quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atividade 3.7

Execução do Planejamento:

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto - Urucânia /2010
Aprendendo para a vida!
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos
Professora Regente: Ana Rita de Albuquerque Pataro
Participação: Maria Tereza Silva Cruz (supervisora pedagógica)
1ºano / 3º turno
Professora Responsável pela execução da aula:
Elaine Auxiliadora Mauricio Neves e Ana Rita de Albuquerque Pataro.
Tema: Como trabalhar Figuras Planas com crianças,utilizando dobraduras e o movimento do corpo.
Ficha Técnica:
Estrutura Curricular
Ensino Fundamental: Séries Iniciais/ Matemática/ Geometria: Espaço e Forma / Língua Portuguesa/ Artes/Ciência: Movimento do corpo.
Objetivos:
• Auxiliar na elaboração do raciocínio, passando gradativamente do concreto para o abstrato;
• Organizar o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho;
• Realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação;
• Utilizar os quatro atributos ao mesmo tempo, exigindo maior abstração e raciocínio lógico no desenvolvimento das atividades;
• Desenvolver a criatividade através do lúdico estimulando o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
• Interagir com o colega de maneira cooperativa respeitando o modo de pensar do colega e aprender com eles.
• Ler para aprender e por prazer.
• Desenvolver a coordenação motora.

Etapas da atividade
1º Colocar as carteiras no fundo da sala de aula, deixando um espaço para que os alunos possam desenvolver as atividades.
2º Pedir que todos façam um círculo e espalhar os blocos lógicos no chão e deixar que cada um brinque em um determinado tempo.
3º Em seguida, deixar que eles escolham 1 peça apenas apresentar a música e cantar com eles orientando-os: Que de acordo com a peça que pegarem deverão ir até o centro, dançando e cantando. (Colocar a música)
4º Perguntar se gostaram da atividade. E fazer o positivo (gostou) e delta (precisa melhorar)
5º Entregar o texto: (para cada aluno)

Um bebê em forma de gente
(Ziraldo)

O bebê maluquinho já sabe desenhar.
E descobriu que seu chapéu tem a forma de um triângulo.
Com um quadrado dá para fazer uma casinha.
Com dois triângulos da para fazer uma pipa.
Com dois retângulos se faz um carrinho.
Com um circulo amarelo se faz um sol.
Metade do circulo vira um guarda – chuva.
E o oval tem a forma de um balão.
A arte só acabou quando a tinta derramou.

6º Fazer a leitura em conjunto com a turma;
7º Entregar o caderno de artes. Explicar que o texto será trabalhado frase por frase:

1ª frase – O bebê maluquinho já sabe desenhar. Então vamos desenhar o bebê?
2ª frase – E descobriu que seu chapéu tem a forma de um triângulo. (Entregar o triângulo cortado no papel fantasia para que eles possam continuar.)
3ª frase - Com um quadrado dá para fazer uma casinha. (Entregar o quadrado.)
4ª frase - Com dois triângulos dá para fazer uma pipa.
(Entregar os dois triângulos)
5ª frase - Com dois retângulos se faz um carrinho. (Entregar os dois retângulos)
6ª frase - Com um círculo amarelo se faz um sol. (Entregar o círculo amarelo)
7ª frase - Metade do círculo vira um guarda – chuva. (Entregar a metade do círculo)
8ª frase - E o oval tem a forma de um balão. (Entregar a figura oval)
9ª frase - A arte só acabou quando a tinta derramou. (Entregar um pedacinho de papel para representar a tinta que derramou.).

8º Pedir que eles abram o livro de Matemática - Pode Contar Comigo - Alfabetização Matemática - Autores: José Roberto Bonjorno, Regina Azenha e Tânia Gusmão - 1º ano _ Unidade 9 - Geometria.nas páginas 140, 141,142 e resolvam as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário