sábado, 23 de abril de 2016

Planejamento Fundamento da Didática - 1º Período



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MANUEL RUFINO
EDUCANDO PARA A VIDA.

SUPERVISORA: MARIA JOSÉ ALVES COSTA SOUZA.
PROFESSORA: ELAINE AUXILIADORA MAURÍCIO NEVES.

CURSO: NORMAL EM NÍVEL MÉDIO 
 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL 
ANO: 2016.
TURNO: NOTURNO.

PLANEJAMENTO: 1º PERÍODO/ 2016.

ÁREA: CONHECIMENTOS DOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM
UNIDADE DE ESTUDO: FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA
OBJETIVOS:
* Caracterizar a Didática a partir de sua inserção no contexto de práticas pedagógicas e de propostas de ensino-aprendizagem;
* Justificar o papel da Didática na formação docente;
*  Conhecer os fundamentos que embasam as teorias e as metodologias em educação infantil, proporcionando entendimento sobre o processo de construção curricular;
*  Possibilitar a reflexão dos alunos e a construção de suas identidades com os professores, problematizando a produção da pesquisa na didática diante da realidade da pesquisa nas escolas, procurando desenvolver nos alunos uma atitude investigativa;
*  Propiciar ao professor a oportunidade de exercer a docência ao mesmo tempo em que reflete sobre ela;
* Identificar o planejamento como um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto escolar;
*Reconhecer que os objetivos educacionais são uma exigência indispensável ao trabalho docente e requerem um posicionamento ativo do professor em sua explicitação, seja no planejamento escolar seja no desenvolvimento das aulas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 
1º PERÍODO


       I.          Conceito de Didática
     II.          Prática educativa e sociedade
   III.          Evolução histórica da Didática
  IV.          A Didática e a formação profissional do professor
    V.          Tendências pedagógicas do Brasil e a Didática
  VI.          Identidade do professor e os saberes da docência:
*A experiência;
*  O conhecimento;
*  Os saberes pedagógicos.
VII.          A Educação Infantil na LDB
*  Diretrizes e Referencial Curricular para Educação Infantil – Matriz Curricular.
VIII.          Relação aprendizagem-ensino
  IX.          Formação docente
    X.          O trabalho docente



Nenhum comentário:

Postar um comentário