sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Volta às aulas: Reunião Administrativa - 1/2/2012.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
"Aprendendo para a vida"

Secretária de Educação:
Marilda Ventura.

1º Turno:
Coordenadora:
Maria Tereza Cruz.
Equipe pedagógica:
• Elaine Auxiliadora Maurício Neves.
• Júlia Cecília Ventura.
3º Turno:
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos.
Equipe pedagógica:
• Maria Tereza Cruz.
• Aparecida Romagnoli.

A Secretária de Educação Marilda Ventura iniciou a reunião dando boas vindas a todos, explicou sua proposta de trabalho e seus objetivos apresentando sua equipe de liderança a todos os educadores presentes, depois passou a palavra para a coordenadora Maria Tereza que também deu boas vindas e em seguida convidou para cantarmos a música:

Como Uma Onda
(Lulu Santos)

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar.

Depois refletimos sobre a mesma. A seguir a coordenadora passou as orientações gerais. Explicando item por item. Logo após passou a palavra para a equipe pedagógica.
A equipe pedagógica juntamente com o corpo docente utilizou a seguinte pauta:

Reunião Pedagógica / Fevereiro – 2012.

Pauta:

Alguns lembretes:
1. Diário
2. Sala de Aula


Ambiente Alfabetizador


A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente alfabetizador. Este ambiente deverá ser construído à medida que o processo de alfabetização e letramento for acontecendo.
Seguem algumas sugestões que poderão ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar agradável, bonito e propício à alfabetização:

Para expor nas paredes das salas de aula:


• Os algarismos (quantidades);
• Alfabeto (quatro tipos de letras);
• Os nomes dos alunos (letras grandes);
• Calendário;
• Relógio (cada sala tem o seu)
• Termos das operações;
• Sílabas; Banco de Palavras (em estudo);
• Textos de diversos gêneros, como: Cantigas, parlendas, trava-línguas, letras de músicas, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos contos de fada;
• Outros, conforme necessidade.
Obs: Lembre-se sempre de estar renovando os textos expostos.

Para ter presentes na sala de aula:

• Cantinho de leitura: Processo: Hora da leitura
• Para professores do 1º ano e 2º ano - Processo: Hora de brincar uma vez no mês (Professora: Vera Gonçalves).
• Mural de Unidade de Estudo - Geografia/História/ Ciências. Ex: Você sabia que:
• Folheto de programação, manuais de instrução de eletrodomésticos, jornais, receitas, rótulos, receitas, bulas de remédios, sinopses, material do PNLD. (diversidades de textos);
• Caixa de material diversos para o trabalho com as ideias das 4 operações (pauzinhos, pedrinhas, etc.), material de contagem;
• Letras e livros diversos para o manuseio dos alunos:
• Material de apoio para os alunos, (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos);
• Outros conforme criatividade e a critério da Escola.
• Não se esqueça de estender este ambiente alfabetizador para toda a Escola, transformando o ambiente escolar em espaço de oportunidades de convivência com o texto escrito, seja informativo ou literário.

Atividades de Ensino – Sugestões de atividades:

A seguir, algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas pelo professor no processo de alfabetização:
• Exploração do material escrito exposto na sala e na Escola;
• Proposta de atos de leitura – leitura pelo professor, em bom tom de: contos/textos/bilhetes/poesias/ avisos/ receitas/ notícias/etc;
• Leitura pelo aluno seguindo com o dedinho;
• Exploração de imagens presentes na escola, na rua, nos jornais e nas revistas tais como: fotos, placas, sinalização, etiquetas, murais e outros;
• Cantar uma música seguindo a letra escrita, apontando e fazendo a correspondência;
• Produção coletiva (aos alunos ditam e a professora organiza as ideias e as registra no quadro – alunos copiam e ilustram);
• Escrita espontânea - fazendo confronto;
• Ditado – promovendo conflitos cognitivos;
• Cada semana um aluno poderá levar uma obra literária para casa, com a recomendação de ler com a família (Crie um processo aproveitando esse item);
• Frequência a Biblioteca da escola;
• Trabalho com texto fatiado para a reconstrução, para mudar a ordem dos fatos, entre outras atividades;
• Rimas/parlendas/letras de músicas;
• Trabalho com atividades propostas no Guia do Professor Alfabetizador;
Produção de textos:
Este é um campo muito rico de trabalho para você professor no processo de alfabetização. Com criatividade e estudo poderão ser realizadas inúmeras atividades.
• Os textos dos alunos sobre os temas sugeridos. Divulgue-os como incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado.

Para completar o seu trabalho você também deverá expor em sua sala de aula

1. Expor e conversar sobre o slogan da escola: Aprendendo para a vida!
2. Missão da turma;
3. Combinados;
4. Painel de monitoramento e Gráficos de acordo com a necessidade da turma;
5. Processos: fatos, leituras, gincana, etc;
6. Portfólio;
7. Exposição dos trabalhos realizados dentro dos projetos.


Para os Anos Iniciais (1ºe 2º ano), planejar uma aula recreativa por semana. Aproveite o conteúdo estudado. Esta aula será ministrada no pátio da escola. (depois entregaremos o cronograma)

O lúdico é algo imprescindível e obrigatório nos anos iniciais.

Continuaremos com os projetos:


1. Passe adiante – Fevereiro: Disciplina e Cooperação / Março: Paz e Respeito/ Abril: Paz e Benevolência/ Maio: Paz e Respeito/ Junho: Paz e Humildade/Julho: Paz/ Agosto: Paz e Generosidade/ Setembro: Paz e Gentileza/Outubro: Paz e Amor/Novembro: Paz e Acessibilidade/ Dezembro: Paz e Amizade. ( aproveite a coleção : Valores de A a Z)
2. Uma cultura de paz- em dupla (depois entregaremos o cronograma).
3. Festa Junina
4. Jogos Internos
5. Festival de Declamação e Dança
6. Feira Cultural
7. Ambiente/ Laboratório: eproinfo.
8. PIP- Programa de Intervenção Pedagógica / Toda escola pode fazer a diferença.
9. ECA na sala de aula.

Obs.: Avaliação Diagnostica:
Fevereiro:
Elaborada pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa);
Maio e Setembro: Elaborada pelo Pedagogo e corrigida pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa).

***************
Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

Reunião Pedagógica / Janeiro - 2012

Pauta:

Alguns lembretes:
3. Diário
4. Sala de Aula

Ambiente Dinâmico e Criativo:

A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente agradável. Este ambiente deverá ser construído à medida que vocês forem desenvolvendo o seu trabalho. Seguem algumas sugestões que poderão ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar agradável, bonito e envolvente:

Para expor nas paredes das salas de aula:


• Calendário;
• Relógio;
• Termo das Operações;
• Textos de diversos gêneros, como: Cantigas, parlendas, trava-línguas, letras de músicas, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos contos de fada;
• Outros, conforme necessidade.
Obs: Lembre-se sempre de estar renovando os textos expostos.

Para ter presentes na sala de aula:

• Cantinho de leitura: Processo: Hora da leitura;
• Mural de Unidade de Estudo - Geografia/História/ Ciências. Ex: Você sabia que:
• Folheto de programação, manuais de instrução de eletrodomésticos, jornais, receitas, rótulos, receitas, bulas de remédios, sinopses, material do PNLD. (diversidades de textos);
• Material de apoio para os alunos, (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos);
• Outros conforme criatividade e a critério da Escola.
Não se esqueça de expor para toda a Escola, transformando – a em um ambiente enriquecedor tais como: texto escrito, seja informativo ou literário, produções de textos e outros.

Atividades de Ensino – Sugestões de atividades:

A seguir, algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas pelo professor:
• Exploração do material escrito exposto na sala e na Escola;
• Proposta de atos de leitura – leitura pelo professor, em bom tom de: contos/textos/bilhetes/poesias/ avisos/ receitas/ notícias/etc;
• Exploração de imagens presentes na escola, na rua, nos jornais e nas revistas tais como: fotos, placas, sinalização, etiquetas, murais e outros;
• Produção individual e coletiva ( ao alunos ditam e a professora organiza as ideias e as registra no quadro – alunos copiam e ilustram);
• Ditado – promovendo conflitos cognitivos;
• Cada semana um aluno poderá levar uma obra literária para casa, com a recomendação de ler com a família (Crie um processo aproveitando esse item);
• Frequência a Biblioteca da escola;
• Trabalho com texto fatiado para a reconstrução, para mudar a ordem dos fatos, entre outras atividades;
• Rimas/parlendas/letras de músicas (explorando a leitura, mensagens e etc.);
• Consulte sempre os materiais de apoio do Ciclo Complementar.
Produção de textos:
• Este é um campo muito rico de trabalho para você professor nos Anos finais. Com criatividade e estudo poderão ser realizadas inúmeras atividades.

Para completar o seu trabalho você também deverá expor em sua sala de aula

1. Expor e conversar sobre o slogan da escola: Aprendendo para a vida!
2. Missão da turma;
3. Combinados;
4. Painel de monitoramento e Gráficos de acordo com a necessidade da turma;
5. Processos: fatos, leituras, gincana, etc;
6. Portfólio;
7. Exposição dos trabalhos realizados dentro dos projetos.

Continuaremos com os projetos:


10. Passe adiante – Fevereiro: Disciplina e Cooperação / Março: Paz e Respeito/ Abril: Paz e Benevolência/ Maio: Paz e Respeito/ Junho: Paz e Humildade/Julho: Paz/ Agosto: Paz e Generosidade/ Setembro: Paz e Gentileza/Outubro: Paz e Amor/Novembro: Paz e Acessibilidade/ Dezembro: Paz e Amizade. (aproveite a coleção: Valores de A a Z)
11. Uma cultura de paz- em dupla (depois entregaremos o cronograma).
12. Festa Junina
13. Jogos Internos
14. Festival de Declamação e Dança
15. Feira Cultural
16. Ambiente/ Laboratório: eproinfo.
17. PIP- Programa de Intervenção Pedagógica / Toda escola pode fazer a diferença.
18. ECA na sala de aula.

Obs.: Avaliação Diagnostica:
Fevereiro:
Elaborada pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa);
Maio e Setembro: Elaborada pelo Pedagogo e corrigida pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa).

Obs.:
• A seguir foi feito o planejamento de acordo com os anos iniciais e complementares.
• Todo esse desenvolvimento foi feito tanto no 1º turno quanto no 3º turno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário