sábado, 1 de novembro de 2014

PNAIC - Jogo Matematico:Jogo do vizinho

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
APRENDENDO PARA VIDA
 
Vamos aprender com a professora Lourdes. Ok!

PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


Jogo do vizinho

Dividi a turma em grupo de 3, enumerando cada um: grupo 1, grupo 2, grupo 3, grupo 4, grupo 5 e grupo 6. Cada grupo escolheu seu líder. Sendo assim 18 alunos participaram do jogo.

Dei uma cartela com o desenho de 10 casinhas e um envelope com fichas numeradas de 0 a 9.


Os eixos abordados foram: ”Números e operações “,direitos números: 2, 3 e 4. “Grandezas e medidas”, direito número 4.

.Objetivos:

..Identificar o número que vem antes, entre e depois, numa sequência numérica de 0 a 9

..desenvolver o espírito investigativo, crítico e criativo, no contexto de situações-problemas, produzindo registros próprios e buscando diferentes estratégias de solução.

.Jogo

Comecei o jogo, mas assim que fiz a primeira pergunta, um dos alunos gritou a resposta correta e colocou o numeral na casinha. Os colegas não gostaram e realmente não podia. Então combinamos de fazerregras a para o jogo.

Pedi que cada um falasse o que eles achavam que não podiam fazer. Eles elaboraram as seguintes regras que eu fui registrando no quadro:

1-Não gritar as respostas.

2-Não conversar alto.

3-Evitar conversas paralelas.

4-Não soprar, nem deixar as fichas caírem.

5-Quem não levantar a mão, ou levantá-la atrasada não poderá marcar colocar o número na casinha.

6-Quem levantar a mão e não souber a resposta correta, não poderá marcar o número na casinha, mesmo que lembrar-se depois.

.Observação:

Eles decidiram que quem não cumprisse as regras, sairia do jogo e o grupo jogaria com menos um.

Assim reiniciamos o jogo. O grupo 6 venceu o jogo pois preencheu todas as casinhas.

A atividade foi feita dentro da sala de aula, com duração de 2 horas.

Os materiais usados foram: 1cartelas com desenhos de 10 casinhas para cada grupo, 1 envelope contendo fichas numeradas de 0 a 9, do tamanho que coubesse na casinha,1 envelope para cada grupo, quadro e giz para explicar o jogo e registrar as regras. Usamos lápis de cor para colorir as casinhas.

Escolhi esse jogo para sanar as dúvidas de alunos que demonstravam a em:

.Reconhecer a sequência numérica.

.Números que vem antes, entre e depois.

.Dificuldades encontradas:

.Trabalhar em grupo, pois os alunos não queriam sentar com outros colegas, uma vez que já tinham seu próprio grupo.

.Manter a ansiedade dos componentes do grupo para falar a resposta já que estavam levantando as mãos ao mesmo tempo. Precisei ir de grupo em grupo para ouvir a resposta e saber se estava correta, visto que, se falassem a resposta em voz alta o outro grupo poderia ouvir.

.Avaliação

A avaliação foi feita através de observação, das respostas dadas pelos alunos e da participação.

.Apreciação

O objetivo foi alcançado, pois sempre que o grupo errava, eles questionavam comigo porque que estava errado, então os grupos que acertavam explicavam, assim houve uma porcentagem muito grande de participação.

Houve também um questionamento sobre a mudança de grupo onde, discutimos a importância de se trabalhar com outros colegas e o respeito que devemos ter uns pelos outros, e que devemos conviver bem com todos.

Achei o jogo muito útil, satisfatório e necessário. Os alunos trocaram ideias entre si sobre as respostas.

Desde o início do ano que eu estava abordando o assunto com pouco sucesso, mas após o jogo já senti um progresso satisfatório, pois percebi o desenvolvimento na aprendizagem de alguns alunos. Notei também que após o jogo houve um entrosamento entre os alunos que não queriam trocar de grupo e os novos componentes. Consegui aproximá-los, pois havia tentado outras vezes sem sucesso e esse jogo muito me ajudou.

Com esse desenvolvimento concordei com eles ao me pedirem para jogar novamente em outro momento, com o mesmo grupo e depois individual.

.Bibliografia

Jogo tirado da coleção: “No mundo da alfabetização”, volume 2, páginas 94 e 95.

Autora: Rosemere de Souza Pereira

Editora: FAPI INDÚSTRIA GRÁFICA LTDA – 1 ª edição março de 2001Foram acrescentada algumas ideias dos alunos do 1º ano- turma 102-turno da manhã ou 1º turno e completadas pela professora: Lourdes da Anunciação Pereira Leal.


Professora Lourdes explicando o jogo e o resultado do mesmo dentro da sua turma de 1º ano.
Ensinando as pactuantes a jogar.






Foi um sucesso esse jogo.Parabéns Professora Lourdes pelo seu desempenho e dedicação ao desenvolver as atividades oferecidas pelo Pacto. Um abraço da sua Supervisora e Orientadora.

1º ANO – 102
PROFESSORA: LOURDES DA ANUNCIAÇÃO PEREIRA LEAL 


Nenhum comentário:

Postar um comentário