terça-feira, 1 de maio de 2012

Metodologia

Didática e Metodologia

  Tanto a Didática como a Metodologia estudam os métodos de ensino. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma.
A Metodologia  estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor.
A Metodologia é importante por uma razão muito simples: para escolher o método mais adequado de ensino precisamos conhecer os métodos existentes.

Conceitos básicos:

Procedimentos de ensino, estratégias, métodos e técnicas. Esses são alguns dos termos utilizados para designar aspectos relativos ao tópico Como ensinar.

Vejamos o significado especifico de cada um desses termos:

Estratégia- É uma palavra emprestada da terminologia militar. Trata-se de uma descrição dos meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos específicos.

Método- O significado etimológico da palavra método é: caminho a seguir para alcançar um fim . Para nosso objetivo podemos conceituar método como sendo um roteiro geral de atividade. O método indica as grandes linhas de ação,sem se deter em operacionalizá-las. Podemos dizer que o método é um caminho que leva até certo ponto, sem ser o veículo de chegada que é a técnica.

Técnica- É a operacionalização do método. Se o professor, por exemplo, quer utilizar um método ativo para atingir seus objetivos, poderá operacionalizar esse método através da utilização da diferentes técnicas de dinâmicas de grupo.

Procedimentos- Maneira de efetuar alguma coisa. Consistente em descrever as atividades desenvolvidas pelo professor e atividades desenvolvidas pelos alunos

 Classificação dos Métodos e Técnicas:

Métodos e técnicas tradicionais:

1.    A aula expositiva e a técnica de perguntas e respostas.

Técnicas e métodos novos:

1.    Método Montessori

2.    Centros de interesses

3.    Método de solução de problemas

4.    Método de projetos

5.    Trabalho em grupos

6.    Unidades didáticas

7.    Estudos do meio

8.    Método psicogenético


Nenhum comentário:

Postar um comentário