sábado, 5 de setembro de 2015

Biografia: Laene Teixeira Mucci


Nascida e criada em Ponte Nova ( 16/11/28 ), casada com João Mucci Daniel durante mais de cinquenta anos, com quem teve seis filhos que lhe deram oito netos.

 Filha de Damásio Teixeira e Nathayl Gisélia,  vem  lidando  com  a arte desde os 8 anos, nas áreas da Poesia e do Teatro.  Bem mocinha, foi radialista na Rádio Sociedade de Ponte Nova,  onde escreveu  e  apresentou diariamente, programas: Bom-dia pra você e Teatro da tarde.Desde sempre, Laene Teixeira Mucci escreveu e dirigiu peças de teatro, teatro-revista, jograis, monólogos, nas  escolas  onde  foi professora, em sua terra e em cidades onde morou. Lecionando português e francês, sempre utilizou a Arte a serviço da Educação.
Na década de 40, criou desfiles para o bloco “Tampinha”, e escreveu  e dirigiu o teatro-revista “Show Turma da Tampinha”, no Cine Vitória.
          Quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou Ponte Nova, foi declamado um poema seu, em praça pública, por Amariles Saltarelli. Os poemas para os centenários:  de Ponte Nova, da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e do bairro de Palmeiras foram também escritos por Laene.
Lecionando nas Escolas Públicas escreveu, encenou e  dirigiu  peças de cunho pedagógico:
“A Marcha do Tempo” no então Grupo Escolar José Mariano.
 “Em busca do Palácio do Saber” no Antônio Martins.
“O Anjinho da Fé ”para uma festa na paróquia de São Sebastião.
 “Reunião em Shangri-lá” no Otávio Soares.
Nas décadas 50/60, morando em  Ervália, Cristina e Ubá, escreveu e dirigiu  declamações e teatros-revista:
Escandinávia: Monólogo em verso – em Ervália, interpretado por Celina Vasconcelos..
“Apresentação lítero-musical de fim de ano escolar ” – com a Escola Paroquial Domingos Sávio – em Cristina.
“Aquarela de Amor” ( Desfile )
          “Festival da Primavera” – teatro revista com o Colégio Estadual – em Ubá.
No início dos anos 70  realizou a I Exposição Folclórica  de Ponte Nova ( Exposição Alice Inês da Silva )  e  o  Debate Literário:  “Autoria  das  Cartas Chilenas,”  na  Escola  Municipal  José Maria da Fonseca.
Em 1976, Laene escreveu e, junto com Graça Monteiro, dirigiu  o espetáculo em comemoração aos 111  anos  de Ponte Nova,  com alunos da Escola  Estadual  Antônio  Gonçalves Lanna,  apresentado  na  sede social do Primeiro de Maio.
Seu primeiro livro foi “Canção de Maria do Piauí”,  lançado  em  1976, por Délcio Teobaldo, Fernando Mansur, Guilherme Daniel e Ricardo Motta, no Jardim de Palmeiras.
São inúmeros os poemas que fez  para Ponte Nova. Seu livro “Terra”, lançado em 1991, pela Loja Maçônica Confidentes do Vale, no Esporte Clube Palmeirense, é todo dedicado a pessoas da nossa cidade.
De lá pra cá, Laene escreveu mais de 70 livros, diagramados e encadernados por ela mesma, em seu computador e oficina.  
         Em 1978 e 1980, promoveu os  Festivais  de  Declamação que atraíram declamadores de todo o Estado. Os festivais se tornaram tradição na cidade e  hoje, a SEMEC  está  realizando, anualmente,  festivais,   também de declamação, com  as crianças  das  escolas  públicas  que sempre vão à casa de Laene  ensaiar  e  pedir novas poesias.
         Sua casa é assim: portas abertas sempre  a quem  vai  pedir palavras  de sétimo dia, quinze anos,  bodas de prata  e ouro, nascimento, agradecimento  e para todo tipo de celebração.  “Como uma quituteira da literatura ou bordadeida emoção,  dona Laene  distribui  alegria  e aconchego  em  forma  de versos, crônicas, discursos, elegias...” ( L. M. D. )
         Na década de 90, “Sintonia de Natal” foi o espetáculo de fim de ano da Loja Maçônica Confidentes do Vale”, escrito  e  dirigido  por  Laene Teixeira. Mucci. Ainda nessa década, recebeu no Palácio da Liberdade, em  Belo Horizonte, a medalha de Honra ao Mérito da Educação.  Em Ponte Nova,  foi  con- decorada com a Comenda Milton Campos.
         Para este ano de 2004, seu  filho  Eduardo  está  promovendo  a  edição de dois  livros que já estão na oficina da Graffcor: “Ainda Terra e Sempre Terra” e  são  uma  continuação  do Livro Terra, mantendo  a  homenagem que  a autora faz todo ano a Ponte Nova, no aniversário da cidade.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário