Manoel
Mayrink Neto.
Aprendendo para a vida.
Pacto/2013.
Jogos
de Alfabetização
Objetivos
didáticos:
- compreender que as palavras são compostas por unidades
sonoras que podemos pronunciar separadamente;
- comparar palavras quanto às semelhanças sonoras (nas
sílabas iniciais);
- perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras
iguais;
- identificar a sílaba como unidade fonológica;
- desenvolver a consciência fonológica, por meio da
exploração dos sons das sílabas iniciais das palavras (aliteração).
Público alvo:
Alunos em processo de alfabetização, sobretudo os que
precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora
e que é necessário refletir sobre as propriedades sonoras das palavras,
desenvolvendo consciência fonológica.
Sugestões de
encaminhamento:
O professor deve ler, em voz
alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à
medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente
pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário
compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma
melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este
gênero textual: instruções de jogos.
Ao iniciar o jogo, o professor
deve mostrar aos alunos que as fichas com as palavras estão dentro do saquinho
e que ele vai “gritar” cada palavra que for sorteada. Ao ler a palavra em voz
alta, pode-se dar um intervalo e relê-la, para que todos os alunos tenham
realmente tido acesso à informação e tenham tempo para compará-la às palavras
da cartela.
O jogo pode ser jogado
individualmente ou em
duplas. No caso da escolha pela organização em duplas, é
importante sugerir que eles conversem antes de marcar a palavra,
favorecendo-se, assim, a discussão entre os pares.
Dicas ao professor:
Este jogo leva o aluno a
observar que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes
sons podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial
no percurso de apropriação do SEA pelo aprendiz: o que notamos (representamos)
no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever,
precisamos centrar a atenção nos segmentos sonoros.
Um outro aspecto interessante
nesse jogo é que, como as cartelas apresentam não só as figuras, mas as
palavras correspondentes a elas, é possível que os alunos comecem a observar
que palavras que têm o mesmo “pedaço” inicial também apresentam as mesmas
letras no início. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos
sonoros (silábicos) iniciais das palavras, também são estimulados a refletir
sobre a sua forma escrita. O professor, que é o mediador da situação de jogo,
pode, utilizando as cartelas, chamar a atenção para esse aspecto, fazendo,
inclusive, atividades no quadro, após o jogo, refletindo sobre essas
semelhanças.
O professor pode fazer alguns
desdobramentos desse jogo, por meio de intervenções e atividades que
possibilitam a reflexão sobre as palavras estudadas. Inicialmente, quando o
aluno marcar uma palavra no jogo, poderá copiá-la e circular a sílaba que
inicia a palavra. Assim será feito para cada palavra da cartela. À medida que o
jogo for se desenrolando, o professor poderá chamar a atenção para as novas
palavras que forem surgindo e perguntar se algum aluno já encontrou, em sua
cartela, alguma palavra que começa com a sílaba inicial da palavra lida. Caso
isso tenha ocorrido, todos os alunos que tiverem copiado palavras com aquela
sílaba deverão escrever, logo abaixo, a nova palavra e destacar a sílaba
inicial.
Outro tipo de atividade que
poderá ser feito, à medida que o jogo se desenrola, é pedir para os alunos
citarem outras palavras que começam com aquela mesma sílaba. Estas deverão ser
anotadas pelo professor no quadro, formando uma lista de palavras. O professor,
ao final do jogo, deverá refletir sobre as partes semelhantes entre essas
palavras, chamando os alunos a identificarem a sílaba oral e sua
correspondência escrita, naquelas palavras.
Após jogar, o professor pode
organizar cruzadinhas e palavras com lacunas, faltando as sílabas iniciais. O
aluno deverá tentar preencher os espaços em branco corretamente.
Os alunos com hipótese
alfabética poderão avançar, aproveitando as cartelas usadas no jogo, para
produzirem mais palavras que começam com as sílabas em destaque (preto). Se a
atividade for fácil, poderá ser solicitado que eles produzam palavras que tenham a sílaba em destaque no
meio ou no fim das palavras produzidas.
Esclarecemos que as palavras
VASSOURA E JARRO possuem como sílaba oral inicial o [VA] e o [JA],
respectivamente. Não se deve confundir a sílaba oral dessas palavras com a sua
segmentação escrita; pois, nesse caso, por a sílaba seguinte iniciar-se com os
dígrafos SS e RR, convencionalizou-se que essas letras iguais são separadas.
Isso é um detalhe pouco importante para alunos que estão se alfabetizando.
Dessa forma, a palavra que possui a sílaba oral inicial correspondente a VASSOURA
é VARINHA e a que corresponde a JARRO é JAVALI.
Professora: Rosenilda alunos do 1ºano/2013. |
Meta do jogo:
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela,
marcando todas as figuras.
Jogadores: 2 a 15 jogadores ou duplas
Componentes:
- 15 cartelas com seis figuras (cada cartela) e as
palavras escritas correspondentes às figuras.
- 30 fichas com palavras escritas.
- Um saco para guardar as fichas de palavras.
Regras:
- Cada jogador ou dupla de jogadores recebe uma
cartela.
- A professora sorteia uma ficha do saco e lê a
palavra em voz alta.
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