quarta-feira, 23 de junho de 2010

Olá pessoal! Tenho mais novidades. Depois de navegar, vou deixar para vocês a Apresentação sobre hipertexto foi super interessante e aprendi muitas coisas novas.
Vamos começar:

Atividade 2.1
Apresentação sobre hipertexto
Depois de navegar sobre hipertexto percebi que o hipertexto surgiu há algum tempo atrás e que com o auxilio da Internet e dos links as coisas melhoraram muito principalmente para o leitor,uma vez que a leitura não é linear posso dizer que o hipertexto nos liga a outro texto e as suas características estão inseridas no nosso dia a dia educacional como: velocidade, intertextualidade, precisão,dinamismo,interatividade,acessibilidade,estrutura em rede, transitoriedade, organização multilinear. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagem a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.

Atividade 2.2
Navegando em Hipertexto sobre Hipertexto.
Hipertexto:
É um mecanismo que inventaram para aumentar a velocidade da leitura e da recuperação.
A invenção de página individual, dos capítulos da abertura dos parágrafos, dos índices, das bibliografias e, enfim, de uma série de elementos gráficos e regras de composição permitiram que o processo de leitura fosse facilitado.
Apesar de esses mecanismos terem gerado um enorme impacto ainda permanece presa e uma imutável sequencia linear. Assim foi-se buscando soluções para estas limitações que escritores e autores de diversos campos do conhecimento começaram a propor dinâmicas alteráveis, multi-sequencias de organização da informação.
Desde1978 até = ou- 1996 a partir desses recursos, o que e observa é que o hipertexto passa a se tornar capaz de reproduzir de forma mimética a capacidade do cérebro da guardar e recuperar informações através de links:referencias acessáveis rápida e intuitivamente. Ele é uma forma de organização e informação e podem inclusive ser elaborados em meios impressos vários poetas tiveram a oportunidade de experimentar formas alternativas de organização da informação e dos caminhos de escrita e leitura.
Existem dois tipos básicos de hipertextos: os hipertextos exploratórios e os construtivos.
A internet pode ser considerada como o exemplo mais irônico de um hipertexto exploratório. Nesse tipo de hipertexto, vários conjuntos de informações são conectados em uma ampla cadeia de associações. Não é permitido ao usuário participar da construção e ou alteração de todos os nós da rede.
Hipertexto construtivo - cada usuário participa ativamente da construção do “texto”, do conjunto das informações dispostas. Pode ou não exibir uma hierarquia para a participação de cada usuário, bem como regras de participação.
Bons exemplos de hipertextos construtivos são os jogos virtuais, onde cada jogador participa da construção dos personagens e do ambiente da aventura. Também no campo da literatura florescem experiências hipertextuais construtivas onde, escritores e leigos se reúnem da elaboração de uma obra a muitas não, numa aventura literária.
Pierre Lévy em seu livro As tecnologias da inteligência propõe seus critérios para se caracterizar os hipertextos:
Princípio da metamorfose – é o processo de constante construção e renegociação de sentidos que se dá nos hipertextos. A estrutura criada pode até permanecer estável durante certo tempo, mas ele é sempre fruto de um trabalho em direção a uma estabilidade. Há uma demanda social pela metamorfose, há uma língua visual e um sistema de organização da informação, uma arquitetura de dados ainda em definição.
Princípio da heterogeneidade – os dados são qualitativos diferentes; não há uma padronização visual, o tipo de conexão que o leitor estabelece também passa por diversas razões como: critérios lógicos, afetivos, ocasionais, instintivos etc. Também as pessoas que interagem na internet, são de diferentes procedências. Indivíduos isolados e até grandes empresas.
Principio da multiplicidade e de encaixe das escalas - o hipertexto se organiza de forma factal. Cada nós ou conexão pode revelar toda uma rede de novos nós e conexões e cada novo nó pode apresentar um outro universo de conexões, e assim por diante.Pequenos eventos podem ter grandes efeitos a partir de uma rede sinérgica,sensível e desterritorializanda de correlação de informações feitas por usuários anônimos em todo o mundo.
Principio de exterioridade - não há uma unidade, nem um motor próprio na internet. Sua construção, definição e manutenção dependem de complexas e múltiplas interações, conexões entre pessoas e equipamentos.
Principio da topologia – nos hipertextos tudo funciona por proximidade, por vizinhança. O curso dos acontecimentos é uma questão topológica relacionada à construção de caminhos. “A rede não está no espaço, ela é o espaço.”
Principio da mobilidade dos centros – a cada conexão desenham-se de novos rios de leitura com novos centros, novas possibilidades. A idéia da necessidade de um centro fixo para a organização da leitura é transferida para a idéia de que o leitor é o centro, o seu interesse o seu tempo disponível, a sua cognição.
(textos de George P Landow).

Atividade 2.3
Apresentação sobre hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências especificas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Umas das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a Internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.

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