sábado, 5 de setembro de 2015

Trabalhando com a história da Dona Baratinha



Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Portfólio
Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para a vida”
 2014

Professora: Vânia Lima – 1º ano/1º turno.



A história da Dona Baratinha
Recomendada por João de Barro (Braguinha)


Justificativa

          No processo de alfabetização, é grande o número de dificuldades no desenvolvimento das linguagens oral e escrito.
          Com o objetivo de sanar esse obstáculo, resolvi confeccionar junto com os alunos um livrinho para estimular a leitura e a oralidade.

Identificação da turma

          A turma do 1º ano, do 1º turno é composta por crianças que iniciaram o ano letivo com 5 anos de idade, hoje todos têm 6 anos completo.
Os alunos já tinham conhecimento do assunto que iam trabalhar por ser um tema bastante conhecido entre os clássicos infantis.
          Duração: (2 aulas e 20 minutos) 120 minuto.

Objetivo

• Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.
•Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.
•Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

Desenvolvimento

Ao trabalhar a história da Dona Baratinha com os alunos do 1º ano, senti a necessidade de ir além, ao perceber que essa história despertou grande interesse por parte dos alunos. Então propus que fizéssemos um livro com a história, onde eles organizariam e montariam na ordem correta de acordo com a leitura deleite.
       A seguir iriam colorir e colar as falas de acordo com cada personagem.
          Providenciei o xerox da história somente com algumas cenas, para que o trabalho não tornasse cansativo e as crianças não perdessem o foco.
          Depois distribui o material para cada aluno.Eles recortaram e montaram a sequência de acordo com os desenhos.
          Em seguida distribui o texto com a história desorganizada (frases) fora da sequência, onde eles teriam de lê-las e organiza-las.
      Percebi que isso ajudou muito na compreensão dos fatos e na organização do livro, pois já tinham conhecimento da história, facilitando na confecção da atividade.
      Observei que todos os alunos realizaram com dedicação e prazer.
      Após o livro confeccionado surgiram várias perguntas e sugestões por parte dos alunos.

Perguntas:

a) Será que haverá casamento?
b) Com quem se casaria Dona Baratinha?
c) Por que seu Ratão não esperou o casamento para depois comer a feijoada?

Por que Dona Baratinha não pôs cadeado na porta da cozinha?  
Finalizamos, expondo todos os livros e registramos com fatos os trabalhos dos alunos.
O trabalho foi realizado em pequenos grupos, mas cada um tinha o seu livro para desenvolver a atividade proposta por mim. Os alunos se interagiam uns com os outros discutindo na maneira deles, criando soluções para finalizarem a colagem e a sequência das frases.

 Avaliação:

          A avaliação foi realizada através de uma exposição onde alunos dos outros 1º anos foram visitar a obra de arte realizada por eles.
A interação dos alunos foi excelente, todos me surpreenderam com o resultado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário