sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pacto: Trabalhando com a sequencia didática: Viviana, Rainha do Pijama.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “VIVIANA, RAINHA DO PIJAMA”.
                                                                                 Rossélis Elias Soares 


São crianças que agora leem muito, em sua maioria. Leem diferentes gêneros oferecidos pela escola. Desenvolvo trabalho literário com a troca de livros uma vez por semana, onde escolhem o livro para ler levando para casa na sexta-feira, retornando na segunda-feira. Todos realizam o registro escrito e uma criança relata sobre o livro que leu.
 Na sala de aula temos um “Cantinho de Leitura” com acervo do Pacto Nacional e FNDE. Dentre o acervo temos Gibi (HQ), Coleção ITAÙ, revista Recreio e Ciência Hoje para Crianças.
Fui observando nos últimos meses o interesse dos alunos por livros com história de animais. Sendo comum prática entre os alunos pegarem livros do cantinho de leitura para lerem no horário vago. E tais livros e práticas foram me chamando á atenção uma vez que algumas crianças estavam “devorando” os mesmos e cada vez mais querendo encontrar livros de animais para ler. 
Fala da professora Rossélis. 

  No Correio:







Considerações Finais

            Considerando o conhecimento como instrumento de construção e transformação da realidade e do sujeito, acredito na relação SUJEITO-OBJETO-REALIDADE, por meio da mediação do professor como importante papel na sociedade atual. Apoiada nesse pressuposto e, ao mesmo tempo ciente das limitações de um material estruturado e impresso sob a forma de livro didático, as sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequencia, durante um determinado período estruturado pelo (a) professor (a), criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica e se dispõe de certa maneira de propiciar boas condições de aprendizagem uma vez que o uso de um único tipo de material tende a empobrecer o processo de aprendizagem, justamente no momento em que a criança se encontra mais curiosa em relação ao mundo que o cerca. Aprender a ler e escrever são um direito de todos.
            As formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que veio como Programa do Governo Federal cujo objetivo maior é a garantia de uma escola de qualidade, proporcionaram-me estudo sistemático e o repensar da prática, levantando questões importantíssimas como o Direito de Aprendizagem e estudo e compreensão de trabalhos antes cristalizados e os trabalhos sugeridos encontram-se em sequencia, o que não quer dizer que tenham que ser desenvolvidos nessa ordem. Eles poderão ser trabalhados paralelamente ou numa sequencia diferenciada da apresentada.
            A formação continuada do professor provoca reflexões que implica mudança de mentalidade sendo uma das principais vias de acesso á melhoria da qualidade de ensino.
            Numa tentativa de envolver os sentimentos, pensamentos e ações de todos os envolvidos (alunos, pais, professora) a prática descrita neste relato Viviana, Rainha do Pijama, proporcionou-me perceber o quanto é importante ouvir o que os alunos trazem e valorizar suas curiosidades. Porém o professor só é capaz de ter tal sensibilidade quando possui um conhecimento teórico como base, um conteúdo teórico que lhe permita ter clareza e determinação dos caminhos para essa integração que surgirão da prática e da busca de formas adequadas de organização do trabalho pedagógico.
            Sinto-me grata por participar de um Programa tão intenso, de cultivar o gosto em continuar a aprender, a descobrir coisas novas e reviver o entusiasmo pelo que faço e acredito.
            “Tudo aquilo que a criança constitui e constrói em situações de aprendizagem será sempre recontextualizado dentro e fora da escola, de tal modo que ela possa operar de maneira compreensiva, autônoma e criativa”    
                                                                       MELCHIOR, 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário