domingo, 20 de março de 2016

Conceitos, Fundamentos e Estrutura do Planejamento na Educação Infantil



Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida.

Disciplina: Organização Funcionamento Sistema Escolar        
 Professora: Elaine

Conceitos, Fundamentos e Estrutura do Planejamento na Educação Infantil
Artigo por Colunista Portal - Educação

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano
Entender o que é ensinar é algo primordial na formação docente. Requer reflexão e aprofundamento teórico.
“Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano, muito mais do que imaginamos. Nas coisas mínimas do dia a dia, como tomar um banho ou dar um telefonema, estão presentes atos de planejamento. Existem, evidentemente, diferentes níveis de complexidade de ações e, portanto, de planejamento”. Celso dos Santos Vaconcellos, 1995.
Em diferentes momentos e lugares em que a educação se desenvolve, somos solicitados a apresentar algum tipo de documento que expresse o planejamento do trabalho a ser desenvolvido. Seja a proposta pedagógica da escola, o projeto político-pedagógico da instituição, o plano de curso, o plano de aula, enfim, a necessidade de se trabalhar de forma planejada sempre foi uma constante e continua fortemente presente no interior da escola.
Uma análise nos registros históricos sobre o ato de planejar permite identificar que esta ação humana esteve presente desde os primórdios. Antever suas ações, pensar e estabelecer objetivos prévios para satisfazer suas necessidades faz parte do rol de habilidades desenvolvidas pelo ser humano que, ao longo de sua existência elabora estratégias e organiza situações e eventos com objetivos definidos em busca de resultados satisfatórios.
Diversos autores registram a evolução histórica do ato de planejar. Segundo Friedman (1960, apud HERRERA, 2007), "o planejamento é uma atividade pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificado".
Dessa forma, planejar é estudar. Diante de um problema procura-se refletir para decidir quais as melhores alternativas de ação possíveis para alcançar determinados objetivos a partir da realidade encontrada. Sendo assim, o planejamento é hoje uma necessidade em todos os campos da atividade humana.


Assim o planejamento é um elemento fundamental para a estruturação do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nas outras etapas de ensino da Educação Básica, pois se constitui em uma ferramenta de trabalho do professor, que envolve uma reflexão crítica sobre sua prática docente.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

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