Escola Municipal
Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a
vida!
Projeto como é Bom brincar!
Período de realização: (Fica a critério do professor)
Local: Na própria escola
Materiais Utilizados: Brinquedos, livros, revistas, sucatas.
Clientela envolvida: Professora: Vera Maria de Oliveira Gonçalves
Alunos do 1º ao 3º ano
SegundoVygotsk: É enorme a
influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança... é no brinquedo que
a criança aprende a agir numa esfera.
Justificativa:
Proporcionar as crianças momentos
de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois através da
brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo se apropria de conhecimentos
que ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
Brincar constitui-se, desta forma
em uma atividade interna das crianças, baseadas no desenvolvimento da
imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira.
Objetivos:
- Mostrar a importância do ato de brincar;
- Participar de situações de socialização;
- Valorizar as diferentes formas de brincar;
- Participar de variadas situações de comunicação oral;
- Respeitar a individualidade do colega e interagir com os outros;
- Usar a linguagem oral para conversar a brincar.
Etapas do projeto:
1.
Roda de conversa (Quais os brinquedos preferidos?);
2.
Listar os brinquedos em um cartaz.
3. Qual
brincadeira preferida?
4. Listar
as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
5. Pesquisar
junto com a família sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
6. Ler as pesquisas na sala de aula junto com as
crianças, selecionar algumas brincadeiras para brincarmos.
7. Propor
para as crianças desenharem alguns brinquedos;
8. Produção
de texto com vários títulos:
·
Meus brinquedos.
·
É hora de brincar!
·
Porque vamos brincar?
9. Exposição
dos trabalhos em classe.
10. Confecção
de um livro de brincadeiras no Portfólio.
Relatório:
A
importância de brincar:
Brincar é uma coisa muito seria. Toda criança deveria
poder brincar. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo,
se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se
encontra. Em alguns momentos ela vai reproduzir, em suas brincadeiras,
situações que presenciou em seu meio. Por exemplo, ela pode efetuar o seguinte
diálogo com sua boneca: Hoje
está frio, por isso você não pode tomar sorvete, Nana,nenê... A criança vai
repetir com seus brinquedos e amigos o modo pelo quais os adultos a tratam e
conversam com ela.
As
brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulos ao desenvolvimento
cognitivo, social e afetivo da criança. Também é uma forma de autoexpressão. O
faz de conta estimula a fantasia, a criatividade e dá possibilidades à criança
de construir símbolos, cenários, personagens únicos ou qualquer coisa que
desejar.
Benefícios de brincar:
·
Mantém laços culturais;
·
Elabora as relações de amizades e
sociabilidades;
·
Melhora as habilidades sensoriais e motoras;
·
Desenvolve a capacidade de lidar com as
frustrações;
·
Solicita à inteligência e desenvolve estratégias
de sabedoria;
·
Alivia tensões;
·
Desperta criatividade, autoconhecimento,
respeito às regras e às diferenças;
·
Desenvolve a capacidade de negociação de
negociação, administração de conflitos e solidariedade;
·
Incentiva o conhecimento de direito e deveres;
·
Estimula o empreendedorismo;
·
Oferece noções de trabalho em grupo e atuação
cooperativa.
Uma questão de
hábito ou necessidade?
Para a criança, brincar é viver. Esta é uma afirmativa
bastante usada e, certamente aceita. Poderíamos dizer que todos os adultos, com
maior ou menor intensidade, acreditam que as crianças não vivem sem seus
brinquedos.
Existem três pontos de vista:
- Sociológico;
- Filosófico;
- Psicológico;
- Criatividade;
- Psicoterapêutico.
Por que brincar?
Brincar é
essencial a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincando nos
reequilibramos, reciclamos nossas emoções nossa necessidade de conhecer e
reinventar.
Avaliação Pessoal da equipe envolvida.
Agora que eles já
acostumaram mãos à obra!
Um abraço carinhoso!
Verinha e Elaine.
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