REGIÕES
BRASILEIRAS: DIVERSAS CULTURAS, DIVERSOS COSTUMES.
Região Nordeste
Região Sul
OBJETIVO GERAL:
Apresentar as regiões em que o Brasil está divido, salientando que essa divisão visa facilitar o estudo e o conhecimento do nosso país, proporcionando aos alunos uma melhor caracterização que a natureza apresenta no território brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Nomear os estados e capitais que compõem cada
região bem como suas principais características;
·
Reconhecer a população, costumes e cultura de
cada região, estimulando o pensamento crítico no aluno, caracterizando o espaço
brasileiro e valorizando a importância de se conhecer o nosso país, para que se
respeite os diferentes grupos étnicos e culturais que constituem a nossa
sociedade.
·
Despertar na comunidade escolar o espírito de
colaboração, pesquisa e participação;
·
Desenvolver por meio da exposição cultural dos
estados a iniciativa, a responsabilidade e o conhecimento sobre os fatos e
acontecimentos naturais, sociais, políticos, econômicos e culturais do Brasil;
·
Relacionar fatos históricos do passado e do
presente percebendo a importância da cultura popular.
PÚBLICO ALVO: Ciclo de Alfabetização e Complementar.
METODOLOGIA:
Os alunos de cada ano, com o auxílio dos professores, deverão pesquisar sobre as principais características das regiões brasileiras escolhidas (Nordeste e Sul) como mapa político da região, bandeira dos estado que fazem parte das regiões estudadas, roupas típicas, comidas típicas, danças, personagens importantes, músicas, artesanato, trajes típicos, turismo, atualidades e tudo o que for necessário para a realização do projeto.
METODOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE E SUL:
• Durante a concretização do projeto, serão trabalhados diversos conteúdos como lendas, comidas típicas, danças, personagens, trajes e tudo o que se julgar enriquecedor da região Nordeste do país. Serão realizados também diálogos com os alunos sobre o folclore das regiões estudadas. As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor e aluno durante o ano letivo (priorizando o mês de __ /20___).
CULMINÂNCIA:
O projeto será executado no dia ? através de uma passeata pelas ruas principais da cidade de Urucânia, onde os grupos apresentaram as características sócio-culturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore. Com isso, ampliaram os conhecimentos sobre a formação do nosso país, bem como o respeito e valor de cada povo que compõem as regiões brasileiras e predominantemente trabalhado o respeito pelas diferenças observadas na singularidade de cada povo.
Obs: Rita Araújo para você o meu abraço carinhoso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário