sexta-feira, 1 de março de 2013

Trabalhando com Tangram



Tangram:
 

1° etapa

A lenda

Certa vez, um chinês estava construindo sua casa. Como ele era um homem de poucas, ele só comprou o material estritamente necessidades para usar na construção. Quase no final do trabalho, Quando ele ia colocar a ultima telha, esta caiu de suas mãos e se partiu em (7) sete pedaços.
Como paciência de todos os chineses, ele desceu e pôs-se a estudar os meios de emendar os pedaços ara a telha voltasse de novo a ter a forma inicial.

Obs.: É originário da China, sua idade e seu inventor são desconhecidos. Os chineses o conhecem como “A sete tabuas da Argúcia (habilidade e destreza)”.

2° etapa

Identificações das figuras planas: Trabalho com o tangram.

Apresentação do retângulo.
Exploração do número de lados, números de ângulos, dos tipos dos ângulos.
Dar uma folha de papel e mostrar que ela representa uma figura plana chamada retângulo. Ela tem 4 lados e 4 ângulos retos. Pedir aos alunos para dobrarem a folha e transformar o retângulo inicial em 1 quadrado e em 1 retângulo menor. Despreza – se o retângulo menor.
Formação do trangram – Divide –se o quadrado em 2 triângulos retângulos, por que ele tem 1 ângulo reto e 2 ângulos agudos menos de 90º. Estes 2 triângulos são semelhantes porque tem a mesma medida.
  • Pegar 1 dos triângulos e dividi-lo ao meio, temos de novo 2 triângulos retângulos menores e 1 triângulo retângulo maior.

  • Pegar o triângulo maior e unir a ponta do ângulo reto na base maior e cortar.

Você terá um triangulo retângulo menor e trapézio.
·         Do trapézio pegue a ponta do ângulo agudo dobrar e cortar, aparecer 1 triangulo pequeno e 1 trapézio retângulo.
·         Pegar a parte dos ângulos retos do trapézio dobrar e cortar 1 quadrado.
·         Pegar outra parte do ângulo reto e cortar tirando 1 triângulo pequeno e sobrou em suas mãos 1 paralelograma.
·         E agora com paciência dos chineses monte de novo o quadrado com a 7 peças do tangram.

3° etapa

Construção de formas artísticas usando as peças do tangram

Oficina pedagógica o tangram.

1-      Objetivos:

Desafiar os alunos a formarem figuras, utilizando para as 7 peças.
Ensinar geometria de madeira lúdica.
Adquirir concentração, habilidade e sensibilidade.
Conhecer bem as setes formas geométricas.

2-      Disciplinas a serem trabalhadas:

Matemática (Geometria – pode formar figuras geométricas planas, ou abstratas).
Nos anos mais adiantados podemos fazer as seguintes perguntas:
a)      Quais das figuras que compõem o tangram são iguais? (congruentes).
b)      Por que superposição observe que:
·         O quadrado, o paralelogramo e o triângulo médio podem ser recobertos pelos dois triângulos pequenos.
·         O triângulo maior pode ser recoberto pelo paralelogramo e pelos dois triângulos pequenos.
c)      Supondo U como unidade de área, calcular a área de cada peça do tangram.
d)     Usando os resultados do item anterior, estabelecer relações entre as áreas das peças do tangram.

Arte (fazer figuras de livre escolha, desenhos artísticos, ilustrações de música).
Língua Portuguesa (trabalhar produção de texto tento como temas as figuras criadas).
Ciências (trabalhar os seres vivos de acordo com figura proposta).
Podemos utilizar o tangram desde a educação infantil até o ensino médio.

3-      Operações de Pensamento Desenvolvidas:

Observação, interpretação, classificação, comparação, hipótese, decisão.
O aluno deverá perceber certas relações entre as formas e a figura que se deseja formar. Muitas vezes a solução para uma determinada figura aparece quando se esta tentando montar outra.

4-      Materiais Didáticos:

Papel cartão ou cartolina, EVA, papelão, tesoura, régua, lápis.

5-      Procedimentos:

Desenhar os cinco triângulos, um paralelograma e um quadrado em uma cartolina ou papel cartão; recortar a figuras geométricas aves, animais, números, letras, pessoas. De acordo com a criatividade do aluno, com orientação do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário