TÍTULO DO TRABALHO: A PIPA E A FLOR
Andréa
Auxiliadora Ribeiro de Albuquerque Gomes
Apresentação
Ler
e escrever com autonomia é o principal objetivo do Pacto Nacional Pela
alfabetização na Idade Certa. A
sequência didática é um recurso valioso no processo de alfabetização e,
atividades variadas e de forma interdisciplinar são recursos indispensáveis
nesse processo.
O
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem requer critérios que só serão
atingidos mediante atividades dinâmicas. No decorrer da sequência didática – A
pipa e a flor constatei várias situações positivas na alfabetização.
Fundamentação teórica
Atividades sequenciais é sem dúvida
um instrumento positivo no processo de aprendizagem. Através dela um mesmo
conteúdo pode ser revisado em diferentes aulas., de modo articulado , integrado
e criativo. A sequencia didática que
desenvolvi - A pipa e a flor atingiu vários eixos: leitura - relacionar textos
verbais e não-verbais, ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações,
localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas;
produção de textos escritos –planejar a escrita de textos considerando o
contexto de produção, organizar textos dividindo-o em tópicos e parágrafos,
pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor; oralidade – participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos da fala; análise lingüística – discursividade,
textualidade e normatividade –conhecer e fazer uso das grafias de palavras com
correspondências regulares diretas entre letras e fonemas(P,B, T, D, F, V);
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética – reconhecer e nomear as letras do
alfabeto, perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas, dominar
as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de
modo a escrever palavras e textos.
O livro A pipa e a flor de Rubem
Alves foi uma porta para o desenvolvimento intelectual dos meus alunos.No decorrer da leitura deleite eles se emocionaram. Uns se colocaram
no lugar da pipa, outros no lugar da flor.
Descrição das atividades e forma de
avaliação
- Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos a história a ser lido pelo professor. (leitura)
Apresentação da
capa do livro para as crianças. Leitura do título e alguns questionamentos
foram feitos:
·
Quem já ouviu falar dessa história?
·
Por que o título chama A pipa e a flor.
·
Vocês já leram outros livros desse autor?
- Compreender
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes
propósitos.
- Interpreta
frases e expressões em tos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro
leitor experiente.
·
O que significa as expressões: o que é pesado
puxa a gente para baixo (p.13); há olhos que agradam, acariciam a gente como se
fossem mãos. Outros dão medo, ameaçam, acusam. (p. 26,27); inveja é ficar
infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.(p.35);
ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a
gente esteja com ele (p.36).
·
Escrever o que o narrador cita a respeito da
inveja e do ciúme.
_ Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente.
·
Como foi as atitudes da pipa? E da flor?
- Ler em voz
alta, com fluência, em diferentes situações.
·
Divisão da turma em três grupos. Cada grupo leu
um dos finais da história.
- Relaciona
textos verbais e não-verbais, construindo sentidos.
·
Ilustrações feitas pelos alunos dos três finais
da história.
- Organiza o
texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos. (produção de textos escritos)
·
Enumeração dos parágrafos do texto A pipa e a
flor, circular o parágrafo que cita que a pipa ficou enfeitiçada pela flor e o
parágrafo que cita quando a pipa descobriu que não gostava tanto da flor, como
no início.
- Pontua textos,
favorecendo a compreensão do leitor.
·
Elaboração de diálogo coletivo – A pipa e a
flor.
- Produz textos
de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
·
Após ler os três finais da história escrever o
final que mais gostou, justificando sua
escolha.
·
- Produzir textos
de diferentes gêneros, atendendo a diferente finalidade, por meio da atividade
de um escriba.
·
Confecção de folder com mensagens tiradas do
livro e ilustração e apresentado e distribuído em reunião de pais.
- Participar de
interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo e respeitando os
turnos de fala. (oralidade)
·
Quem queria ser a pipa? Por quê? Quem queria ser a flor? Por quê?
·
Cada criança falou sobre alguns sentimentos que
tiveram em diversas situações. Quando ganhou um presente. Quando um irmãozinho
nasceu. Quando alguém de sua família faleceu.
- Conhecer a
ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros (Análise lingüística:
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética)
·
Listar os sentimentos que aparecem na história –
A pipa e a flor.
- Reconhecer e
nomear as letras do alfabeto e perceber que as vogais estão presentes em todas
as sílabas.
·
Completar com as letras que faltam o título da história – A pipa e a flor.
- Segmentar
oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
·
Separar sílabas das palavras, escrever o número
de letras e sílabas das palavras: flor, pipa, risonha, felicidade, alto,
injustiça.
- Segmentares
palavras em textos e identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos
textos produzidos, segundo convenções.
·
Circular
as palavras que aparecem em um
trecho do texto – a pipa e a flor e
transcreve-lo no espaço abaixo para
letra cursiva.
- Um trabalho
interdisciplinar foi realizado nas aulas de Ensino Religioso, Geometria,
Geografia e Ciências.
·
Ensino Religioso – Explorando sobre os
sentimentos que fazem bem e mal para as pessoas e registrando dentro de um
coração.
·
Geometria - Estudando linhas abertas e fechadas
simples e não simples – foram traçadas linhas unindo a pipa e a flor.
·
Geografia – Estudando pontos cardeais – para
onde o menino iria com a sua pipa.
·
Ciências – Estudando elementos naturais: o solo
e as plantas – Exposição de vários tipos de solos e estudo dos tipos de solo,
preparação de um espaço na escola para o plantio de flores. Os alunos afofaram
a terra, estercaram, contando com a ajuda de um funcionário da escola. Em
seguida houve o plantio de mudas de diferentes flores. A partir desse momento
estudamos as partes das plantas, a geminação de sementes.
Avaliação dos resultados
A escolha do livro A pipa e a flor,
a base da sequência didática que desenvolvi com a minha turma começou a dar
resultado positivo assim que terminei de contar a história. Os alunos se
envolveram, todos queriam pegar o livro para ler e ver as imagens discutia
entre eles à parte que mais gostou. Os alunos se mostraram motivados e
participaram ativamente das aulas, demonstrando interesses nas atividades
realizadas tanto individual como em grupo. Além das atividades realizadas
dentro da sala de aula, as aulas práticas como afofar a terra, estercar e plantar
muda de flores foi uma das melhores experiências que tive como professora.
Nessa prática pedagógica consegui o envolvimento de todos os alunos. Percebi que
a oralidade melhorou a leitura, a escrita e principalmente, a convivência dos
alunos.
Considerações finais
A realização desse trabalho
pedagógico – Sequência didática foi uma experiência positiva no processo ensino
aprendizagem. Já havia trabalhado outras sequências didáticas, mas não de forma
tão completa como essa. Através do curso Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa, revi vários conceitos sobre a minha prática pedagógica, dúvidas
sobre esclarecidas.
Sem dúvida alguma uma aula
planejada, com objetivos claros e bem definida é importante no processo de
aprendizagem. No decorrer dos encontros foram socializadas várias práticas
pedagógicas e trocas de experiências, desde modo, assumimos um compromisso
comum de alfabetizar as crianças.
Referências
ALVES, Rubem, A
pipa e a flor. Veruseditora. Rio de Janeiro-RJ/Campinas-SP, 2011.
escolavicentepallotti.blogspot.com/.../a-pipa-e-flor
No Seminário:
No Momento Cultural:
Atividades na sala de aula:
Escola
Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo
para a vida”
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa.
1 – Leitura Deleite –
A PIPA E A FLOR de Rubem Alves. |
Era uma vez uma pipa de cara risonha que
ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem
ela, deu sua linha para a flor segurar. A flor, então soltou a linha para a
pipa voar bem alto.
Mas a flor, aqui debaixo, percebeu que
estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando
com raiva . Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de
ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa.
Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa,
longe dela....
Tinha raiva quando via as pipas lá em
cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora.
-Se a pipa me amasse de verdade não
poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo...
E a inveja juntou-se ao ciúme.
Inveja é ficar infeliz vendo as coisas
bonitas e boas que os outros têm, e nós não.
Ciúme é a dor que dá quando a gente
imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele.
E a flor começou a ficar malvada.
Ficava emburrada quando a pipa chegava.
Exigia explicação de tudo.
E a pipa começou a ter medo de ficar
feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.
E a flor foi aos poucos, encurtando a
linha.
A pipa não mais podia voar.
Via, ali do baixinho, de sobre o quintal(
esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de
cima...E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da
flor, como no início.
Rubens Alves, A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d. 3ª edição.
2 – Identificar no texto: narrador, personagens.
3 - Responda com
base no texto:
a) O que a pipa
sentiu quando subiu bem alto?
b) Para a pipa,
o que era bom saber quando estava lá no alto
c) Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
4 - Complete as
frases com as palavras grifadas, de acordo com o texto:
ciúmes triste inveja raiva
a) A
flor percebeu que estava ficando
..........................................
b)
Ela estava também com
............................................................
c) E
teve.............................................................da pipa.
d) E
a inveja juntou-se ao
..........................................................
5) Complete as duas frases do texto
que mostram as razões de a flor ficar com tanta raiva da pipa:
a) Tinha raiva
......................................
b)Tinha raiva
.......................................
6) Copie do texto o que a flor
pensava quando a pipa estava longe dela
7) O que o narrador escreveu sobre:
a) A
inveja:
b) O ciúme:
8) Marque as frases com as
alternativas que caracterizam a flor e a pipa:
a) A flor começou a ficar
(
) bondosa
( ) malvada
9)Por que a pipa não podia mais
voar?
