segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Aproveite essa ideia. Projeto: Despertando Valores Desenvolvido a 5 anos.

PROJETO DESPERTANDO VALORES Outubro de 2006
Em parceria com o TeleCentro:

Estabelecimento: TeleCentro
Público Alvo: Crianças e Adolescentes
Assistidas pelo Conselho Tutelar
Duração: 2 meses

Introdução ou Apresentação

A comunidade local está atendida, sem ônus, em parceria com as associações comunitárias e a sociedade em geral em um local público localizado na Praça Leopoldino Januário Pereira, nº158 - Urucânia MG CEP- 35380-000 equipado com 11 microcomputadores conectados à internet, além de outras tecnologias da informação e comunicação que possam vir a ser disponibilizadas no local além da grande parte da população encontra-se excluída do acesso às tecnologias aberto ao público de segunda a sexta das 7h ás 19h.
Cada família, cada instituição, cada comunidade tem valores próprios que a identificam e a distinguem. Esses valores são transmitidos através das gerações. Sendo assim as crianças e adolescentes assistidos pelo Conselho Tutelar serão convidados a fazerem parte deste elo onde procuraremos juntos diminuir os problemas existentes na sociedade em que os mesmos atuam.

Justificativa

O TeleCentro comunitário vai atender todo cidadão da comunidade local (Jatiboca, Cardosos) acima de 8 anos de idade, sem qualquer tipo de discriminação. Além do uso da internet, serão realizadas outras atividades educativas e similares.
Neste projeto enfocaremos os VALORES. Eles são o eixo que sustenta a vida e tanto a família como a escola e as demais instituições devem incorporar esses valores e alimentá-los permanentemente, envolvendo todo processo ensino-aprendizagem, buscando uma postura positiva onde os participantes poderão avaliar conscientemente seus atos e corrigi-los sem que o mesmo perceba.


Objetivo Geral

Propor que as diferenças sejam superadas para que as crianças e os adolescentes possam compartilhar mutuamente seus desejos e anseios tendo uma nova convivência.


Alguns Objetivos Específicos

 Identificar cada criança ou adolescente através de crachás
 Desenvolver atitudes de confiança e respeito por si mesmos pelos outros e pelo meio ambiente entendendo que respeito é um estado de consciência que nasce da população e do valor de todas as coisas.
 Perceber que a Paz nos ambiente e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenha.
 Desenvolver na criança e no adolescente o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo, entendendo o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos.
 Ajudar a criança e adolescente a perceber que na união é necessário compartilhar, concordando e realizando uma mesma tarefa para a felicidade de todos.
 Entender a importância da organização para a saúde física e mental e para uma relação harmônica com as pessoas e com a natureza.

Algumas Metas e Resultados

 Ampliação das oportunidades de comunicação e interação entre as crianças e os adolescentes, e com os adultos para a melhoria da capacidade de articulação de grupos e entidades locais.
 Ampliação do nível de conhecimento e informações sócio cultural das crianças e adolescentes assistidas pelo projeto.

 No final deste projeto as crianças e adolescentes saberão discernir seus direitos e deveres de acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Estratégias
(Atividades metodologias, meios, procedimentos)

 Apresentação da lista dos nomes das crianças pelo Conselho Tutelar
Entrega do Cadastro pessoal de cada criança assistida pelo Conselho Tutelar
 Visita das Conselheiras e da Coordenadora do Projeto nas residências das crianças e adolescentes.
 Reunião com os Pais ou Responsáveis pelas crianças
 Apresentação do termo de compromisso aos pais
 Conversa informal da Coordenadora do projeto com cada grupo de crianças e adolescentes.
 Teatro: TeleCentro - Uma nova Conquista II.

Acesso ao mundo interativo da internet.
Dinâmicas individuais, em dupla ou em grupo de acordo com os Temas propostos – Confiança, brandura, proteção, obediência, cooperação, Paz, amizade, agradecimentos, amor, união, responsabilidade, organização, respeito, etc...
Murais, slogan, frases, desenhos, músicas, paródias, teatros.
Pesquisas educativas e similares em microcomputadores ou biblioteca pública Municipal.
Digitação.
Jogos ativos, moderados e de relaxamento.
Passeio educativo – BPM - 11º Batalhão em Manhuaçu com PROERD (Palestras, drogas, álcool, apresentação da Banda de música e do Canil etc...)
Obs: Os assuntos que já foram abordados seguem detalhados em anexo.

Orçamento


 Veículo para transportar as crianças da Zona-Rural para o TeleCentro.
 Crachás com retrato das crianças.
 Veículo para transportar as crianças para a cidade de Manhuaçu
 Alimentação para 50 pessoas para essa viagem.
Camisas para crianças e adolescentes envolvidos no projeto


Cronograma

17 de Outubro de 2006  Reunião com o Conselho Tutelar, Comandante do Destacamento Militar, Representantes da Comunidade, Representante de Pais ou Responsáveis pelas crianças ou adolescentes, Secretária de Educação, Coordenador Técnico e Coordenador Pedagógico e Monitores do Tele Centro.

17 de Outubro a 26 de Outubro  Conselho Tutelar entregará os cadastros completos para a coordenadora do Projeto.

27 de Outubro a 08 de Novembro  Analises dos cadastros e visita da coordenadora do projeto nas Escolas onde os mesmos estudam.

30 e 31 de Outubro  Visita do Conselho Tutelar e da coordenadora do projeto aos pais ou responsáveis.

01 de Novembro  Reunião com os pais ou responsáveis das crianças.

09 de Novembro  Reunião com os Monitores do Tele Centro para a elaboração do Teatro – TeleCentro uma nova conquista II.

22 de Novembro Início das reuniões do Projeto Despertando Valores:

Palestristas – Elaine A. Maurício Neves

_ Wender M. Honorato

24 de Novembro Palestristas _Elaine A. Maurício Neves
_Sargento Leonardo Marques Mendes

29 de Novembro Palestristas _Marta Helena Giardini

_Elaine A. Maurício Neves

01 de Dezembro Palestrista - Conselheira Tutelar - Nilda Custódia da Conceição Martins
Participação das Conselheiras Tutelares (Joana D’ark, Regina, Maria Aux.,Helena )
06 de Dezembro Palestrista – Elaine A. Maurício Neves
Participação (Sandra, Andréia, Marta Helena, Rosane)
08 de Dezembro Palestrista - Elaine A. Mauricío Neves
Participação (Sandra, Andréia, Marta Helena, Rosane)
08 a 12 de Dezembro  Visita aos Lares para solicitarmos e recolhermos as autorizações dos pais ou responsáveis de cada criança ou adolescente para a viagem educativa em Manhuaçu.

13 de Dezembro  Visita Educativa ao 11° Batalhão da Policia Militar de Minas Gerais na Cidade de Manhuaçu.
15 de Dezembro Palestrista – Ronaldo Mateus Soares.


Avaliação

Permanente
Individual
Em grupo
Ao término do mês de Dezembro será feito uma avaliação com os pais ou responsáveis de cada criança ou adolescente assistidas pelo projeto.


Conselho tutelar de Urucânia –2006


Conselho Significa  Uma advertência ou aviso ou seja sugestão de como se deve agir.

Tutelar Significa  Defender os direitos dos menores, bem como representa-lo nos atos da vida, amparar e defende-lo.


ECA Significa Estatuto da Criança e do Adolecente.
Está baseado na Lei Federal 8069 90. Fundada pelo ex.presidente Fernando Collor, entrou em vigor no dia 13 de Julho de1990.

Obediência Vem de a palavra obedecer: que é estar sob ordem ou sob a autoridade de alguém. Obedecer é cumprir ordem.

Obs: Exemplifiquei com aspectos relacionados ao cotidiano de cada criança ou adolescente assistidos pelo Conselho Tutelar, sem citar o nome do menor.
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Conselheira Tutelar

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