segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FEIRA CULTURAL/2012



SENHORAS E SENHORES DAREMOS INÍCIO AGORA A FEIRA CULTURAL/2012, DA NOSSA ESCOLA QUE ESTE ANO TEM COMO TEMA:

 O ESPÍRITO ARTÍSTICO INVADE A ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO   

Aprendendo para a vida! 

OUVINDO O HINO NACIONAL BRASILEIRO.

A arte é a linguagem da alma

Na Antiguidade, os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. Mas foi no século XVIII que as manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a eloquência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de "sétima arte".
1-       As apresentações foram:
Música encenada dos alunos do 1º ano – professora Rossélis.

2-       A poesia é uma das duas variantes da 6ª Arte (Literatura).
É considerada a expressão de sentimentos, pensamentos e dilemas do poeta em relação ao que o rodeia que utiliza como tema.
Poesia (Herdeiros do Futuro declamado por Kamilly)
 3º ano professora Lourdinha.

3-       A dança é trabalhada na escola como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal e Cultura Corporal de Movimento Humano. Dança região (Norte), Vânia Lima.
4-       Música encenada (cantigas de roda) com os alunos do 2º ano - professora Vânia Santos

Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde em clubes, academias e demais espaços de lazer.

5-       A poesia revela de forma escrita, uma reflexão,  a poesia não é uma linguagem comum. Cria um conjunto de sons que transmitem harmonia através de rimas, do ritmo e de várias figuras de estilo como a repetição, a metáfora e a personificação que são frequentemente utilizadas.
Os aluno da professora:  Luzia declamam– Luis Gustavo- A casa
Mireli – Amigos do peito
Vinícius – Namoro desmanchado
6- Música encenada-expressão corporal (do-ré-mi-fá) 3º ano professora Ziquinha

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

7-       Dança Funk – A noite chega alunos do 4º ano professora Rosinete


A música pop é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais, muitas vezes direcionada a uma audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções relativamente curtas e simples com o uso de inovações tecnológicas para produzir novas formas de composição em temas atuais.
alunos do 3º ano dançam a música pop / professora Raquel

Com a chegada dos portugueses em terras brasileiras também vieram seus costumes, sua religião, sua arte, sua dança e sua música que eram bem diferentes da dos índios e vieram os seus instrumentos musicais, o violão, cavaquinho, flauta, sanfona, viola, violino clarineta, violoncelo, contrabaixo, oficlide, o piano, as danças e os cantos tradicional luso que existem até hoje, se tornaram as cantigas de roda: “Boi,boi,boi,boi da cara preta...”.
8-       Alunos do 3º ano dançam a dança da região (Sul) Bate o pé – professora Claudinha.

9-       Na verdade, a arte pode ser encontrada em toda parte. Você necessita apenas olhar além de seu nariz e todo um universo , rebelde, subversivo e sobretudo corajoso irá cobrar de você uma resposta que envolve mais que um pensar crítico : a habilidade para articular reações emocionais. As alunas da professora Mar dublagem - empreguetes.
Todas as coisas têm seus mistérios e a poesia é o mistério que todas as coisas têm.

10-         Os alunos de Helena farão agora suas apresentações
Kysler – declama Urucânia
Zélia – A menina e as asas.
Um circo é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas.

11-  Os alunos da professora Fabrícia - apresentarão Poesia e Dança sobre o circo.
A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.

12-   Na educação física a dança é uma atividade física, como a ginástica, que visa promover não só o condicionamento físico, como também o bem estar psicológico e social, que é o propósito de atuação deste profissional. Os alunos da professora: Alessandra – Paródia (Vida de estudante)

13-   Silvana – Dança capoeira.

            AGRADECIMENTOS:
AGRADEÇO A PRESENÇA DE TODOS AQUI PRESENTES, EM ESPECIAL AOS NOSSOS ALUNOS QUE ABRILHANTARAM NOSSO EVENTO COM AS POESIAS E AS DANÇAS, AOS PROFESSORES QUE INCENTIVARAM E AJUDARAM NA PREPARAÇÃO DAS CRIANÇAS, AOS PAIS, À ALEXIA, ENFIM, A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A REALIZAÇÃO DESTE.

Obs: Não percam na próxima postagens as  fotos
 Enquanto isso tome um coffer!

Trabalhos expostos no painel:
1ºano: Pintura
2º ano: Desenho
3ºano: Origami
4ºano: Colagem
5ºano:Tangram e Mosaicos  
 
Até a próxima! Abraços! Elaine.






Nenhum comentário:

Postar um comentário