domingo, 20 de março de 2011

Conheça um pouco de nosso trabalho:

A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.(Provérbios 4: 7,8)

Sala de Aula – Ciclo de alfabetização
Ambiente Alfabetizador
A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente alfabetizador. Este ambiente deverá ser construído à medida que o processo de alfabetização e letramento for acontecendo. Observe se as salas de aula estão ‘’entulhadas’’ de material em desuso ou se estão praticamente sem material algum.
Segue algumas sugestões que poderão ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar agradável, bonito e propício à alfabetização:
Para expor nas paredes das salas de aula:
• Os algarismos (quantidades);
• Alfabeto (quatro tipos de letras);
• Os nomes dos alunos (letras grandes);
• Calendário;
• Relógio;
• Termos das operações;
• Sílabas; Banco de Palavras (em estudo);
• Textos de diversos gêneros, como: Cantigas, parlendas, trava-línguas, letras de músicas, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos contos de fada;
• Cartaz de aniversário;
• Outros, conforme necessidade.
Obs: Lembre-se sempre de estar renovando os textos expostos.
Para ter presentes na sala de aula:
• Cantinho de leitura:
Processo: Hora da leitura - 2 vezes por semana no inicio da aula(20minutos)
• Caixa de brinquedos:
Processo: Hora de brincar uma vez no mês (Professora: Vera Gonçalves).
• Mural de Unidade de Estudo- Geografia/História/ Ciências. Ex: Você sabia que:
• Folheto de programação, manuais de instrução de eletrodomésticos, jornais, receitas, rótulos, receitas, bulas de remédios, sinopses, material do PNLD. (diversidades de textos);
• Caixa de material diversos para o trabalho com as ideias das 4 operações (pauzinhos, pedrinhas, etc.), material de contagem;
• Letras e livros diversos para o manuseio dos alunos:
• Material de apoio para os alunos, (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos);
• Outros conforme criatividade e a critério da Escola.
• Não se esqueça de estender este ambiente alfabetizador para toda a Escola, transformando o ambiente escolar em espaço de oportunidades de convivência com o texto escrito, seja informativo ou literário.
Atividades de Ensino – Sugestões de atividades:
A seguir, algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas pelo professor no processo de alfabetização:
• Exploração do material escrito exposto na sala e na Escola;
• Proposta de atos de leitura – leitura pelo professor, em bom tom de: contos/textos/bilhetes/poesias/ avisos/ receitas/ notícias/etc;
• Leitura pelo aluno seguindo com o dedinho;
• Exploraçãode imagens presentes na escola, na rua, nos jornais e nas revistas tais como: fotos, placas, sinalização, etiquetas, murais e outros;
• Cantar uma música seguindo a letra escrita, apontando e fazendo a correspondência;
• Produção coletiva ( ao alunos ditam e a professora organiza as ideias e as registra no quadro – alunos copiam e ilustram);
• Escrita espontânea- fazendo confronto;
• Ditado – promovendo conflitos cognitivos;
• Cada semana um aluno poderá levar uma obra literária para casa, com a recomendação de ler com a família ( Crie um processo aproveitando esse item);
• Frequência a Biblioteca da escola;
• Trabalho com texto fatiado para a reconstrução, para mudar a ordem dos fatos, entre outras atividades;
• Rimas/parlendas/letras de músicas;
• Trabalho com atividades propostas no Guia do Professor Alfabetizador;
Produção de textos:
Este é um campo muito rico de trabalho para você professor no processo de alfabetização. Com criatividade e estudo poderão ser realizadas inúmeras atividades, dentre as quais sugerimos:
• Cole gravuras em uma folha de papel ofício, numerando de 01 a30. Faça tantos blocos de 30 quantas forem as suas turmas dos Anos Iniciais. Entregue ao professor (a), Entregue um bloco para cada professor (a) para que ele (a) possa trabalhar com seus alunos a produção de textos a partir deste bloco. Faça rodízio com as gravuras ou cenas entre os alunos e turmas.
• Faça uma relação com sugestões de temas para produção de textos para cada dia do mês e entregue seus para seus professores. Construa um álbum com as produções de textos dos alunos sobre os temas sugeridos. Divulgue-os como incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado.
• Para o professor fazer com seus alunos: peça aos alunos que escrevam mensagens que façam um aviãozinho de papel. Fora da sala faça um circulo, peça que lancem o aviãozinho ao ar. Cada um pegaum aviãozinho, lê a mensagem escrita e trocam abraços.

Para completar o seu trabalho você tambémdeveráexpor em sua sala de aula:
1. Expor e conversar sobre o slogan da escola: Aprendendo para a vida!
2. Missão da turma;
3. Combinados;
4. Metas e ações;
5. Painel de Monitoramento da Disciplina;
6. Gráficos (rendimento bimestral);
7. Processos:fatos, leituras, gincana, etc;
8. Portfólio;
9. Exposição dos trabalhos realizados dentro dos projetos.
Para os Anos Iniciais, planejar uma aula recreativa por semana. Aproveite o conteúdo estudado. Esta aula será ministrada no pátio da escola. (depois entregaremos o cronograma)
O lúdico é algo imprescindível e obrigatório nos anos iniciais.

Continuaremos com os projetos:
1. Uma Cultura de paz ( Durante o ano letivo – depois entregaremos cronograma)
2. Passe adiante – Fevereiro: Disciplina e Cooperação / Março: Tolerância e Respeito/ Abril: Responsabilidade e Benevolência/ Maio: Liberdade e Gentileza / Junho: Humildade/Julho: Felicidade/ Agosto: Simplicidade e Generosidade/ Setembro: União e Partilha/Outubro: Amizade e Amor/Novembro: Acessibilidade/ Dezembro: Honestidade.
3. Festa Junina
4. Jogos Internos
5. Festival de Declamação e Dança
6. Feira Cultura
7. PROCEL.
8. Ambiente/Laboratório: eproinfo.
9. Caderno Recordando (2º, 3º, 4º, 5º e PAV).
10. PIP- Programa de Intervenção Pedagógica / Toda escola pode fazer a diferença.
11. ECA na sala de aula.
12. Programa de Saúde na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário