quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como desenvolver um trabalho na sala de aula utilizando o Cantinho de leitura.

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
Aprendendo para a vida
Coordenadora: Lilia Beatriz
Supervisora: Elaine.
Orientadora: Maria Tereza
Professora: Vânia Lima.
2ºano / 3º turno

A professora Vânia Lima vem nos mostrar um dos seus trabalhos desenvolvido na sala de aula.

PROCESSO:



1. Escolher um cantinho na sala de aula;
2. Fixar o porta livro com vários tipos de livros e textos;
3. Pedir aos alunos que após terminarem as atividades do dia, utilizem o cantinho;
4. Organizar os alunos em pequenos grupos;
5. Pedir que cada aluno escolha um texto de acordo com o seu interesse( lâmina de leitura, gibi, livros, revistas, jornais e outros);
6. Fazer uma leitura silenciosa para treinar a apresentação para toda a turma;
7. Avaliar a leitura em grupo (Meninos x Meninas): Muito Boa Boa, Precisa Melhorar;
8. Registrar as avaliações feitas pelos alunos, utilizando o cartaz Campeão da Leitura;
9. Trocar leituras ou livros ( um lendo para o outro);
10. Escolher a leitura do grupo que ganhou e trabalhar com o texto;
11. Discutir sobre as melhorias a serem feitas para alcançar os objetivos proposto

PROCESSO: QUEM BRINCA APRENDE MUITO MAIS...

META PRIORIZADA: EXPRESSAR-SE ORALMENTE.
TURMAS: 2ºANO / 3º turno
PROFESSORA: Vânia Lima/2011

OBJETIVOS:

- Proporcionar as mesmas oportunidades tanto aos mais tímidos quanto aos mais falantes.
- Despertar nas crianças a importância de expressar-se bem.

JUSTIFICATIVA:

No processo de alfabetização, é grande o número de fracassos causados por dificuldades no desenvolvimento das linguagens oral e escrita. Com o objetivo de remover esse obstáculo, resolvi confeccionar alguns jogos para resolverem e estimular a leitura e oralidade utilizando jogos.

Embora neste trabalho seja usado muito mais como veículo para acelerar a alfabetização e garantir o sucesso, não se pode deixar de lado o prazer de jogar e obter prêmios para incentivar os alunos. Não se pode esquecer do desejo e alegria que o jogo em si proporciona às crianças. E essa alegria tem tudo a ver com a educação.






Passos para o processo:

1. Conversar com os alunos sobre a leitura e a escrita;
2. Mostrar os tipos de jogos e suas a diferenças;
3. Convidar a professora de Educação Física para fazer parte dessa tarefa;
4. Confeccionar as cartelas dos jogos;
5. Apresentar para os alunos os jogos confeccionados;
6. Formar grupos com quatro alunos cada;
7. Explorar o máximo o jogo que eles estavam precisando no momento, cada grupo relatará e escreverá o que aprendeu no caderno e como foi feito para chegar ao resultado;
8. Trabalhar a oralidade dos alunos.
9. Avaliar o impacto.

2 comentários:

  1. Muito bom o cantinho da leitura, parabéns aos mentores. Peguei a mesma ideia para usar na minha sala de leitura. :)
    Obrigado

    ResponderExcluir