domingo, 20 de março de 2016

Conceito de Pesquisa Educacional



Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida.

Disciplina: Pesquisa Educacional. Professora: Elaine

Conceito de Pesquisa Educacional:

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
A pesquisa nada mais é do que a curiosidade que temos sobre determinado tema
Muitos são os conceitos a respeito do que seja pesquisar. Nos dicionários, em livros de metodologia existem variadas explicações. Mas antes de procurar por um conceito nos livros, vamos fazer um exercício do pensar: buscar lá no nosso “arquivo interno” o que se sabe sobre pesquisa, o que já ouvimos falar, o que já lemos sobre isso. Em uma folha vá anotando tudo o que vem a mente, sem questionar, apenas escreva. Pronto! Agora, você tem o seu conceito sobre pesquisa!

A pesquisa nada mais é do que a curiosidade que temos sobre determinado tema, seja ele qual for. Esta curiosidade é instigada muitas vezes pela nossa percepção acerca de nossas vivências e experiências profissionais.

Quando pesquisamos, descobrimos, aprendemos e assim vamos construindo nosso conhecimento, por meio do aprendizado que a pesquisa oferece.

Pesquisar significa ir ao encontro de algo e nisso está implícito falar com as pessoas, muitas vezes ter que se deslocar de um lugar ao outro ou até de uma cidade a outra, sem falar nas inúmeras leituras que são feitas, pesquisas em bibliotecas, sites especializados, enfim, tudo para que nossa pesquisa seja concluída com êxito.

Vejamos dois conceitos sobre o que é pesquisa: para Gil (2009, p.17), “a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema”. Já para Mello (2006, p.14): “pesquisar exige organização, dedicação, disposição, disciplina, tempo e estudo”.

E, por falar em materiais de pesquisa, aqui vai uma dica:
Acostume-se a ter um bloco, que podemos chamar de “amigo do pesquisador”, onde são anotadas todas as bibliografias utilizadas. Para que serve, você deve estar se perguntando?

Serve para que nenhuma de nossas fontes de referências bibliográficas se perca no decorrer do trabalho, pois é muito comum, irmos pesquisando, aqui e ali e chega na hora de colocar as referências, ficamos atônitos procurando a fonte pesquisada e para todas as vezes que surgir uma ideia ou um exemplo. Para aquele aluno (a), que é bastante organizado, sugiro ainda que divida este bloco em capítulos, para melhor agilidade.

Para a realização da pesquisa é necessário coletar dados sobre o tema pesquisado e posteriormente fazer, o que chamamos de “tratamento dos dados coletados”, isto é, por intermédio de nossas leituras, experiências e hipóteses levantadas, formamos uma opinião sobre a pesquisa, que pode ou não ser ratificada.

Muitas vezes, descobrimos algo que nem se quer havíamos pensado que pudesse existir mesmo assim, o pesquisador necessitou investigar o tema escolhido para chegar a essa conclusão, portanto, mudou seu ponto de vista sobre o assunto de sua pesquisa. (MELLO, 2006)


A Escolha do Tema
Ponto de partida de todo o pesquisador, pois se não temos o assunto a ser pesquisado não teremos como iniciar o trabalho. É sempre recomendável que o aluno faça um “estudo observatório” sobre o tema a pesquisar. Verifique se não há pesquisas anteriores sobre o mesmo tema.

Dependendo do curso que o aluno está cursando (especialização, mestrado, doutorado), há algumas orientações sobre a pesquisa. De acordo com Mello (2006), “o tema de pesquisa de uma monografia de curso de especialização não requer ineditismo, entretanto, recomenda-se originalidade”.

No mestrado é elaborada uma dissertação. Para a ABNT (2005, p. 6), a dissertação é “documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem-delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações”. No doutorado, se elabora uma tese e a pesquisa oriunda dessa deve contribuir para o campo científico do pesquisador.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO.


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