sábado, 19 de dezembro de 2015

TÍTULO: COMO NASCEM AS PLANTAS?

 Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida.

Numa aula sobre plantas, surgiu uma “chuva” de questões tais como: - Como aparecem as plantas? O que é a germinação? De que precisam para germinar? Demoram todas o mesmo tempo a crescer? As folhas são todas iguais? Daí surgiu à discussão e muitas hipóteses foram levantadas. Estava assim criada a situação que conduziu à necessidade de realizar uma atividade experimental para confirmar ou rejeitar essas hipóteses.

Objetivos:
Despertar a curiosidade pelo que nos rodeia
Desenvolver a capacidade de raciocínio
Experimentar
Aprender a observar
Desenvolver uma atitude crítica
Perceber quais os fatores que influenciam a germinação das sementes e o crescimento das plantas.

Partimos para a experiência, fizemos a lista do material necessário, viram o que faltava, estudamos o espaço existente na escola e socorreram da família para arranjar o material e sementes de alpiste, levando em consideração que crianças não devem manusear materiais que possam perfurar o dedo ou outras partes do corpo.
A turma foi dividida em grupo para a confecção da carinha de boneco que fizeram nos vasinhos. Em seguida, escolheram um colega do grupo para encher o vaso com terra e coloca sobre ela uma camada de alpiste.
Em outro momento, identificamos o vaso com o nome do pessoal do grupo e os colocamos em um ambiente as escolas que recebessem água e luz solar.
Foram observando diariamente e efetuando registros. 













Sempre que necessário regavam as sementes.
Começaram por estranhar o fato de germinarem primeiro os que estavam mais próximos da janela e as hipóteses apontadas fora: Devido ao calor do sol e a água que receberam diariamente as sementes germinarem bem e cresceram bastante. Estranharam o fato de não ser germinado os vasos que ficaram mais distantes da janela sem a luz do sol, não havendo quase nada a registrar.
Ao final de 15 dias, observamos que os vasos que não receberam luz solar, apenas a água, não germinaram e as sementes apodreceram. Confirmaram ainda que o tempo de germinação das sementes não é igual para todas as plantas, nem o seu crescimento e as folhas são diferentes de plantas para plantas.



As atividades desenvolvidas decorreram de uma forma bastante satisfatória e tiraram-se conclusões que me surpreendeu, trabalharam em grupos com muito interesse, empenho e respeito embora com algum barulho.


Em Língua Portuguesa iniciamos as nossas atividades com uma história: A história do “João e da semente de maça”.
Através de imagens contamos a história pelo que foram surgindo nas crianças varias questões:
_Será que as maças têm sementes como as da história?
_ A semente faz crescer uma árvore com frutas?
_ O que precisa a semente para crescer?
Essa historia elaborada por mim foi um convite para entrar no maravilhoso mundo das descobertas, registrando, suas opiniões, seus sentimentos e suas reflexões.Após esses momentos apresentei a proposta de representarmos a história, foi socializada a ideia de apresentar para toda a escola, num momento festivo. As crianças empolgadas assumiram seus respectivos papeis na construção e na estimulação da sua imaginação.
Com o objetivo de contribuir para a ampliação dos recursos e ampliar os conhecimentos sobre a Matemática trabalhando gráficos, desenhamos e medimos a germinação das sementes, utilizando o método cientifico.Para dar continuidade as atividades em Matemática além de medir e desenhar sugeri que poderíamos trabalhar o calendário através do quadro de anotações que era feito em dias alternações na semana.

 Podemos afirmar, assim, que na dinâmica dessas atividades foi possível perceber uma atividade social. Por meio dessas experiências, cada criança mostra ser capaz de tirar suas próprias conclusões, suas hipóteses enfim, vivenciando o fazer, criando asas para a sua imaginação.
Para organização dos conhecimentos foram feitos as principais abordagens do tema na valorização e exploração dos conhecimentos prévios dos alunos buscando a reflexão e a fixação dos conhecimentos adquiridos.
Para que as etapas da metodologia cientifica fossem vivenciadas, reuni os alunos e pedi que elaborassem perguntas e hipóteses sobre o experimento levando-os a confrontar as resultados e as hipóteses, possibilitando-os desenvolver a habilidade de escutar, compreender e respeitar o que o outro diz. (Experimentação, conclusão e avaliação).

Concluídas as atividades contamos com a interação conjunta do PNAIC que contribuiu no acompanhamento diário da pratica pedagógica e no fornecimento do material necessário, assegurando assim o sucesso da realização das atividades relacionadas ao projeto.
Referencias:
·       Fonseca _ Marcia _ Coleção hoje é dia de Ciências.
·       Brockelmann Helena Rita _ Organizadora: Editora Moderna.

Um abraço bem apertado para todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário