Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
Aprendendo para a vida.
Professora: Sebastiana Diniz
Turma:1º / 3º Turno.
Objetivos didáticos:
- Compreender que as palavras são
compostas por unidades sonoras menores;
- Perceber que palavras
diferentes possuem partes sonoras iguais;
- Compreender que uma seqüência
de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras palavras.
-Segmentar palavras,
identificando partes que constituem outras palavras.
Público-alvo:
Alunos em processo de
alfabetização, que ainda não compreendam todos os princípios do sistema
alfabético, tal como o de que palavras que possuem segmentos sonoros
semelhantes possuem também sequências de letras similares; ou os que não
compreendam que as palavras são constituídas de segmentos sonoros menores
(silabas). Também pode ser utilizados com alunos que necessitam sistematizar e
consolidar a correspondência entre a escrita e a pauta sonora.
Sugestão de encaminhamento:
O professor deve ler, em voz
alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à
medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quantos às regras, o
docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário
compreendermos e aceitamos as regras. Esse procedimento contribui para a melhor
interação entre as crianças para que elas se familiarizem com este gênero
textual: instrução de jogos.
Durante o jogo, não é necessário
permanecer junto ao grupo, mas é importante dar informações quando os alunos
solicitarem. Tal mediação, no entanto, pode ser feita por meio de questões que
levam os alunos a tomarem consciência dos segmentos sonoros por meio da
repetição das palavras para que os alunos prestem atenção em cada parte que
está sendo falada.
Dicas ao professor:
O jogo “Palavra dentro de
palavra” oportuniza aos alunos analisar as partes que compõem as palavras. Para
tal, os estudantes decompõem cada palavra. As atividades de composição e
decomposição possibilitam a análise e síntese das palavras, favorecendo a
reflexão acerca de que as palavras são formadas por segmentos menores (sílabas
e fonemas ) e que tais segmentos são utilizados para a produção de novas palavras,
oportunizando a reflexão sobre as correspondências entre o oral e o escrito.
No caso desse jogo, além de
formar pares de palavras, os alunos terão oportunidade de pensar sobre os sons
que compõem as palavras e quais as semelhanças entre elas. O importante não é o
aluno memorizar as palavras que fazem parte de outras palavras e, sim, que ele
perceba qual a lógica usada no nosso sistema de escrita, através de um processo
de reflexão.
Como as fichas azuis apresentam
não só a figura, mas a escrita da palavra correspondente a ela, os alunos podem
perceber ( e o professor pode explorar ) que, no geral, a uma mesma sequência
de sons, corresponde uma sequência de letras.
O professor pode criar variações,
considerando as hipóteses de escrita dos alunos. Por exemplo, para crianças em
níveis de escrita mais avançados, as fichas vermelhas poderiam ser utilizadas
para escrita de palavras com o alfabeto móvel, e o vencedor seria o que
escrevesse mais palavras que iniciassem com o mesmo som da figura. Para as crianças
em níveis iniciais, poderia ser proposto pensar sobre a quantidade de segmentos
sonoros das palavras das figuras.
Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras usando as fichas que recebeu.
Jogadores:
2, 3 ou 4 jogadores ou grupos.
Materiais:
· 12 fichas de cor azul, contendo as figuras e as palavras correspondentes;
Regras:
-
As 12 fichas de cor vermelha são distribuídas igualmente entre os jogadores;
-
As fichas de cor azul devem ficar em um monte, viradas para baixo, no
meio da mesa;
-
Decide-se quem iniciará o jogo e a ordem das jogadas;
-
Dado o sinal de início do jogo, o primeiro jogador deve desvirar uma
ficha do monte e verificar quais, entre as suas fichas vermelhas, apresentam “a
palavra dentro da palavra” da ficha azul que foi desvirada;
-
Caso encontre um par o jogador deve baixá-lo sobre a mesa; se nenhuma de
suas fichas vermelhas tiver uma “palavra dentro da palavra” que foi desvirada,
ou o jogador não perceber o par, ela é colocada no final do monte e o jogo
continua;
-
Ganha o jogo quem se livrar das suas cartas primeiro, formando mais pares
de palavras.
Repertório
de palavras usadas no jogo:
Mamão
– Mão
Casa
– Asa
Lampião
– Pião
Luva
– Uva
Sacola
– Cola
Fivela
– Vela
Galho
– Alho
Sapato
– Pato
Galinha
– Linha
Tucano
– Cano
Repolho
– Olho
Soldado
– Dado
Professor,
esse jogo proporciona aos alunos analisar as partes que compõem as palavras.
Além de formar pares de palavras, os alunos terão oportunidade de pensar sobre
os sons que compõem as palavras e quais as semelhanças entre elas. O importante
não é somente o aluno memorizar as palavras que fazem parte de outras palavras,
mas, sim, que ele perceba qual a lógica usada no nosso sistema de escrita, por
meio de um processo de reflexão durante o jogo.
Como
as fichas azuis apresentam não só a figura, mas a escrita da palavra
correspondente a ela, os alunos podem perceber (e você, professor, pode
explorar) que, no geral, uma mesma sequência de sons corresponde a uma
sequência de letras.
A
partir do jogo, crie variações, considerando as hipóteses de escrita dos
alunos. Por exemplo:
Para
alunos em níveis de escrita mais avançados as fichas vermelhas poderiam ser
utilizadas para escrita de palavras com o alfabeto móvel, e o vencedor seria o
que escrevesse mais palavras que iniciassem com o mesmo som da figura.
Para
os alunos em níveis iniciais de escrita poderia ser proposto pensar sobre a
quantidade de segmentos sonoros das palavras das figuras.
Professora Sebastiana Diniz e seus alunos do 1ºano/2013 |
Fonte: Brasil. Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização: Palavra dentro da palavra. Brasília, 2009. p. 69-71-72-73.
Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM – CEEL. Kit
jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.
Parabéns! Continuem brilhando. Um abraço.
Gostaria de adquirir como faço
ResponderExcluirOlá. Boa noite professora Sebastiana! Meu nome é Vanderlei, tudo bem? Minha filha ganhou um jogo com o nome de (Mais uma). Mas não veio com as regras do jogo. Será que você pode me enviar? Desde já agradeço.
ResponderExcluirBoa tarde meu nome é Elaine e posso te enviar pelo email.
Excluircomo faço para adquirir esse material?
ResponderExcluirBoa tarde meu nome é Elaine posso te enviar pelo email.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia como faço para adiquirir o kit?
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