sábado, 20 de outubro de 2012

Alunos do 9ºC no Mundo da Arte:


Escola Estadual Professor Manuel Rufino 
Educando para a vida! 

O que é Arte?

Certamente a palavra arte não é desconhecida para você pois já deve tê-la escutando diversas vezes e em diversas situações. Lembra das vezes que algum adulto olhava desconfiado para você e dizia: essa criança andou fazendo arte! No esporte falam que o Ronaldinho, joga futebol – arte. A medicina é a arte de curar e a panificação é a arte de fazer o pão. Se uma pessoa tem muitos amigos dizem que ele é bom na arte de fazer amizades.
Portanto, arte é o conjunto de conhecimento e técnicas para se praticar qualquer atividade humana.
Mas a arte que queremos abordar aqui é aquela que envolve pintar telas, esculpir em pedras, fazer teatro, cantar ou dançar e muito mais. São atividades humanas e como tal exigem conhecimentos e técnicas, não é mesmo?
Só que esta arte exige um pouco mais.
O artista precisa ser um inovador, criar e estar à frente do seu tempo, ter um estilo de mostrar como vê o homem e o mundo. Se emocionar e emocionar através de sua obra.
Mas a emoção que você sentir pode não ser a mesma do seu colega na carteira ao lado. Ele interpretou de maneira diferente da sua e aí está a grandeza da arte, pode ser vista de diversas maneiras.





Vários povos, várias culturas:

Os diferentes grupos de imigrantes trouxeram para o Brasil costumes, festas, músicas, literatura, danças, crenças entre outras manifestações.

Vamos conhecer alguns desses grupos de imigrantes com o 9º ano C

Portugueses

Um grande grupo chegou no final do século XIX e inicio do século XX.
A cozinha brasileira tem muita influência dos portugueses, como o modo de preparar os alimentos e os temperos usados.
Azulejos pintados e mosaicos feitos com pedras também são de origem portuguesa.
Mosaico: desenho formado com pedaços de pedras (ou outros materiais) de cores diferentes.

Italianos

            Chegaram em grande número a partir de 1870. Com eles aprendemos a comer massas e pizzas. Incorporamos diversas de suas palavras: bandolim, cantina, espaguete, tchau. Eles divulgaram o cultivo de uvas e a produção de vinho para o Brasil.

Espanhóis

Vieram em grande número desde o século XIX. A partir de 1930, muitos imigrantes espanhóis desembarcaram aqui para trabalhar nas cidades como sapateiros, carpinteiros e mecânicos. Com eles, adquirimos o hábito de comer grãos, como a ervilha e o grão de bico.

Alemães

Começaram a chegar a partir de 1824. Eles se estabeleceram principalmente no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina. A salsicha e outros tipos de frios foram introduzidos por eles nos hábitos alimentares brasileiros.

Japoneses

Começaram a chegar em 1908 para trabalhar no campo, principalmente nas lavouras de café. Com os japoneses aprendemos a comer broto de feijão e a usar molho de soja. Em suas chácaras, eles desenvolveram muitas variedades de verduras, legumes e frutas. Também trouxeram para o Brasil a arte do Origami (dobradura).

Árabes

Vieram principalmente do Líbano e da Síria, a partir de 1890. A maioria veio trabalhar no comércio. Eles estão presentes em todo o Brasil. Seus alimentos mais conhecidos são: esfirra, pão sírio, quibe.

Bibliografia:

* Livro de Historia: Aprender juntos – Raquel dos Santos Funari e Mônica Lungov;
* Livro Arte no cotidiano escolar – Solange Valadares e Célia Diniz (volume 4).

                                                                                                  Parabéns meus queridos alunos do 9ºC!
 Vocês provaram que tem habilidade e técnica. 
Vou sentir saudades dos momentos que passamos juntos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário