MICOTTI;
M. C. O. Leitura e escrita: como aprender
com êxito por meio da pedagogia por projetos. São Paulo: Contexto, 2009.
A pedagogia por
projetos como alavanca para as aprendizagens - prefácio escrito por Josette Jolibert, para o
livro Leitura e Escrita: como aprender
com êxito por meio da pedagogia por projetos, de Maria Cecília de Oliveira
Micotti, Editora Contexto: São Paulo, 2009.
---------------------“Por
que” e “como” o Projeto Pedagógico é realizado?--------------------------
A
pedagogia por projetos apresenta-se como uma estratégia educativa global que
consiste em dar SENTIDO a todas as horas que os aprendizes passam na escola,
confiando neles e permitindo-lhes propor, decidir, gerenciar e avaliar os
projetos que correspondem aos seus desejos, às suas necessidades e aos recursos
materiais ou humanos disponíveis. (p.19)
É,
ao mesmo tempo, e indissociavelmente, a construção das competências de que eles
mesmos necessitam para executar estes projetos e que correspondem,
precisamente, às aprendizagens definidas pelos programas.
A
prática dessa pedagogia se inicia quando o professor pergunta: “o que nós vamos
fazer juntos neste ano?”mais tarde, o professor ou um aluno perguntará: “o que
nós iremos fazer este mês?” ou “O que faremos essa semana?” ou “O que faremos
juntos hoje?”
Trata-se
nada menos de:
-
mudar o status das crianças,
considerando-as capazes de se projetar no futuro imediato, de se propor,
argumentar, decidir, gerir e avaliar suas atividades escolares; e, para os
adultos, trata-se de transformar a representação que els, geralmente fazem das
potencialidades das crianças;
-
repensar o conceito de atividade,
distinguindo a tarefa de manter as crianças ocupadas com falsas motivações. É
necessário distinguir a atividade intelectual de uma simples tarefa para
executar.
-
analisar o conceito de aprendizagem;
são os próprios aprendizes que constroem suas aprendizagens, o que é feito com
a ajuda dos outros, isto é, graças às interações com seus pares e à mediação de
seus professores.
-
instaurar nas classes condições para uma verdadeira vida cooperativa, o que requer tempo para debates semanais,
reuniões regulares de conselhos cooperativos destinadas a avaliar os projetos e
as aprendizagens.
A
pedagogia de projetos condiz com a aprendizagem da leitura e da escrita porque
cria situações autenticas de comunicação com interlocutores verdadeiros, pois
todo projeto de ação implica;
-
comunicar-se oralmente: dialogando, discutindo, expondo, argumentando,
descrevendo, analisando, resumindo, sintetizando...
-
comunicar-se por escrito: lendo e escrevendo cartas, artigos de informação, fichas técnicas, cartazes, contos, poemas, adivinhas,
roteiros, relatórios...
-
relacionar-se com interlocutores: própria classe, escola, pais, outras escolas,
vizinhança, comunidade, país, região e até atingir o que as crianças chamam de
“vasto mundo”.
Assim,
aprende-se a ler e a escrever porque isto
é necessário para executar o projeto em andamento. E as atividades são
realizadas por prazer ou para resolver questões práticas.
Obs: Bônus oferecido pelo PNAIC/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário