sábado, 11 de maio de 2013

Como e por quê surgiu o dia das Mães?

Dia das mães histórico:



Todos os anos celebramos o nosso aniversário, geralmente com festa. Mas quem teve a ideia de celebrar o Dia das mães? Segundo a história, esta data começou a ser celebrada nos Estados Unidos, em uma pequena cidade da Virgínia Ocidental, em maio de 1905. Uma jovem chamada Ana Javis, resolveu come morar o aniversário de falecimento de sua mãe. A homenagem foi tão emocionalmente que ela e seu grupo de amigas decidiam fixar uma data para parabenizar todas as mães do mundo.

A ideia era fortalecer laços familiares e reconhecer o trabalho silencioso que essas heróicas mulheres exercem na família, igreja e sociedade. Essa conscienzação durou três anos, e a primeira missa em homenagem ás mães aconteceu em 10 de maio de 1908, na igreja Metodista Andrews, na cidade de Grafotan, na Virgínia Ocidental. Ana enviou mais de dez mil cravos brancos para as igrejas, para que todas as mães pudessem sentir o perfume da pureza, do amor, da caridade, da beleza e da fé. Ainda hoje as Igrejas cristãs prestam esta homenagem.

O Dia das Mães entrou no calendário da datas comemorativas oficial em 1914, após um decreto do presidente norteamericano Woodrow Thomas Wilson. Ficou estabelecido naquele país que o Dia nacional das Mães seria comemorado no segundo domingo de mês de maio, em todos os anos seguintes.

E no Brasil, como foi a história? O primeiro Dia das Mães brasileiro foi celebrado em Porto Alegre, por iniciativa da Associação Cristã de Moços, em 12 de maio de 1918. Somente em 1932, porém, o segundo domingo de maio foi oficialmente incluído no calendário comemorativo, por meio de um decreto – lei de Getúlio Vargas, então presidente da República. Dom Jaime de Barros Câmara, arcebispo do Rio de Janeiro, oficializou também esta mesma data no calendário oficial da Igreja Católica.



PEREIRA, Natividade. Dia das Mães histórico. Enfeites, presentes e ideias para o Dia das Mães. Paulinas, 2004.


Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
" Aprendendo para vida"
Homenagem das Coordenadoras:
Giana e Wandérleia.


                                                               Arte: Giana

Nenhum comentário:

Postar um comentário