quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atividade 4.6

Unidade: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Relato da Aplicação do Plano de Aula.

1º dia (17/9/2010):

No ambiente em Ponte Nova sobre a orientação de Emanuelle e Conceição, eu e Ana Lúcia sentamos e começamos a elaborar este plano, cujo Tema: Como trabalhar educação inclusiva.
Subtema: Orgão dos Sentidos – Inclusão
Público alvo: Ensino Fundamental Inicial e Final
Ano: 3º, 4º e 5º anos.
Duração: 3 aulas de 50 minutos.

Objetivo: Descobrir e valorizar o próprio corpo de maneira lúdica e prazerosa.
Sensibilizar os alunos para a educação inclusiva.

2ºdia (22/9/2010):

Aula ministrada por Elaine Auxiliadora Maurício Neves.
Na Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para a vida!”
Alunos do 5º ano do ensino fundamental
da professora Rita Roberto
1º Momento: Conversei com a turma do 4º ano e mostrei no datashow os Orgão dos Sentidos.
http:// wwwbioatividade.hpg.com.br/sentidsos.htm
Conversei com eles, e fui mostrando o que é, e para que serve cada orgão. E qual a diferença dos orgãos do sentido com as partes do corpo.
Dividir os alunos em 5 grupo entregando um orgão para cada, onde eles irão explicar o que entenderam.
2º Momento: Convidar os alunos a ir ao pátio da escola e desenvolver a dinâmica “No escuro por um momento”
• Dois a dois onde um dos colegas irá tampar os olhos do outro com um pedaço de T N T e ele o guiará tomando cuidado para que não machuque. Este terá que circular o ambiente e o colega terá que conduzir o companheiro a tocar em objetos diferentes. Sentir o cheiro, ouvir o barulho dos pássaros, etc...
• O colega deverá deixar o que está com os olhos vendados sozinhos em um lugar sentado de preferência. E ir embora. (sentar em outro lugar).
• Depois eu e a professora buscaremos esses alunos de olhos vendados e faremos uma corrente até que todos se encontrem. Pedir que todos tirem as vendas dos olhos.
• A seguir faremos um círculo e ouviremos a opinião de cada um.

3º Momento: Hora da tarefa: Pedir que os alunos façam uma pesquisa sobre o que é inclusão?
Sugeri que visitem o Telecentro e pesquisem o endereço:
• http://wwwgoogle.com.br
• Inclusão escolar sonho ou uma realidade.
Não esqueçam de fazer a copia do texto.

3º dia (24/9/2010):

• Em grupo conversei com a turma e apresentei o texto no datashow e fui fazendo a leitura protocolada.

• Depois entregarei uma folha de papel cartaz, pincéis, lápis de cor para cada grupo onde cada um irá desenhar o que mais gosta ou não gosta em seu corpo.
Logo após fizemos apresentação dos trabalhos. E fui prestando atenção nos relatos de cada um.
A seguir visitamos as dependências da escola, visualizando as mudanças que ocorreram (acessibilidade).
Durante a visita eu fui conversando e explicando aos alunos os objetivos de tudo que observávamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário