quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Para vocês meus queridos educadores:

Professora do coração

Joguei meu lápis para cima
Ele caiu rolando no chão
Escrevendo por toda parte
Professora do meu coração

Minha professora é muito sabida
Sabe coisas que até Deus duvida
Sua cabeça parece um dicionário
Onde tudo está registrado

Ela entende de números e letras
De história, geografia e matemática.
Sabe de cor o nome dos presidentes
Nomes de gente famosa viva ou morta

Minha professora tem o coração
Do tamanho de um melão
Quando eu caio, no recreio, ela diz:
_ Minha filhinha, não chore, não.

Ela sabe dar risada gostosa
Das coisas bobas da meninada
Sabe falar forte, reclamar.
Mas sabe falar macio, agradar.

Ela corrige minhas provas
Dando as notas bem certinhas
Ela não é professora injusta
Ela faz tudo com justiça e carinho



Por isso, jogo meu lápis de novo.
Ele cai rolando no chão
Escrevendo esta poesia bonita
Para a professora do meu coração


Feliz dia dos Professores!
Um abraço!!
Obs: Essa mensagem nós da Equipe de Liderança da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto fizemos um mural e colocamos na sala dos professores.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atividade 4.7

Achei interessante, a maneira que fizemos está atividade.
A leitura do texto: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.Sistema Conceitual e a minha cara metade (Dinâmica da Lua) Marcilene foi super legal, interagimos e chegamos a conclusão que foi uma retrospectiva do curso,onde Emanuelle e Conceição abordaram muito bem o assunto.
Abraço!
Elaine.

Atividade 4.6 B:

Unidade: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Relato da Aplicação do Plano de Aula

No término do projeto, gostei muito e pude perceber que os alunos se envolveram e aproveitaram o máximo.
As atividades que proporcionei surtiram efeito e todos se envolveram. Achei interessante quando vendei os olhos deles e logo a seguir ficaram surpresos e perceberam que é ruim não ver, mas ao mesmo tempo precisaram vedar os olhos para dar valor a vida.
E ao assistir a mensagem e passear em volta da escola perceberam ao importância de mudar o ambiente para atender os portadores de deficiência.
Eu fiquei muito feliz com eles.E agradeço a Deus e aos meus colegas do ambiente, juntamente com as professoras Emanuelle e Conceição por ter contribuído para o meu crescimento.
Valeu!
Um abraço.
Estou com saudades de vocês.

Atividade 4.6

Unidade: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Relato da Aplicação do Plano de Aula.

1º dia (17/9/2010):

No ambiente em Ponte Nova sobre a orientação de Emanuelle e Conceição, eu e Ana Lúcia sentamos e começamos a elaborar este plano, cujo Tema: Como trabalhar educação inclusiva.
Subtema: Orgão dos Sentidos – Inclusão
Público alvo: Ensino Fundamental Inicial e Final
Ano: 3º, 4º e 5º anos.
Duração: 3 aulas de 50 minutos.

Objetivo: Descobrir e valorizar o próprio corpo de maneira lúdica e prazerosa.
Sensibilizar os alunos para a educação inclusiva.

2ºdia (22/9/2010):

Aula ministrada por Elaine Auxiliadora Maurício Neves.
Na Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para a vida!”
Alunos do 5º ano do ensino fundamental
da professora Rita Roberto
1º Momento: Conversei com a turma do 4º ano e mostrei no datashow os Orgão dos Sentidos.
http:// wwwbioatividade.hpg.com.br/sentidsos.htm
Conversei com eles, e fui mostrando o que é, e para que serve cada orgão. E qual a diferença dos orgãos do sentido com as partes do corpo.
Dividir os alunos em 5 grupo entregando um orgão para cada, onde eles irão explicar o que entenderam.
2º Momento: Convidar os alunos a ir ao pátio da escola e desenvolver a dinâmica “No escuro por um momento”
• Dois a dois onde um dos colegas irá tampar os olhos do outro com um pedaço de T N T e ele o guiará tomando cuidado para que não machuque. Este terá que circular o ambiente e o colega terá que conduzir o companheiro a tocar em objetos diferentes. Sentir o cheiro, ouvir o barulho dos pássaros, etc...
• O colega deverá deixar o que está com os olhos vendados sozinhos em um lugar sentado de preferência. E ir embora. (sentar em outro lugar).
• Depois eu e a professora buscaremos esses alunos de olhos vendados e faremos uma corrente até que todos se encontrem. Pedir que todos tirem as vendas dos olhos.
• A seguir faremos um círculo e ouviremos a opinião de cada um.

3º Momento: Hora da tarefa: Pedir que os alunos façam uma pesquisa sobre o que é inclusão?
Sugeri que visitem o Telecentro e pesquisem o endereço:
• http://wwwgoogle.com.br
• Inclusão escolar sonho ou uma realidade.
Não esqueçam de fazer a copia do texto.

3º dia (24/9/2010):

• Em grupo conversei com a turma e apresentei o texto no datashow e fui fazendo a leitura protocolada.

• Depois entregarei uma folha de papel cartaz, pincéis, lápis de cor para cada grupo onde cada um irá desenhar o que mais gosta ou não gosta em seu corpo.
Logo após fizemos apresentação dos trabalhos. E fui prestando atenção nos relatos de cada um.
A seguir visitamos as dependências da escola, visualizando as mudanças que ocorreram (acessibilidade).
Durante a visita eu fui conversando e explicando aos alunos os objetivos de tudo que observávamos.

Agradecimento:

Olá Pessoal.
Pena! Que terminoiu os nossos encontros no ambiente em Ponte Nova.
Hoje quero agradecer ao nosso colega Ademir por ter terminado a nossa tarefa .
Graças a Deus que ele foi escolhido por todos nós.E elaborou um texto maravilhoso sobre o Uso de Tecnologias no Currículo. Não é mesmo?
Claro que todos contribuimos com ideias, mas ele colocou o tempero que faltava.
Por isso desejo a todos um forte abraço!
Tchau.