segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Matemática - PACTO - Em Juiz de Fora/MG.



ROTEIRO DA FORMADORA: ANA PAULA PARA DESENVOLVER SEU ÓTIMO TRABALHO COM OS OES: 
Formadora: Ana Paula.



ATIVIDADE : QUAL É O MEU TAMANHO?

1º Momento:  Divisão dos participantes em grupo. Cada um deverá medir a altura de seus colegas, utilizando os seguintes materiais: régua (30cm) e pedaços de barbante ( 20cm e 10cm). Conforme realizam as medições, devem registrar os resultados preenchendo a tabela já construída no quadro, conforme modelo abaixo:

NOME
BARBANTE
GRANDE
BARBANTE
PEQUENO
RÉGUA
FITA
MÉTRICA
Ana Luíza
6 e um pedaço
12 e um pedaço
4 e um pedaço
1metro e...
Ana Clara
5 e dois pedaços
10 e dois pedaços
3 e dois pedaços
1metro e...
Thalita
7
14 pedaços
5 pedaços
1metro e...
                        
 * Analisar os resultados da tabela
   - Somos todos iguais?
   - Quem é a mais alta? E a mais baixa?
   - O que terá mais precisão: comparar pelo número de vezes que o barbante   foi utilizado ou pela régua? Por quê?

* Sistematizar o conceito de medidas, fazendo relações e discutindo sobre a necessidade de uma unidade padrão para que haja maior precisão nos resultados obtidos. Apresentar o metro como unidade padrão, fazendo as relações necessárias, como p.ex.: 1 metro equivale a 100 centímetros.

NOSSA TURMA É D +:







1- Leitura do feedback.




2- Sistema Monetário:

       1) Perguntar as OEs quais atividades tem sido realizadas por elas ao trabalhar o Sistema Monetário – explorar as narrativas (explorar a importância de trabalhar “trocas” antes de iniciar com as notinhas – troca de fichinhas coloridas, brinquedos, figurinhas, etc..).

      3- Situação problema pedir que algumas OEs resolvam:

1)      Com notas de 1, 5, 10, 50 e 100 reais, forme R$ 120,00 reais de várias maneiras:

a)      Como desejar.
b)      Com a maior quantidade de notas possível.
c)      Com a menor quantidade de notas possível.
d)      Com oito notas.
e)      Com cinco notas. 






4 - Explorar o   texto do caderno e slides “ Valor Monetário” (p. 48 a 52).


Setembro/2014.

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