Projeto Ler e Encantar
Escola municipal
Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para a vida”
Tema:
“Uma viagem à literatura infantil na
magia de Ana Maria Machado”
Professora:
Denise Ferreira de Souza
Público alvo: alunos do 3º ano
Período: 1 ano
Eixo : leitura, desenvolvimento da oralidade, e produção
escrita.
Objetivo: - Despertar
o prazer pela leitura;
-
Incentivar a leitura;
-
Aprimorar a escrita.
- desenvolver no aluno a facilidade de se
expressar entre os colegas e em público.
Roteiro de trabalho
“Nós, educadores, professores,
“brincantes”, temos meninos e meninas que dormem dentro de nossas almas e, às
vezes, acordam à noite e brincam com nossos sonhos. Viram uns de pernas para o
ar, põem uns em cima dos outros e batem palmas, sorrindo para os nossos sonhos.
Quando acordamos, ficamos cheios de ideias...” e foi com uma delas que pensei
em inventar a olimpíada literária: uma maneira de brincar, divertir e aprender,
tudo ao mesmo tempo.
A proposta, com a olimpíada, é
que os alunos possam trocar informações e conhecimentos que adquiriram durante
a leitura das obras literárias de Ana Maria Machado, de maneira saudável e
alegre.
Regulamento:
1 Os grupos serão formados pelos alunos do 3º
ano do Ensino Fundamental ;
2 A professora será a mediadora das atividades,
cabendo a ela preparar cada rodada de maneira bem lúdica e criativa;
3 Os grupos serão organizados em: grupo das
meninas e grupo dos meninos
4 Cada equipe deverá escolher um aluno do grupo,
para ser o representante e responder as questões em voz alta.
5
Cabe ao representante decidir
quem ira realizar as provas surpresas, que acontecerá antes de cada rodada;
6 A
elaboração das regras da olimpíada, deverá ser feita junto com as equipes;
7 A sala deverá ser preparada para as quatro
rodadas, separando assim, cada equipe;
8 Valor da pergunta e da tarefa:
Cada rodada terá 10 perguntas
sorteadas. Cada uma valendo 05 pontos; e uma tarefa surpresa, valendo 50
pontos;
9 Ganha o
total de pontos a equipe que responder corretamente e cumprir integralmente
a tarefa surpresa;
10 A
equipe que desobedecer as regras, poderá perder
05 pontos;
11 As
questões a serem sorteadas estarão em objetos diferenciados ou que tenham sido
citados no livro lido. Para a olimpíada preparei estes objetos: a maçã, a caixa
das flores, a lata redonda do coelho branco, a caixa do laço de fita.
12 As questões serão referentes aos livros e a
biografia de Ana Maria Machado.
13 Os pontos das equipes serão registrados em
cartaz.
Obs.: o objetivo da olimpíada não
é ter um único vencedor, mas fortalecer os laços, a união e o trabalho em
equipe.
Tarefas surpresas
1º rodada – Fôlego de lobo - os
alunos devem soprar um balão de ar até estourá-la. Inicia a rodada quem o
estourar primeiro.
2° rodada – Organizando os pares
- os alunos recebem um saquinho com 24 figuras de princesas e 24 figuras de
animais. Inicia a rodada quem montar os pares das figuras corretamente.
3º rodada – A ordem alfabética -
os alunos recebem kits com 04 cartazes cada um. Cada cartaz é um dos livros
lido pela turma. Eles devem organizar os nomes dos livros em ordem alfabética.
Inicia a rodada quem completar primeiro a tarefa.
4º rodada – Formando palavras - os
alunos recebem um saquinho com brinquedos. Cada brinquedo representa uma letra.
Eles devem formar o maior numero de palavras possíveis, no tempo estipulado,
registrando-as em cartaz ou no quadro. Para realizar esta tarefa serão necessários
dois alunos.
Anexos
1) Sugestões de perguntas para a olimpíada:
1º rodada
Objeto: A maçã
- Que animal o galo e a galinha adotou?
- Que nome a menina inventou para seu irmãozinho que iria nascer?
- De que é feita a mala que o cavalo leva para a vila?
- A vaca leva uma mala de lona para a vila. O que ela leva na mala?
- Com que animal se parecia à pele da menina bonita?
- Como eram os olhos e o cabelo da menina bonita?
- Em que mês Ana Maria Machado nasceu?
- Quais os dois jeitos de espiar, de olhar que Lucas costumava usar?
- Qual foi o terceiro livro lido pelo terceiro ano?
- Porque a menina parou de falar no livro Palavras, palavrinhas, palavrões?
- De que o coelho tomou banho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário