terça-feira, 31 de maio de 2016

Método Científico:


Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida.
Curso: Normal ( Educação Infantil) 

O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequencia, lógica e organizada, para estudar os fenômenos. As principais etapas do método científico seguidas pela maioria dos cientistas do mundo são:
Vejamos em que consiste basicamente cada uma delas:

  •  Observação: Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado pela curiosidade e pela necessidade a buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer. Assim, a partir da observação, que pode ser a olho nu ou com a utilização de instrumentos, como o microscópio, o cientista começa a formular questões.

Por exemplo, observa-se que a maioria das folhas é verde. Então, a seguinte questão poderia ser levantada: Por que as folhas são verdes?  

  •   Hipótese: Na tentativa de responder à questão ou às questões levantadas, o cientista passa a tentar dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado. Essa é a hipótese, ou seja, afirmações prévias para explicar os fenômenos.

Por exemplo, para responder à pergunta Por que as folhas são verdes? O cientista poderia levantar a seguinte hipótese: Alguma substância está presente em todas as folhas verdes e é responsável por lhes conferir essa cor.

  •  Experiências: Para verificar que a hipótese levantada é realmente verdadeira, o cientista ou a equipe de cientistas realiza vários experimentos controlados, cujos dados são medidos cuidadosamente e anotados. As experiências podem confirmar a hipótese ou mostrar que ela não é verdadeira e deve ser descartada. Assim, outra hipótese poderá ser levantada e outros experimentos serão realizados.

Com os avanços tecnológicos, atualmente existem muitos aparelhos que tornam essas experiências mais precisas e confiáveis.
Por exemplo, para comprovar a hipótese de que alguma substância confere a cor verde às folhas, poderiam ser realizados experimentos para isolar alguns compostos presentes em todas as folhas verdes e verificar se alguma dessas substâncias não estaria presente nas folhas que são de outras cores.

  •   Lei: Depois de analisar cuidadosamente os resultados obtidos com os experimentos, o cientista tira algumas conclusões. Se comprovar que determinado fenômeno repete-se após certo número de experiências, ele pode formular uma lei. Isso significa que ele descreverá os eventos que ocorrem de modo uniforme e invariável, mas não explicará por que eles ocorrem.

Por exemplo, o cientista pode formular a seguinte lei: Todas as folhas verdes possuem a substância clorofila.


  • Teoria: É a explicação para a lei. A teoria explica não só a questão levantada no início, mas também todas as que surgiram durante as experiências e até mesmo prevê possíveis situações relacionadas.

Por exemplo, uma teoria seria: O tom esverdeado das folhas ocorre porque elas produzem grande quantidade do pigmento clorofila. A estrutura da clorofila possui o íon Mn2+, que é o responsável pela cor verde, pois ele absorve bem os comprimentos de ondas das cores vermelha laranja, azul e violeta, mas reflete grande parte da luz verde, que é a cor que nós enxergamos.
Mais explicações sobre as cores das folhas podem ser encontradas no texto: Por que as folhas mudam de cor?
Veja agora uma ilustração que mostra as etapas do método científico em sequência:


 

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