terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Preparação da Equipe de Educadores para a FEIRA CULTURAL: PROCEL NAS ESCOLAS / 2011.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

Querem saber como a professora Aninha do 1º ano conseguiu desenvolver essa atividade para a Feira Cultural?
1. A supervisora Elaine no horário de atendimento pedagógico conversou com a mesma sobre o Tema da Feira e foram assistir ao vídeo: A casa dos des –ligados (Procel - Educação - Informação e cidadania). Ao termino do vídeo, apresentou os outros materiais que a escola recebeu: Livros volume 1 Energia: Recurso da vida, O Clique – Literatura Infantil de Ziraldo, Álbum seriado e etc...
Discutiram sobre todos os materiais propostos e quais as atividades que poderiam ser desenvolvidas com os alunos.
2. Nós chegamos à conclusão que o primeiro passo era assistir o vídeo com os alunos e refletir sobre ele.
3. Reconto oral sobre o vídeo.
4. Aproveitar no outro dia o Cantinho de Leitura e ler para os alunos: O Clique de Ziraldo.
5. Sondar o que cada um entendeu sobre a história.
6. Tarefa sobre os assuntos trabalhados em sala de aula.
7. Trabalho em grupo sobre: Livros volume 1 Energia: Recurso da vida dentro da sala de aula.
8. Ilustrar.
9. Transformar essa história: O Menino e o Rio em um painel confeccionado pelos próprios alunos.


O MENINO E O RIO

ERA UMA VEZ, UM MENINO QUE ADORAVA TOMAR BANHO NO RIO QUE PASSAVA PERTO DA CASA DA SUA AVÓ.
CERTO DIA, ENTRE UM MERGULHO E OUTRO, ELE OUVIU UMA VOZ.
_ OI, MENINO!
O MENINO OLHOU E NÃO VIU NINGUÉM.
_ SOU EU, O RIO.


O RIO E O MENINO COMEÇARAM A CONVERSAR. O RIO EXPLICOU PARA O MENINO QUE ELE FAZIA PARTE DA NATUREZA E QUE O HOMEM FOI DESCOBRINDO VÁRIAS FORMAS DE APROVEITAR A NATUREZA:
ÁGUA PARA BEBER E TOMAR BANHO
CALOR DO SOL É FOGO PARA AQUECER
FORÇA DOS VENTOS,
ÁGUA PARA VIRAR LUZ.


_ COMO É QUE ÁGUA PODE VIRAR LUZ?
O RIO EXPLICOU:
_ ANTES SUAS ÁGUAS CORRIAM LIVRES ATÉ O MAR. UM DIA PERCEBEU QUE PARTE DE SUAS ÁGUAS FORMOU UM GRANDE LAGO E UMA USINA PARA PRODUZIR ENERGIA.


ILUMINAR AS CIDADES E CASAS, ESQUENTAR A ÁGUA DO CHUVEIRO, LIGAR GELADEIRA, TELEVISÃO.


NÃO SABENDO UTILIZAR, O HOMEM COMEÇOU A GASTAR MUITA ENERGIA VINDA DA NATUREZA - DISSE O RIO. MAS, ISSO TROUXE PROBLEMAS PARA NÓS. COMO VOCÊ É UM MENINO MUITO ESPECIAL, PODE ME AJUDAR.


PENSATIVO, O MENINO VOLTOU PARA A CASA DA VOVÓ E FOI LOGO PERGUNTANDO:
_ OI, VÓ! VOCÊ ACHA QUE A GENTE GASTA MUITA ENERGIA?
_ SIM!
O MENINO FOI DORMIR E COMEÇOU A PENSAR NA HISTÓRIA DO RIO.



NO DIA SEGUINTE, O MENINO VOLTOU PARA A CIDADE. NA VIAGEM ELE VIU MUITA SUJEIRA NO RIO E PARTE DA FLORESTA DESTRUÍDA. ELE ENTENDEU PORQUE O RIO E A NATUREZA ESTAVAM TRISTES.


OS DIAS FORAM PASSANDO E O MENINO FOI AOS POUCOS DESCOBRINDO O QUE PODIA FAZER PARA GASTAR MENOS ENERGIA. ELE FOI CONTANDO ESSA HISTÓRIA PARA ALGUMAS PESSOAS. AS IDEIAS FORAM PIPOCANDO E SE ESPALHANDO.


O MENINO CRESCEU E VIROU UM HOMEM. UM DIA, VOLTOU PARA VER COMO ESTAVA O RIO. ELE ESTAVA BONITO LIMPO, BEM CHEIO E TINHA UMA MENINA LÁ DENTRO. ENTRE UM MERGULHO E OUTRO, A MENINA FALAVA ALGUMA COISA.
O HOMEM FICOU MUITO FELIZ, É CLARO QUE O RIO ESTAVA CONTANDO A ELA A MESMA HISTÓRIA.


E VOCÊ TAMBÉM SABE. PORQUE VOCÊ MENINO, OU MENINA, É MUITO ESPECIAL E FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA.


Obs: Esse processo foi feito com as professoras Rosenilda, Diniz e Maria das Graças, mas o trabalho com os alunos foi diferente:

Professora: Rosenilda:

1. Confeccionar um livro com a história O Menino e o Rio (desenho feito pelos próprios alunos). Capa: Feira Cultural: Energia Recurso da Vida
2. Confeccionar um cartaz com o formato de uma casa;
3. Pedir de tarefa figura de eletrodomésticos que usamos dentro de uma casa;
4. Colar nos cômodos da casa e explicar o cartaz para os alunos;
5. Expor no dia da Feira Cultural.
Obs: As fotos foram postadas dia 21 de Novembro de 2011(Arquivo desse blog - Depois do suco. Prontos para Feira Cultural).

Professora Diniz:

1. Confeccionar um livro com a história: A energia na vida de cada um.
2. Confeccionou com os alunos um painel e expôs também no dia da Feira Cultural.

Professora Maria das Graças (Dadá):

Esses passos estão anexos as fotos:
1. Apresentar e discutir com os alunos o que iríamos desenvolver como Trabalhos a serem apresentados à visitação no dia e data prevista para acontecer a Feira Cultural;

2. Assistir o vídeo das “Formiguinhas” no Laboratório de Informática. Endereço de pesquisa: Blog da Supervisora Elaine (http://supervisoraelaine.blogspot.com)
3. Discussão e levantamento de hipóteses sobre o filme assistido e concluir o que foi proposto.

3. Vídeo: A invasão das “Formigas” (Smillinguido).

4. Discussão e levantamento de hipótese sobre o filme assistido e concluí-lo com a sua representação através de desenho.

5. História: Livro: Procel nas Escolas. O menino e o rio. Leitura feita pelo professor com a apresentação das ilustrações simultaneamente.

6. Reconto Oral, feitos pelos alunos e a seguir reconto através de desenhos.


7. Vídeo: A casa dos desligados (Procel nas escolas).

8. Discussão e levantamento de hipóteses sobre o filme assistindo e concluí-lo com as representações através de desenhos.

9. Apresentação do Álbum Seriado. Material oferecido à Escola.

10. Livro literatura infantil: O Clique de Ziraldo.

11. Discussão e levantamento de hipóteses sobre a leitura feita pelo professor da história, fazendo um paralelo com o cotidiano dos alunos.

12. Tarefa junto à família. Trazer para a sala de aula dicas que a família utiliza para economizar energia elétrica.

13. Recolher as dicas e digitá-las para montar um álbum seriado para ser apresentado no dia da Feira Cultural.
De um lado a frase e do outro a sua representação através de desenho.

14. Confecção de um caderno com atividades desenvolvidas pelos alunos (Procel nas escolas: Energia recurso da vida - Natureza da Paisagem).


15. Elaboração da capa e da contra capa.

16. Confecção do Álbum Seriado com as dicas trazidas pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário