Currículo- existem distintas concepções, vai depender de
como a educação é concebida historicamente.
Diferentes
fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem para que o currículo
venha a ser entendido como:
Conteúdos
serem ensinados;
Experiências
de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
Planos
pedagógicos elaborados pelos professores, escolares. Sistemas educacionais;
Os
processos de avaliação por meio de processos de ensino;
Os
processos de avaliação que terminaram por influir nos conteúdos e nos
procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Discussões
sobre currículo incorporam varias coisas.
Então
currículo é: Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento,
em meio a relação social e que se contribuem para a construção das identidades
dos estudantes.
Currículo oculto: Atitudes e valores transmitidos
que tem conseqüência e ate pode afirmar. Preocupação?
A
autora fala da obrigação dos profissionais em elaborar os currículos melhores.
Antes
– estudo voltou-se para o currículo e conhecimento.
Depois
– estudos currículo e cultura.
Por
que currículo e cultura?
Por
causa da organização da vida social, cada um pode diferente.
Cultura
é: Dinâmica e imprevisível.
Dotada
de pluralidade que acarreta confrontos e conflitos.
Tema central: Conhecimento Escolar.
A
escola precisa se preparar para socializar os conhecimentos escolares.
O
que entendemos por conhecimentos escolares?
Devem
ser: Conhecimentos Relevantes e significativos.
Relevância:
potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o
papel que devem ter na mudança do seu contexto imediatamente e da sociedade em
geral.
Qualidade:
fazer do aluno sujeito ativo na mudança do seu contexto.
Implica:
saberes disciplinares+saberes socialmente produzidos.
Conhecimento
Escolar: tem característica própria que distinguem de outras formar de
conhecimento.
Como
Surge? Através do conhecimento de referencias que sobre descontextualizarão e
recontextualização.
Existe
uma ruptura do que é de origem e do que escolar
Ex:
Investigação cientifica # Experiência cientifica Escolar
Existe
uma diferença entre o cotidiano e a escola.
Descontextualização:
é necessária, não dá para ensinar como ensinar como se PE na origem, mas não
totalmente, ela desfavorece a reflexão e apredizagem.
Livro
didático: precisa de novas formas de se trabalhar.
Informações
e Saberes: acesso: não linear-não gradativo.
Os
conhecimentos escolares são submetidos a rotinas que permitem sua avaliação.
EX:
ensinamos aquilo que podemos avaliar.
Conteúdos:
nem todas são avaliadas da mesma forma.
Realizações
de Poder: interferem na construção do conhecimento escolar-valorização da
disciplina cientifica, alguma tem propriedades-desvalorização de outras.
Cultura,
diversidade cultural e currículo.
Significados
Cultivo
de terra: floricultura, agricultura etc...
Mente
Humana? Mente humana cultiva (somente algumas indivíduos, grupos e classes
sociais) - algumas noções apresentam elevado padrão de cultura.
Desenvolvimento
de Pesquisas: comprometer-se com a pesquisa- o currículo deve ser um espaço
para pesquisa.
Posicionar-se
politicamente - problemas econômicos, culturais, ambientais, desconhecem as
fronteiras entre as nações ou classes sociais.
Sebastiana
Diniz do N. Mayrink.
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