO-REALIDADE, por meio da mediação do
professor como importante papel na sociedade atual. Apoiada nesse pressuposto
e, ao mesmo tempo ciente das limitações de um material estruturado e impresso
sob a forma de livro didático, as sequências didáticas pressupõem um trabalho
pedagógico organizado em uma determinada sequencia, durante um determinado
período estruturado pelo (a) professor (a), criando-se, assim, uma modalidade
de aprendizagem mais orgânica e se dispõe de certa maneira de propiciar boas
condições de aprendizagem uma vez que o uso de um único tipo de material tende
a empobrecer o processo de aprendizagem, justamente no momento em que a criança
se encontra mais curiosa em relação ao mundo que o cerca. Aprender a ler e
escrever são um direito de todos.
As
formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que veio como
Programa do Governo Federal cujo objetivo maior é a garantia de uma escola de
qualidade, proporcionaram-me estudo sistemático e o repensar da prática,
levantando questões importantíssimas como o Direito de Aprendizagem e estudo e
compreensão de trabalhos antes cristalizados e os trabalhos sugeridos
encontram-se em sequencia, o que não quer dizer que tenham que ser desenvolvidos
nessa ordem. Eles poderão ser trabalhados paralelamente ou numa sequencia
diferenciada da apresentada.
A
formação continuada do professor provoca reflexões que implica mudança de
mentalidade sendo uma das principais vias de acesso á melhoria da qualidade de
ensino.
Numa
tentativa de envolver os sentimentos, pensamentos e ações de todos os
envolvidos (alunos, pais, professora) a prática descrita neste relato Viviana,
Rainha do Pijama, proporcionou-me perceber o quanto é importante ouvir o que os
alunos trazem e valorizar suas curiosidades. Porém o professor só é capaz de
ter tal sensibilidade quando possui um conhecimento teórico como base, um
conteúdo teórico que lhe permita ter clareza e determinação dos caminhos para
essa integração que surgirão da prática e da busca de formas adequadas de
organização do trabalho pedagógico.
Sinto-me
grata por participar de um Programa tão intenso, de cultivar o gosto em
continuar a aprender, a descobrir coisas novas e reviver o entusiasmo pelo que
faço e acredito.
“Tudo
aquilo que a criança constitui e constrói em situações de aprendizagem será
sempre recontextualizado dentro e fora da escola, de tal modo que ela possa
operar de maneira compreensiva, autônoma e criativa”
MELCHIOR,
1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário