sábado, 18 de janeiro de 2014

Roteiro de Aula: Beleza Verde - Jussara C. Godinho.


Roteiro de Aula: Professora: Tereza Campos.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Ano: 2º
Objetivos:

·          *Sensibilizar os alunos para o tema abordado “Verde queremos ver- te” de Jussára C. Goldinho;
·         *Socializar os textos registrados pela turma;
·         *Responder as questões relacionadas ao meio ambiente.

Atividades
1-Produção de texto:

  Quem cuida tem...
 (autores alunos do 2º ano).


2- Leitura Deleite:

A árvore generosa 

Tradução- Fernando Sabino Shel Silvertein ficou feliz.

·         Questionamento das crianças.

 Era uma árvore, e um, menino.
 Os dois se amavam, mas de formas diferentes.
 Ela tudo lhe dava ele sempre feliz.

3- Trabalhando com o Poema: 
Beleza Verde
Jussára C. Godinho.




 

Sou verde frondosa,
Precisas me ver
Bela e formosa
Eu quero viver!

Minhas flores
Exalam mil cores
Minhas folhas
Espalham tantos olores

Alimenta a terra
Minha profunda raiz
Minha existência
A todos faz feliz

Sou bela e formosa
Bonita de ver
Verde e frondosa
Deixa-me viver!

                a) Leitura Silenciosa e oral.

                b) Escolha uma estrofe e faça a ilustração: 

                c) Separe as sílabas das palavras e conte as letras. Agora copie a letra inicial e final de cada palavra abaixo:

                 verde-
                 frondosa-
                 alimento-
                 bonita-

                d) Circule a silaba mediana de cada palavra:

                 precisas - formosa - espalham - exaltam - frondosa
                
                e) Vamos construir frases coletivas:
                 
                beleza
                verde
                folhas
                flores
                
                f) Para casa:

                Peça para um responsável ler o poema que esta no caderno: Beleza Verde de Jussára C. Godinho.
                E faça o reconto através de desenho em uma folha a parte para montarmos um  painel dentro da sala de aula e expor no mural do corredor da escola.


4- Com a ajuda da professora fazer um paralelo entre o  Poema: Beleza Verde de Jussára C. Godinho com o Livro: A árvore generosa  e registrar no quadro-giz.               


Nenhum comentário:

Postar um comentário