10) Qual foi o sentimento da pipa
em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?
11) O que você faria se estivesse
no lugar da flor?
12) Quem é o autor dessa história?
13) Quantos parágrafos há
no texto?
14 – Complete o título da história:
___ P____P_____ __
__ F L __R
15 – Passe para
letra cursiva:
- FLORZINHA ME FAZ VOAR.
E A FLORZINHA FEZ A PIPA VOAR.
A PIPA SUBIU BEM ALTO E SEU CORAÇÃO BATEU FELIZ. QUANDO SE
ESTÁ LÁ NO ALTO, É BOM SABER QUE TEM ALGUÉM ESPERANDO LÁ EMBAIXO.
16 – Circular as palavras do trecho do texto da história.
- Quantas palavras têm o texto?
- Retire do texto palavras com:
- duas letras:
- três letras:
·
quatro letras:
17 – Circule a sílaba mediana das
palavras abaixo:
CORAÇÃO – MALVADA - GOSTAVA
18 – Forme outras palavras com as
sílabas iniciais das palavras abaixo
PIPA -
CARA -
RISONHA -
19 – Separe as sílabas das
palavras, escreva quantas letras e quantas sílabas elas têm:
Flor -
Pipa -
Risonha -
Plantada -
Felicidade -
Alto -
Nós -
Injustiça –
20– Faça frases com as palavras:
a) pipa
b) flor
c) inveja
d) raiva
1 – Produção de texto:
O autor escreveu três jeitos para terminar a
história. Leia-os e em seguida faça a ilustração no seu caderno e não se
esqueça de fazer o reconto no caderno de produção de texto escrevendo o final
que você mais gostou.
Primeiro: A
pipa ficou tão triste que resolveu nunca mais voar.
- Não vou te
incomodar com meus risos flor, mas também não vou te dar a alegria do meu
sorriso.
E assim ficou,
amarrada junto à flor, mais longe dela do que nunca, porque seu coração estava
em sonhos de vôos e nos risos de outros tempos.
Segundo: A
flor , na verdade, era uma borboleta que uma bruxa má havia enfeitiçado e
condenado a permanecer fincada no chão. O feitiço só se quebraria no dia em que
ela fosse capaz de dizer não a inveja e ao ciúme, e se sentisse feliz com a
felicidade dos outros. E aconteceu que um dia, vendo a pipa voar, ela se
esqueceu de si mesma por um instante e ficou feliz ao ver a felicidade da pipa.
Quando isso aconteceu, o feitiço se quebrou e ela voou agora como borboleta,
para o alto, e as duas, pipa e borboleta, puderam brincar juntas.
Terceiro: A pipa percebeu que havia mais alegria na
liberdade de antigamente que nos abraços da flor. Porque aqueles eram abraços
que amarram. E assim, num dia de grande ventania, e se valendo de uma distração
da flor, arrebentou a linha e foi em busca de outra mão que ficasse feliz
vendo-a voar nas alturas...
Reconte o final da história – A pipa e a flor que você mais
gostou e escreva o porquê da sua escolha.
Sugestões
de atividades
Arte
Fazer dobraduras de flor
Confeccionar pipas
Ciências
Plantar mudinhas de flores
Analisar tipos de solos que são
bons para o plantio
Arte/ Geometria
As linhas podem ser abertas
simples e não simples fechadas simples e não simples.
1 – Desenhe uma linha simples e
uma não simples unindo a flor e a pipa em cada desenho.
2 – Agora, trace uma linha fechada simples e outra não
simples unindo a flor e a pipa.
Ensino Religioso
1- Elaboração de folder para reunião de pais com mensagens
do livro –
A pipa e a flor acompanhado de ilustração.
2 – Escreva dentro do coração sentimentos que não devemos ter.
3– Escreva dentro do coração sentimentos que devemos ter.
Atividade – Geografia
1- Fábio saiu de casa para soltar sua pipa. Ele mora no
sítio Vista Alegre. Veja o que mais ele fez e indique as direções que ele
seguiu.
a) Ele saiu de casa às 6 horas da
manhã e foi até as montanhas porque lá o vento é bom para soltar pipa. Ele
seguiu na direção _________.
b) Quando estava nas montanhas
Fábio resolveu ir para a cidade. Ele seguiu para na direção __________.
2 – Em relação a Fábio, escreva o nome do ponto cardeal
correspondente onde se encontra:
a) O sítio Vista
Alegre_______
b) As montanhas___________
c) A cachoeira
______________
d) A cidade ________________
Obs: A culminância esta em outro arquivo desse blog: Teatro: A Pipa e a Flor.
Outras bibliografias utilizadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário