Aprendendo para a vida.
Professora: Marciana.
Turma: 2º ano / 3º Turno.
Professora Marciana e seus aluno / 2013. |
Objetivos didáticos:
- compreender que as palavras são
compostas por unidades sonoras;
- perceber que palavras
diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final;
- desenvolver a consciência
fonológica, por meio da exploração de rimas;
- comparar palavras quanto às
semelhanças sonoras.
Público-alvo:
Alunos em processo de
alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado
e sequência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das
palavras, desenvolvendo a consciência fonológica.
Sugestões de encaminhamento:
O professor deve ler, em voz
alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à
medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente
pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreender e
aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação
entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual:
instruções de jogos.
É interessante escolher um líder
do jogo que fará a distribuição das cartelas entre os participantes. Em
seguida, os alunos podem jogar sozinhos e o vencedor poderá fazer a
distribuição das cartelas para uma nova rodada do jogo. O vencedor também
poderá ser solicitado a realizar a conferência dos pares, em voz alta, junto
com o grupo.
É importante que, antes do início
do jogo, as palavras representadas pelos desenhos sejam faladas em voz alta.
Esse procedimento é importante, porque é possível que os alunos conheçam o
objeto representado por outro nome e, por isso, não consigam encontrar seus
pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos dúvidas
sobre o que elas estão, de fato, representando.
Dicas ao professor:
Esse jogo é muito interessante,
porque permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo
“pedaço” sonoro final (a rima). Como desdobramento, inicialmente, pode-se
solicitar aos alunos que pensem em outras palavras que rimam com os pares
encontrados. Pode-se, ainda, pedir que escrevam as palavras que rimam e
circulem as partes das palavras que possuem as mesmas letras (rimas).
Obs: Muito bem! Desejo a todos muito sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário