terça-feira, 26 de novembro de 2013

Currículo Conhecimento e Cultura:



Passei a entender currículo como a construção da idade adquira por meio de conhecimentos e experiências obtidas na escola, portanto é de vital importância refletir a inclusão e não a exclusão de grupos e pessoas através de ``preconceitos´´ e  do currículo oculto, o qual mensagens explícitas nas falas dos professores e nos livros didáticos ocasionado a  imposição, submissão, e opressão que acabam interferindo no aprendizado, assim sendo cabe ao professor verificar e analisar criticamente a sua pratica, uma vez que o currículo oculto pode oprimir grupos de estudantes por razões  ligadas a classe social, gênero, raça, e sexualidade. Desse modo o currículo deve ser laico a medida que compreenda a todos, além de ser espaço de  pesquisa e contínua análise.
As experiências vividas pelos educados também devem ser consideradas e contextualizadas no ambiente escolar, uma vez que a escola não é o único meio de ser obter conhecimento, então se  deve ter consciência de que  os alunos não são ``tábua rasa´´ a qual devemos encher de conteúdos, mas sim partir dos conhecimentos que eles já possuem, porém o conhecimento escolar possui características próprias que o diferencia de outras formas de conhecimentos significados e relevantes não ficando preso a método, deve sempre buscar novas estratégias que atenda, mas necessidades da turma. Através do conjunto de praticas vivenciadas por meio do currículo, circulam significados no espaço social, contribuindo para a construção de identidades sociais e culturas. Sendo a escola um espaço o qual diversas culturas convivem umas com as outras se faz necessário incluir diferentes manifestações culturais de modo a não privilegiar uma em detrimento da outra, ou seja, deve ser incluso ao currículo diferentes manifestações da Cultura popular, além da cultura erudita.


Tereza Barbosa Campos

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