segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Atividades de Ciências e Língua Portuguesa



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para a vida”

Sugestões de Atividades de Língua Portuguesa e Ciências: 
(Professora: Mary - 4º Ano)



1.      Leia o texto: Diálogo da terra com o ar. Autora: Clélia Márcia
(Se preciso leia várias vezes).

Antes da existência do homem, a Terra e o Ar começaram a ser muito amigos; 
cada um fazendo o que sabia para agradar o homem, que ia chegar ao planeta Terra.
O ar começou a movimentar - se e virou Brisa.
E a terra brincou com a Brisa:
- Eu estava quente, e agora você vem me esfriando.
Então a Terra mostrou à Brisa o que acontecia com ela, quando ficava quente.
- Sabe Brisa, com o calor do sol, da agua evaporam dos meus rios, mares, cachoeiras
 e sobe em forma de vapor, para formar as nuvens. Os homens não perceberam mais,
sentem o calor que o sol irradia em mim, depois que o vapor sobe, as nuvens ficam cheias
 de gotinhas e caem em forma de chuva...
A brisa interrompeu:
- Eu sei soprar em forma de vento e levar a areia das suas praias, formando montes,
em outros lugares. Esse montes tem o nome de dunas.
A Terra, muito segura disse à Brisa:
- Eu firmo as raízes das plantas no meu solo e o sol e a chuva me ajudam, para que
elas cresçam.
A brisa falou com a Terra:
- Eu posso me transformar em vento e te ajudar, espalhando as sementes para germinar. 
E ainda consigo fazer os pássaros se manterem no ar, transportando as sementes no bico
 ou agarradas em suas penas, que vão se espalhando pela terra e sendo cultivadas.
Sabe Terra, nós dois juntos formamos um par perfeito, porque somos uteis ao homem,
 aos animais e às plantas.Então, quando o Ar e a Terra notaram a sua importância
 ficaram felizes, porque viram que o homem começou a aproveitar o que eles podiam
oferecer-lhe. Tiveram a ideia de aproveitar o fogo do encontro de duas pedras, para
cozinhar os alimentos.E foram só surgindo grandes ideias como: o vento empurrando
 o barco, sustentando pipas no ar, movendo moinhos, sem fazer força alguma.
O homem pôde formar com a  água grandes quedas d’água, que vão trazer-lhe
 a iluminação, quando o sol for embora.E com a força do ar e da agua o home pôde
 aprimorar sua inteligência e criar grandes invenções, cada vez mais modernas.
2.      Agora é com você: Escreva um dialogo entre o Sol e a Terra.

 Obs: Nas próximas postagens teremos a continuação desta sugestão.
 Não deixe de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário