terça-feira, 21 de maio de 2013

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD


Consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família visando, através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental no país.
O Programa que é um plano de estudos organizado é desenvolvido com auxílio de material didático, que oferece estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.
O Programa possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º:
Art. 2º - A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas foi implantado pioneiramente pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1992, e constituiu-se numa moderna ferramenta do trabalho policial militar voltada para a redução do consumo de drogas entre jovens escolares. Seu surgimento foi uma consequência do interesse da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em desenvolver um projeto de prevenção voltado para o maior esclarecimento da população, em especial, a de menor faixa etária, a respeito dos diversos aspectos relacionados ao abuso de drogas.

METODOLOGIA DE ENSINO

O PROERD tem o compromisso de complementar o Projeto Pedagógico das Unidades de Ensino, realizando uma abordagem eclética, combinando os aspectos positivos dos diversos programas de prevenção. Com o conteúdo baseado no modelo da educação afetiva, o cerne da filosofia do PROERD está na previsão do aprendizado cumulativo, ou seja, através de um Plano de Estudos sequencial e que promova o conhecimento acumulado, utilizando-se de Aulas interativo-expositivas, Dinâmicas de grupo, Grupos cooperativos, Demonstração por dramatização, Resolução de exercícios (individuais e em grupos). 

Proerd em Urucânia

A Escola Municipal Manoel Mayrink Neto está recebendo o programa pela terceira vez, tendo como novidade o trabalho do instrutor POLICIAL DUTRA, que está ministrando aulas na cidade pela primeira vez. O policial Dutra é instrutor a dois anos e trabalha também nas cidades de Jequeri e Piedade de Ponte Nova. Ele disse que está muito feliz por trabalhar na cidade, e que agradece primeiramente a Deus e depois aos comandantes dele que souberam entender a necessidade da aplicação do programa nesta cidade e apoiam o policial no cumprimento das atividades do programa.

Essas são as professoras do 5° ano / 1° turno:






OBS.: Na próxima postagem vocês continuaram conhecendo as outras professoras do 5° ano / 3° turno. Cujo os alunos participam do 
PROERD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário