TÍTULO DO TRABALHO: BRINCANDO COM O
DICIONÁRIO
Ana Lúcia Silva Cruz
Apresentação
Este dicionário foi composto para atender
as necessidades dos meus alunos. No que diz respeito ao uso das palavras ao seu
significado, à sua grafia, a sua categoria
gramatical. Ele indispensável para o uso de qualquer pessoa. Comecei este
trabalho a fim de atingir vários objetivos inclusive que meus alunos no fim do
ano letivo saiba procurar no dicionário o significado das palavras e acepção mais adequada ao contexto do
uso.
Fundamentação teórica
Todo ano meu trabalho com o dicionário, este ano me senti mais motivada, pois
vi nos meus alunos maior interesse, e obtive melhores resultados.
O relato faz parte da minha prática
pedagógica, no início do ano letivo, foi um desafio profissional com a
concepção de que é possível alfabetizar a todos.
Em leitura Direito Análise Linguística: apropriação do sistema da Escrita
Alfabética eixo 15 Dominar as correspondências entre letras ou grupos de
letras e seu valor sonoro, de modo a ler
palavras e textos
Em produção de textos escritos Utiliza vocabulário diversificado e
adequado ao gênero e às finalidades propostas, eixo 8
Oralidade - Participar de interação orais em sala de aula,
questionando,sugerindo, argumentando e respeitando os turnos da fala.eixo 1.Análise
linguística; Discursividade, textualidade e normatividade - Eixo 11 Sabe
procurar no dicionário a grafia correta das palavras. Análise linguística Apropriação
do Sistema Escrita Alfabético(SEA)
Reconhecer e
nomear as letras do alfabeto.eixo2
As modalidades organizativas
contemplada são atividades permanentes,
Este processo, faz parte da pedagogia que trabalho todo início do ano
letivo eu enfrento desafios novos consigo atingir a maioria dos objetivos principalmente
o geral que é:
Saber usar o dicionário,
compreendendo sua função e organização.
Descrição das atividades e formas de
avaliação
Esta atividade é mais um aliado favorecendo a aprendizagem.
Usei um caderno pequeno,
cortei duas folhas para cada letra do alfabeto, exceto k, w, y. Copiava 5
palavras, de início as letras , a b , c,d, e .
Até chegar à última letra do alfabeto. Além de duas folhas cortadas os
alunos escreviam as letras maiúsculas e minúsculas, destacadas bem no início.
Usei também canetinha azul e vermelha.
Costumo organizar a minha sala em dupla, antes
de trabalhar o texto é feita a leitura silenciosa onde os curiosos perguntam o
significado das palavras ao qual todos vão procurar,estas palavras serão
escritas no quadro.Os recursos utilizados em sala de aula passaram a compor um
ambiente alfabetizador.
Na
sala de aula todos se beneficiaram dos recursos visuais e das estratégias
usadas tais como: caderno pequeno, papel sufite, xérox pincel lápis borracha
livro De olho no Futuro Letramento e Alfabetização 3 ano canetinhas , máquina fotográfica, lápis de
cor.
Usei
várias estratégias para solução dos alunos que se encontrava com dificuldades,
uma delas foi colocar em dupla ao qual aquele que já sabia passou a ensinar o
colega com dificuldade. Eu também aproveitei com minha ajuda individual
voltando ao alfabeto detalhado, explicava lentamente todo o processo as três
primeiras letras, no início eles passavam folha por folha lendo palavra por
palavra até encontrar, descobrimos palavras idênticas, foi um grande
desafio.Este aluno exigiu muita paciência e muito esforço por ambas as
partes.pensei em desistir ,mas ai ele animava , o que me deu mais esperança .e
devido as nossas insistência conseguimos com muito sucesso alcançar objetivo.
Avaliação dos resultados:
Vários objetivos foram alcançados no longo destas atividades aos quais:
*Reconhecer as letras do alfabeto.
*Reconhecer
diferentes tipos de letras;
*Promover a
interdisciplinaridade;
*Diferenciar as
letras de números e outros símbolos.
Considerações finais:
Ao longo de todo o meu trabalhei, usei o dicionário ao qual me
possibilitou explorá-lo bem. Nele pude perceber algumas atividades, para que os
alunos desenvolvam seus conhecimentos. Nesse momento, poderá ser avaliado o que
os alunos aprenderam sobre o assunto e, se for o caso, retomar os pontos dos
quais eles tenham dúvidas. Há também atividades que podem ser realizadas em
grupo ou individualmente.
Este
trabalho contribuiu muito para estruturar uma prática pedagógica e também para
a formação profissional e pessoal. Mas o fazer reflexivo me conduziu aos
resultados satisfatórios.
Atualmente,
os alunos acompanham as rotinas diárias de trabalho, procurando palavras
geradoras de outras.
A minha experiência foi muito
rica, trabalhei mais em sala, pois sabia que através do Pacto eu iria
compartilhar com outros as minhas práticas.
Referências:
AURÈLIO,mini.
FERREIRA,Holanda de Buarque - Escolar.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa - Ano 3
Unidade 01
Currículo
inclusivo o direito de ser alfabetizado;
A alfabetização de crianças com deficiência:
Uma proposta inclusiva - Educação
Especial;
Nenhum comentário:
Postar um comentário