TÍTULO DO TRABALHO: BATALHA DE
PALAVRAS
Relatando no Seminário/2013. |
Luzia Barbosa Campos
Apresentação
O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como principal objetivo nos
orientar e favorecer boas condições de ensino, proporcionando as crianças
acesso a materiais de qualidade que vão permitir a eles construir conhecimentos
que serão necessários para avançar em sua aprendizagem, pois é essencial que
cada um descubra o mundo da escrita e sinta prazer em fazer parte dele, pois
alfabetizar é ir além de ler de escrever.
E
através dos jogos e brincadeiras que os alunos que possui dificuldade de
concentração e de aprendizagem se tornam motivadas avançado cada um no seu
tempo.
Fundamentação
teórica
Os
jogos estão inseridos no nosso cotidiano e em toda parte da nossa vida desde o
nosso nascimento. Enfim sentimos melhores quando nos divertimos e nada melhor
que alfabetizar brincando. Gosto de trabalhar com jogos e o Pacto abordou muito
bem em seu caderno como utilizar o jogo despertando o gosto pela leitura. O
quadro de Direito de Aprendizagem contemplado neste relato Análise linguística:
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética: os eixos trabalhados – Segmentar
oralmente as sílabas e palavras quanto ao tamanho; Identificar semelhanças
sonoras em sílabas e rimas; reconhecer que as sílabas variam quanto às suas
composições; perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
ler,ajustando a pauta sonora ao escrito.Produção de textos escritos: eixos -
gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando
recursos coesivos para articular ideias e fatos. Oralidade: eixos - participar
de interações orais em sala de aula , questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Descrição das atividades e forma de
avaliação
A
atividade aqui relatada é com o jogo “Batalha de palavras.” Participantes –
todos os alunos.
Objetivo
– possibilitar o aluno na formação e descoberta de novas palavras. São 30
fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número de sílabas.
Ø Nessa
seleção foi levantado o conhecimento prévio dos alunos sobre formação de
palavras. Segmento oralmente as sílabas de palavras comparando - a quanto ao
tamanho.
Ø Identificar
a semelhança sonora em silabas, percebendo que as vogais estão presentes em
todas as silabas.
Ø Compreender
que as palavras são compostas por unidades sonoras menores.
As
fichas foram embaralhadas pelo professor e cada aluno escolhe uma ficha com o
desenho virado para baixo e deixa sobre sua carteira. Houve curiosidade para
saber qual desenho havia tirado, mas respeitassem até que todos pegaram suas
fichas. Assim que receberam as fichas com perguntas viraram suas fichas e cada
um observou sua figura e deram suas respostas. Fiquei feliz pelo silencio e
concentração de cada um. Depois que todos responderam cada um do seu jeito,
formei grupos e então eles comparam suas respostas, leram e descobriram que
havia palavras iguais do de figuras diferentes. Leram suas frases fizemos
ditado e ate brincamos de adivinha, o aluno pegava a figura e dizia que
iniciava ou terminava com tal letra. Meus alunos demonstraram grande interesse
pelos jogos de alfabetização. Toda semana já colocamos na rotina hora do jogo
com a Caixa do CEEL.
Jogo
como o manual didático me ensina depois elaboro outras regras com eles e junto
criamos outro jogo em cima do que é proposto no manual.
A
avaliação desta atividade foi constante e objetiva, pois pude constatar a
dificuldade de cada um e aqueles que dominam o conteúdo desenvolvendo com
desenvoltura sua capacidade de ler e escrever corretamente para que os colegas
descobrissem qual era a figura. Foi muito produtivo esse trabalho, pois pude
trabalhar a inicial e final do nome de cada figura. Alguns alunos descobriram
que algumas figuras tinham a silaba medial. A cada descoberta de palavras dos
alunos fui registrado no quadro, fizemos leitura das palavras e eles puderam
conferir a escrita das palavras corretamente.
Foi usado para esse trabalho: papel
contat, figuras, lápis, borracha e o quadro, folha de atividades contendo
algumas perguntas paras os alunos fazerem logo após o jogo do dia.
Avaliação dos resultados
Primeiro desenvolvi um trabalho
individual, pois o desenvolvimento desse jogo foi para estimular o raciocínio lógico,
a criatividade auxiliando – os a transformarem letras em palavra, adquirindo
novos conhecimentos, através da socialização entre eles.
É importante acompanhar o
desenvolvimento dos alunos para que eles possam construir maior consciência de
seu próprio processo de aprendizagem. A avaliação foi feita todo o tempo
observando cada dupla, a ficha, o ditado diagnostico sugerido pelo Pacto das palavras
e a frase após o jogo.
Considerações finais
Baseando
se no meu trabalho e no desempenho dos meus alunos, após iniciarmos o trabalho
com o Pacto na alfabetização na idade certa, presenciei grandes mudanças no
desempenho da turma. O livro didático esta sempre presente no cotidiano do
professor e alunos na sala de aula, pois ele fornece elementos essenciais na
pratica pedagógica. Não fico presa a um livro só, sempre busco informações
porque tudo está interligado e acontece atempo. É muito importante vivenciar
situações do dia a dia na sala de aula, pois as atividades devem ser
frequentemente diversificadas e prazerosas, pois através de uma atividade com
jogos a criança vai construindo o conhecimento de que na escrita há uma relação
entre letras e som, grafema e fonema. É importante a percepção fonológica na
escrita, pois a aquisição deste conhecimento vai ser transposta na construção
de novas palavras.
Referências bibliográficas
Ø SOUZA,Cássia
Garcia de Souza:Letramento e Alfabetização.
Ø SOUZA,
Cássia Garcia de Souza: Livro adotado – De olho no futuro
Ø VALADARES,Solange:Aprendizagem
divertida.
Ø BATITUCI,Graça:
Maneira Lúdica de Ensinar.
Ø PACTO:
Cadernos.
Ø CEEL:
Caixa de Jogos de alfabetização.
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