terça-feira, 1 de março de 2016

Resumo:“Por que” e “como” o Projeto Pedagógico é realizado?-



MICOTTI; M. C. O. Leitura e escrita: como aprender com êxito por meio da pedagogia por projetos. São Paulo: Contexto, 2009.
A pedagogia por projetos como alavanca para as aprendizagens - prefácio escrito por Josette Jolibert, para o livro Leitura e Escrita: como aprender com êxito por meio da pedagogia por projetos, de Maria Cecília de Oliveira Micotti, Editora Contexto: São Paulo, 2009.
---------------------“Por que” e “como” o Projeto Pedagógico é realizado?--------------------------
A pedagogia por projetos apresenta-se como uma estratégia educativa global que consiste em dar SENTIDO a todas as horas que os aprendizes passam na escola, confiando neles e permitindo-lhes propor, decidir, gerenciar e avaliar os projetos que correspondem aos seus desejos, às suas necessidades e aos recursos materiais ou humanos disponíveis. (p.19)
É, ao mesmo tempo, e indissociavelmente, a construção das competências de que eles mesmos necessitam para executar estes projetos e que correspondem, precisamente, às aprendizagens definidas pelos programas.
A prática dessa pedagogia se inicia quando o professor pergunta: “o que nós vamos fazer juntos neste ano?”mais tarde, o professor ou um aluno perguntará: “o que nós iremos fazer este mês?” ou “O que faremos essa semana?” ou “O que faremos juntos hoje?”
Trata-se nada menos de:
- mudar o status das crianças, considerando-as capazes de se projetar no futuro imediato, de se propor, argumentar, decidir, gerir e avaliar suas atividades escolares; e, para os adultos, trata-se de transformar a representação que els, geralmente fazem das potencialidades das crianças;
- repensar o conceito de atividade, distinguindo a tarefa de manter as crianças ocupadas com falsas motivações. É necessário distinguir a atividade intelectual de uma simples tarefa para executar.
- analisar o conceito de aprendizagem; são os próprios aprendizes que constroem suas aprendizagens, o que é feito com a ajuda dos outros, isto é, graças às interações com seus pares e à mediação de seus professores.
- instaurar nas classes condições para uma verdadeira vida cooperativa, o que requer tempo para debates semanais, reuniões regulares de conselhos cooperativos destinadas a avaliar os projetos e as aprendizagens.
A pedagogia de projetos condiz com a aprendizagem da leitura e da escrita porque cria situações autenticas de comunicação com interlocutores verdadeiros, pois todo projeto de ação implica;
- comunicar-se oralmente: dialogando, discutindo, expondo, argumentando, descrevendo, analisando, resumindo, sintetizando...
- comunicar-se por escrito: lendo e escrevendo cartas, artigos de informação, fichas técnicas, cartazes, contos, poemas, adivinhas, roteiros, relatórios...
- relacionar-se com interlocutores: própria classe, escola, pais, outras escolas, vizinhança, comunidade, país, região e até atingir o que as crianças chamam de “vasto mundo”.
Assim, aprende-se a ler e a escrever porque isto é necessário para executar o projeto em andamento. E as atividades são realizadas por prazer ou para resolver questões práticas.
 Obs: Bônus oferecido pelo PNAIC/2015

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