sexta-feira, 5 de julho de 2013

Biografia da minha mãe: Maria Auxiliadora Mauricio.

Maria Auxiliadora Mauricio (Dona Maria do salão) nasceu na cidade de São Pedro dos Ferros, Minas Gerais, no dia 2 de Novembro de 1949. Filha de Francisco Inácio do Nascimento e Izabel Rainha Félix, Dona Maria teve mais 6 irmãos, sendo eles: Raimundo, Geraldo, Francisco, Sebastião, Aparecida e Joseli.
Quando criança era uma menina muito educada, dedicada não tinha muito tempo para brincar, pois trabalhava para ajudar a família, estudou na Escola Estadual Professor Manuel Rufino até a 8ª série em Urucânia.
Muito bonita, chamava a atenção de vários rapazes, mas o rapaz que conquistou seu coração foi o Sr. Antônio Mauricio, onde se conheceram da seguinte forma: Como o Sr. Antônio era motorista na Fazenda de Zé de Tito localizada no município de Urucânia, morava em uma simples e pequena casa, pois já tinha saído da casa dos seus pais para procurar trabalho.
Um dia veio passar o final de semana com os pais na Zona Rural, local onde também morava a família de Dona Maria. Resultado: Os dois se conheceram, namoraram, noivaram e casaram-se  em 18 de Junho de 1966. Foi amor à primeira vista.
Após se casarem, Dona Maria e o Sr. Antônio Mauricio, tiveram seu primeiro filho chamado Antonio Carlos Mauricio, hoje, Sargento da Polícia Militar em uma cidade próxima ao Município de Jequeri. A vida continuava e Dona Maria, o Sr. Antônio e seu filho, mudaram-se para São Paulo, onde concluiu o 2º grau do Ensino Médio. Muito decidida, não parou por aí.
Para se tornar uma mulher independente e ajudar sua família, Dona Maria, fez vários cursos onde se aperfeiçoou  em várias áreas: Foi telefonista, costureira, enfermeira, cabeleireira. Começou a trabalhar como costureira no Bairro Campo Belo em São Paulo na “Casa de Noiva” onde sua função era fazer os acabamentos em vestidos de noivas. Trabalhou como telefonista em um período de seis meses e  depois foi enfermeira trabalhando em um  Hospital em São Paulo, no Cambuci como enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva ( U T I) , tendo como função cuidar dos enfermos, pois procurava ajudar as pessoas fazendo curativos, medindo pressões e tantos outros imprevistos que ali surgissem .
Mesmo quando retornou para Urucânia em 18 de Julho de 1986, Dona Maria não deixou de exercer esta função, pois estava sempre pronta a ajudar quem dela precisasse. Residindo à Rua José de Souza Mayrink, nº 29, Bairro Paulo Giardini, exerceu também o papel de assistência social. Ajudava as pessoas aconselhando-as tanto na vida espiritual, social, cultural e material. Foi também presidente do Círculo Bíblico, onde teve vários afilhados. Foi Ministra da Eucaristia aos Domingos na missa das 10 horas que ainda acontece no Santuário Nossa Senhora das Graças.
Em São Paulo foi também cabeleireira nas horas vagas, seu salão de beleza funcionava em sua própria residência, tendo o nome de: Brega X Chique. Nome este, que preservou quando retornou à Urucânia. Primeiro localizado à Rua Santa Efigênia, sendo posteriormente situado à Rua Sebastião de Castro Lima, onde parou de exercer a profissão somente após a sua morte, pois era uma excelente cabeleireira, tendo seu nome renomado na cidade.
Dona Maria e o Sr. Antônio Maurício tiveram mais 2 filhas: Izabel Cristina Mauricio que faleceu de  Pneumonia aos 8 meses de vida e Elaine Auxiliadora Mauricio Neves, que se tornou Pedagoga e devido à sua competência, é hoje considerada uma das melhores profissionais em sua área de atuação no município.
Dona Maria foi uma mulher de caráter, tendo juntamente com seu marido e filhos uma relação de excelente convívio. Procurava fazer de tudo para os filhos e para o seu marido, não medindo esforços. Por ser uma mulher de personalidade firme, não deixava se levar por outras pessoas, quando queria algo para sua vida, enfrentava qualquer obstáculo.
Na noite de 6 de Dezembro de 1997, Dona Maria e seu esposo, o Sr. Antônio Maurício voltavam de um casamento  e tragicamente sofreram um acidente, onde o carro que seu marido dirigia saiu da rodovia MG 329 e caiu em um abismo. O casal só foi encontrado na manhã do dia seguinte, sendo encaminhados para o Hospital Arnaldo Gavazza, onde Dona Maria veio a falecer no dia 7 de Dezembro por Politraumatismo, deixando marido e filhos.
Dona Maria foi uma pessoa de muitas amizades. Em seu sepultamento muitos compareceram para despedir-se da mulher que deixou no coração dos amigos muitas recordações, independente da idade.
Sua história perpetuou-se e, em sua homenagem, a Prefeitura Municipal de Urucânia colocou em uma das ruas do Município o seu nome: Rua Maria Auxiliadora Maurício, localizada no Bairro Paulo Giardini.
Lembrada também por sua religiosidade, não podemos esquecer que “Quem quer que creia em Cristo será considerado justo (I Jo 2.29) e herdará a vida eterna (Jo 3.16). Toda honra e toda Glória será dada ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.
Maria Auxiliadora Maurício
* 02 de Novembro de 1949
+ 07 de Dezembro de 1997
Colaboração:Texto: Rita de Cássia Araújo
Entrevistada e Foto: Elaine Auxiliadora Maurício Neves
Fonte de pesquisa: http://www.visiteurucania.com.br

Obs: Que tal visitarem esse site: Lá encontrarão tudo sobre as Cidade de Urucãnia,Turismo, Calendário, Acontecimentos, Humor, Nossa Gente, Nossos Casos, Guia Comercial etc...Confira!
A equipe desejos sucessos e parabéns pelo desempenho afinal Urucânia merece!

2 comentários: