sábado, 15 de setembro de 2018

Roteiro de Estágio: Curso Normal em nível Médio.



Obs: Deixo aqui para quem quiser aproveitar esse roteiro. Só peço que coloquem o endereço do meu blog por favor caso utilize.Obrigada. 

Tarefa 1 – Tendo como base o livro “Pedagogia da Autonomia”, do autor Paulo Freire, que será utilizado para dar sustentação teórica ao estágio e posse dos conteúdos do livro, as alunas farão um resumo de cada capítulo e também deverá sumariar criticamente os mesmos.

Tarefa 2 – Leia o texto “Livro Didático bem ou mal” – GASTELOIS, Maria Magdalena Lana e responda:
- O ensino moderno tem questionado muito a postura diante deste tema, Como você vê esta lógica? Deve ser usado como ponto de partida? Deve ser seguindo no todo?
Elabora um texto onde você ira colocar suas referências, incluindo o positivismo e o negativismo do mesmo.

Tarefa 3 – Leitura dos livros:
a)      Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. (volume 1 – Introdução).
b)      Uma professora Muito Maluquinha. (Ziraldo).
Obs: Elaborar uma crítica de cada livro citado envolvendo pareceres de todos os capítulos.

Tarefa 4 – Sabemos que o ensino tradicional não é o ideal para a sociedade em que vivemos. Afinal este ensino é dominador, autoritário, fechado, etc... Portanto qual é a Escola que precisamos construir para contradizer essa linha que vem sendo muito discutida?
“Redija um texto vinculado ao tema.”

Tarefa 5 – Tomar conhecimento do Trabalho de um:
a)      Supervisor escolar da Educação Infantil.
b)      Professor x Aluno.
Comprovar através de termo de visita da escola onde foi realizado o estágio e elaborar um relatório.

Tarefa 6 – Durante o estágio você pode observar o relacionamento entre:
a)      Professor x Supervisor.
b)      Professor x Professor.
c)      Aluno x  Professor.
d)     Aluno x  Aluno.
Portanto deverá ser anexada à pasta de Estágio, uma crítica de cada relacionamento observado.

Tarefa 7 –
·         Cite e explique as características fundamentais que um professor da Educação Infantil deve ter retido no seu consciente para a execução do ato profissional, embasando – se nos conteúdos existentes no curso normal.
·         Crie um slogan dentro desta postura.

Tarefa 8 – Ler o texto a seguir copie as perguntas e faça uma síntese das respostas, registrando-as:
a)      As quatorze dúvidas dos educadores sobre direitos de aprendizagem e conteúdos para todas as escolas, em discussão no MEC.

Tarefa 9 – Análise Crítica dos textos:

a)      O que é indisciplina? (Beatriz Vichessi).
b)      Indisciplina como se resolve? (Anderson Moço).
c)      Adoção e educação Infantil. (Artigo: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira e Ana Cecília Chaguri).
d)     As fases da vida e os pilares da educação. (*UNESCO).
e)      Só aprende quem tem fome. (Rubem Alves).
f)       A escola que morreu X A escola que queremos. (UNESCO).

*Unesco é a sigla para Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura. Foi fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A Unesco colabora para a formação de professores e contribui para a construção de escolas e à doação de equipamento necessário para o seu funcionamento, além de promover atividades culturais para as comunidades valorizarem seu patrimônio cultural através da preservação das entidades culturais e tradições, assim como a promoção dos livros e a leitura.

Tarefa 10 – De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Elaborar um plano de aula dentro dos referidos Eixos da Matriz Curricular e suas disciplinas.

Tarefa 11 – Análise crítica do livro didático.

Tarefa 12 – Análise crítica do diário.

Tarefa 13 – Análise crítica do Regimento da Educação infantil.

Tarefa 14 – Análise crítica do Projeto Político Pedagógico.


Observação: Para a conclusão da pasta do estágio deverão conter ainda as seguintes atividades.
®    Auto – avaliação
®    Conclusão final
®    Avaliação do regente de classe em relação ao educando.
®    Atestado, com a assinatura e carimbo do diretor, supervisor e professor.
®    Plano de aula e avaliação da mesma feita pelas alunas e professora de estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário