quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atividade 4.4

Currículo, Projetos e Tecnologia.
Esse é o meu relato. Ok Pessoal!
Se usarmos computadores e Internet nas atividades curriculares, tudo será diferente das aulas que ministramos no passado.
Há mudança será clara. Como diz o autor Nelson Pillet: Só há aprendizagem se houver mudança de comportamento. E nós estamos tendo a maior oportunidade de mudar o nosso comportamento. E acreditando nisto os nossos alunos terão sucesso! Claro que vamos precisar distribuir o nosso tempo, se quisermos criar novas estratégias que possibilitem a aprendizagem de nossos alunos.
A tecnologia já faz parte da nossa vida, então não podemos fugir e sim ir ao encontro dela.

Atividade 4.3

Subtema: Contribuições das Tecnologias

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
Tema: Brinquedos, brincadeiras.
Ano: 3º Turno: 3º
A professora regente: Vera Maria de Oliveira Gonçalves, havia desenvolvido no mês de Agosto aproveitando o folclore um projeto bem interessante: Brinquedos, brincadeiras e a importância de brincar.
Aproveitei a oportunidade para recordar o assunto uma vez que nossos alunos perderam o verdadeiro sentido do que é brincar.
Primeiro dentro da sala de aula perguntei o porquê do gráfico exposto na sala, então conversamos sobre os resultados do mesmo.
Em seguida levei os alunos para o pátio, coloquei um CD com músicas infantis (coletânea feita pela coordenadora do 3º turno Lilia Beatriz Campos) e começamos a brincar de amarelinha, chicotinho queimado, cantiga de roda, pega-pega.
Depois dentro da sala de aula para tarefa entreguei uma entrevista para eles fazerem com o pai ou uma pessoa responsável:

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
Brinquedos, brincadeiras e a importância de brincar.
Nome do Entrevistado: ___________________________________
Idade: _______________Grau de parentesco: _______________________________________
Qual a brincadeira que você brincava quando era criança: ________________________________________________
Já existia computador nesta época. Se existia você brincava com algum jogo? Qual?_______________________________________________________________
Você acha que as crianças de hoje brincam mais do que as de antes? Por quê?


_______________________________________________________________

No outro dia como já estava agendado o horário do Telecentro desta turma fomos até lá. E chegando os alunos ficaram de dois a dois e foram visitar alguns sites:
• http://jogodapolly.com.br/polly-na-montanha-russa
• http://jogodapolly.com.br/festinha-da-polly-pocket
• http://www.ojogos.com.br/jogos/corrida.html

Observando percebi que as meninas gostam mais de pintar e da boneca com roupinhas e os meninos gostam de jogar corrida de carro e motos.
De volta a sala de aula, conversamos sobre a ida ao Telecentro. Procurei ouvir os relatos e logo após conversei com eles sobre a diferença em brincar com o colega e a de estar na frente do computador brincando.
Cheguei à conclusão que eles gostam mais de estar jogando utilizando a internet, apesar de saber que é bom brincar com o colega.
Recolhi a tarefa e pedir que quem quisesse poderia relatar como foi a sua entrevista.
No final agradeci a turma e a professora por ter me deixado desenvolver mais esta tarefa.

Atividade 4.2

Olá pessoal...

Tudo bem!
Mais uma vez digo que nós educadores devemos ter um equilíbrio, afinal encontraremos pessoas que são a favor das novas tecnologias e outros que continuam sendo totalmente tradicionalista.

Por tanto nós precisamos ter argumentos positivos e convincentes e acima de tudo acreditar no nosso potencial.

Um abraço!

Atividade 4.1

Essa atividade foi super interessante no ambiente. Fomos divididos em dois grupos.Cada grupo dispôs de quinze minutos para montar um documento com os argumentos. Um advogado de Defesa e outro de Acusação.Uma equipe defendeu a integração do uso das tecnologias na educação e, a outra apresentou argumentos para a não integração das mesmas. Eu porém fiquei na equipe de Acusação,e cheguei a conclusão que precisamos ter ótimos argumentos para sermos bem aceitos e acima de tudo acreditar no que iremos trabalhar nos próximos dias.
Quero desejar a vocês um ótimo dia!

Atividade 3.7

Execução do Planejamento:

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto - Urucânia /2010
Aprendendo para a vida!
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos
Professora Regente: Ana Rita de Albuquerque Pataro
Participação: Maria Tereza Silva Cruz (supervisora pedagógica)
1ºano / 3º turno
Professora Responsável pela execução da aula:
Elaine Auxiliadora Mauricio Neves e Ana Rita de Albuquerque Pataro.
Tema: Como trabalhar Figuras Planas com crianças,utilizando dobraduras e o movimento do corpo.
Ficha Técnica:
Estrutura Curricular
Ensino Fundamental: Séries Iniciais/ Matemática/ Geometria: Espaço e Forma / Língua Portuguesa/ Artes/Ciência: Movimento do corpo.
Objetivos:
• Auxiliar na elaboração do raciocínio, passando gradativamente do concreto para o abstrato;
• Organizar o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho;
• Realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação;
• Utilizar os quatro atributos ao mesmo tempo, exigindo maior abstração e raciocínio lógico no desenvolvimento das atividades;
• Desenvolver a criatividade através do lúdico estimulando o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
• Interagir com o colega de maneira cooperativa respeitando o modo de pensar do colega e aprender com eles.
• Ler para aprender e por prazer.
• Desenvolver a coordenação motora.

Etapas da atividade
1º Colocar as carteiras no fundo da sala de aula, deixando um espaço para que os alunos possam desenvolver as atividades.
2º Pedir que todos façam um círculo e espalhar os blocos lógicos no chão e deixar que cada um brinque em um determinado tempo.
3º Em seguida, deixar que eles escolham 1 peça apenas apresentar a música e cantar com eles orientando-os: Que de acordo com a peça que pegarem deverão ir até o centro, dançando e cantando. (Colocar a música)
4º Perguntar se gostaram da atividade. E fazer o positivo (gostou) e delta (precisa melhorar)
5º Entregar o texto: (para cada aluno)

Um bebê em forma de gente
(Ziraldo)

O bebê maluquinho já sabe desenhar.
E descobriu que seu chapéu tem a forma de um triângulo.
Com um quadrado dá para fazer uma casinha.
Com dois triângulos da para fazer uma pipa.
Com dois retângulos se faz um carrinho.
Com um circulo amarelo se faz um sol.
Metade do circulo vira um guarda – chuva.
E o oval tem a forma de um balão.
A arte só acabou quando a tinta derramou.

6º Fazer a leitura em conjunto com a turma;
7º Entregar o caderno de artes. Explicar que o texto será trabalhado frase por frase:

1ª frase – O bebê maluquinho já sabe desenhar. Então vamos desenhar o bebê?
2ª frase – E descobriu que seu chapéu tem a forma de um triângulo. (Entregar o triângulo cortado no papel fantasia para que eles possam continuar.)
3ª frase - Com um quadrado dá para fazer uma casinha. (Entregar o quadrado.)
4ª frase - Com dois triângulos dá para fazer uma pipa.
(Entregar os dois triângulos)
5ª frase - Com dois retângulos se faz um carrinho. (Entregar os dois retângulos)
6ª frase - Com um círculo amarelo se faz um sol. (Entregar o círculo amarelo)
7ª frase - Metade do círculo vira um guarda – chuva. (Entregar a metade do círculo)
8ª frase - E o oval tem a forma de um balão. (Entregar a figura oval)
9ª frase - A arte só acabou quando a tinta derramou. (Entregar um pedacinho de papel para representar a tinta que derramou.).

8º Pedir que eles abram o livro de Matemática - Pode Contar Comigo - Alfabetização Matemática - Autores: José Roberto Bonjorno, Regina Azenha e Tânia Gusmão - 1º ano _ Unidade 9 - Geometria.nas páginas 140, 141,142 e resolvam as atividades.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Atividade 3.6

Realizei essa atividade com a minha colega Ana Lúcia.
Fizemos uma continuação da proposta da atividade 2.6 da unidade 02,transformando - a em uma apresentação do Impress (Power Point).
Achei muito interessante,pois acrescentamos algumas animações e outros recursos.
Para a execução desta atividade buscamos idéias nos seguintes sites:
• http:// www.belasmensagens.com.br/powerpoint.php
• http://www.powermensagens.com/
• www.templodossonhos.com
E também colocamos uma mensagem e uma foto super legal!
Sorria Jesus te ama!

Atividade 3.5

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM MÍDIAS DIGITAIS:
PLANEJAR UMA ATIVIDADE COM MÍDIAS DIGITAIS A SER DESENVOLVIDA NA ESCOLA:

Obs: Quero lembrar a vocês que as Tecnologias existentes na escola e os modos como elas são utilizadas eu citei anteriormente.

 Aproveitar o filme e trabalhar atividades referentes ao conteúdo Direito das Crianças e dos Adolescentes (Lei nº. 11.525, de setembro de 2007).
 Ano: 5º ano
 Assunto abordado: Trabalho Infantil

Em grupo pedir que eles copiem o cartaz e escrevam sobre o que entenderam no caderno.

• Assistir o filme:
As coisas que moram nas coisas
• Comentar o filme;
• Estimular os alunos a falarem das cenas do filme;

Apresentar um cartaz a turma com o seguinte parágrafo:

Enquanto acompanham sua família formada por catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista.

• Qual a parte que o grupo mais gostou? Por quê?
• O grupo irá fazer um desenho mostrando a cena que mais gostou.
• O que acharam da atitude do pai no final do filme?
• Expor para a turma.

Referências Bibliográficas:

 O endereço é: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4798
“As Coisas que Moram nas Coisas.”

• Direito das Crianças e dos Adolescentes (Lei nº. 11.525, de setembro de 2007).

Proposta de atividade,esboço inicial

Educação e Tecnologia

Apresentação da história:
Eram dez lagartas
Autora: Debbie Tarbet

“Mundo Colorido’’

Produtos em mídia digital:

• Pesquisa na internet sobre :
Dobradura, Metamorfose da borboleta;
• Utilização do vídeo:
Tecnologia e Educação:Eram dez lagartas.

Recursos digitais escolhidos:

• Internet;
• Computador; datashow;
• Editor de texto;
• Power point.

Descrição da atividade:

Dê uma olhada ao seu redor. Tente imaginar como seria o mundo sem as cores:
o céu, as plantas, as nuvens, as flores, as borboletas... No 1º momento vou fazer um S.Q.A sobre Borboletas, em seguida faremos uma dobradura. Dando prosseguimento a atividade mostrarei um filme usando o datashow. Após o filme os alunos farão um relato oral. E apreciarão a poesia: Borbole de Carlos Pimentel. (Ens.Fundamental Inicial l)

Com essa atividade espera-se que os alunos aprendam

• Interdisciplinaridade Língua Portuguesa, Ciências e Artes;
• Figuras Geométricas – Coordenação
motora;
• Linguagem oral com objetivo de observar coerência;
• Trabalhar e apreciar poesias para o Festival de Declamação;
• Conscientização “respeito ao meio ambiente”


Referência Bibliográfica

• http://www.youtube.com/watch?v=szNSCKlQnWY – Tecnologia e Educação
• http://www.portalsaofrancisco.com.br Dobradura e vídeo borboletas - metamorfose
• Livro:Infância Feliz- Letramento e Alfabetização Linguística. Ensino Fundamental (2º ano)
Autores: Albanize Arêdes, Ângelo Alexandre e Miriam Grild.