domingo, 25 de agosto de 2013

Síntese:Indagações do Currículo:Currículo e Desenvolvimento:



PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
  
INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Currículo e desenvolvimento humano. Apresenta reflexões sobre currículo e desenvolvimento humano, tendo como referencia conhecimentos de Psicologia, Neurociências, Antropologia Linguística. Conceitua a cultura como constitutiva soa processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
Os educadores como sujeitos de direto ao conhecimento do mundo do trabalho; tendo a necessidade de mapear imagens e concepções dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currículos, do conhecimento e dos sujeitos do processo educativo; critica o aprendizado desenvolvido por competência e habilidades como balizadores da catalogação de alunos desejados, o direito á educação, entendido como o direito a formação e ao desenvolvimento humano pleno.
Que dialogo é possível entre a teoria acumulada e as propostas e praticas de reorientação curricular?
As indagações sobre currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado; a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos; são uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturas, intelectuais e pedagógicas.
A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e, trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana.

CURRÍCULO E FORMAÇÃO HUMANA

Um currículo para a formação humana introduz sempre novos conhecimentos, não limita aos conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano, é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, a serviço da diversidade.
DESENVOLVIMENTO HUMANO

Os períodos de desenvolvimento são: infância, adolescência, maturidade e velhice. O ser humano apresenta, desde o nascimento, uma plasticidade muito grande no cérebro, podendo desenvolver varias formas de comportamento. Plasticidade é a possibilidade de formação de conexões entre neurônios a partir das sinapses.
A ação da criança depende da maturação orgânica e das possibilidades que o meio lhe oferece; ela não poderá realizar uma ação para a qual não tenha substrato orgânico, assim como não fará muitas delas, mesmo que biologicamente apta, se a organização do meio físico e social não propiciar sua realização ou se os adultos não a ensinarem. As estratégias de ações e os padrões de interação entre as pessoas são definidos pelas práticas culturais. Isto significa que a cultura é constitutiva dos processos de desenvolvimento e da aprendizagem. Os comportamentos e ações privilegiados em casa cultura são então determinantes no processo desenvolvimento da criança.
Desenvolvimento cultural o desenvolvimento do cérebro é função da cultura e dos objetos cultura existentes em um determinado período histórico. O currículo é um fato que interfere no desenvolvimento das pessoas, os “conteúdos” escolhidos para o currículo irão, sem duvida, ter um papel importante na formação.
Linguagem e Imagens Mentais; Percepção, Memória e Imaginação. Função Simbólica é a possibilidade de representar mentalmente por símbolos o que ela experimenta sensivelmente, no oral. Ela permite ao ser humano construir significados e acumular conhecimentos. A linguagem escrita, a matemática, a química, a física o sistema de notação da dança, da música são manifestações da função simbólica.       
Percepção;... Em sala de aula, não é somente o conteúdo que motiva, mas, sobretudo, como o professor trabalha com o conteúdo que motiva, mas, ciências. A percepção pode criar interesse novo. Uma pessoa pode se interresar ou não por um conhecimento novo ele, dependendo das estratégias utilizadas por quem o introduz.
            Memória; Quando a natureza, temos vários tipos de memória: explicita (semântica ou episódica) e operacional.
            Memória explicita semântica, também chamada de declarativa, inclui as memórias que podem ser explicitadas pela linguagem. Este tipo de memória engloba aquilo que pode ser lembrado por meio das imagens, símbolos ou sistemas simbólicos. Sua capacidade esta ligada a organização de informação em padrão.
            Imaginação; O funcionamento da imaginação e seu desenvolvimento têm uma grande autonomia e se manifestam tanto na ação como no ato de aprender. Para as aprendizagens escolares a imaginação desempenha um papel central e deve ser considerada no planejamento, a alocação de tempo das atividades dentro e fora da sala de aula, nas situações comuns do cotidiano escolar.

CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

            A Criança na Escola; A aprendizagem é um processo múltiplo, isto é, a criança utiliza estratégias diversas para aprender, com variações de acordo com o período de desenvolvimento. Estratégias que são importantes durante toda a infância como observar, imitar e desenha. A partir dessas estratégias a escola pode desenvolver atividades como registrar, levantar hipóteses sobre os fatos as coisas e testá-las. Estas são os conteúdos, as informações e as atividades humanas necessárias para formar novas memórias que servirão de suporte para a aquisição de conhecimentos posteriores, assim como para tomada de decisão e solução de problemas na vida cotidiana.
            Toda criança se desenvolve ou não na escola. O que não é domínio do desenvolvimento precisa ser ensinado; apropriar – se da língua escrita, ler e escrever, formar conceitos de história, geografia, ecologia e de outras matérias, desenvolver o pensamento matemático, aprender a escrever matematicamente uma operação.

APRENDER: CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E  ATIVIDADES  DE 
ESTUDOS

            Currículo envolve  o conteúdo da área de conhecimento e das atividades necessárias para que o aluno aproprie desse conhecimento. Aprender é uma atividade complexa que existe do ser humano procedimentos diferenciados segundo a natureza do conhecimento, em virtude do funcionamento cerebral (principalmente a memória) e do desenvolvimento cultural.
             Quais atividades são fundamentais para a aprendizagem dos conhecimentos escolares?
              *Leitura (mais essencial)
              *Observação
              *Registro (caderno de ideias, cadernos de evocações e dicionários)
              *Organização (a imaginação, o exercício de memória, desenvolvimento da persepção visual e proporção)
              *Relato
              *Comunicação
                                 
              O educador e as praticas de observação e registro.

O educador deve fazer uso, também, da pratica de observação e registro em seu processo de ensino e de avaliação. É a partir da observação  o professor vai avaliar o nível de motivação do seu aluno, se presta atenção ou quando distrai, faz parte da avaliação da pratica pedagógica do professor.
Ana Lúcia Silva Cruz. 
              

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