quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Coelho que não era da Páscoa. Ruth Rocha.






























Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
Dramatização
3º turno/2011
O COELHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA.
Ruth Rocha
(Sobre a direção de Roseli Ventura- Professora do uso da biblioteca)

Narrador: (Roseli) Vivinho era um coelhinho, branco, redondo, fofinho.
Todo o dia, Vivinho ia á escola com seus irmãos.
Aprendia a pular, aprendia a correr...
Aprendia qual a melhor couve para se comer.
Os coelhinhos foram crescendo, e chegou a hora de escolherem uma profissão.
Os irmãos de Vivinhos já tinham resolvido:
Bruno: Eu vou ser coelho de páscoa, como meu pai.
Davi: Eu vou ser coelho de páscoa como meu avô.
João: Eu vou ser coelho de páscoa, como meu bisavô.
Narrador: E todos queriam ser coelhos de páscoa, como o trisavô, o tataravô. Como todos os avôs.
Só Vivinho não dizia nada.
Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
Cleiton: E você, Vivinho? E você?
Luiz Felipe: Bom...! Dizia Vivinho.
Luiz Felipe: Eu não sei o que quero ser, mas sei o que não quero:
Ser coelho da páscoa.
Narrador: O pai de Vivinho se espantou, A mãe se escandalizou
Amanda: Oooooohhhhh!
Narrador: Vivinho arranjou. Uma porção de amigos:
O beija flor florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda.
Bruno: Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?
Narrador: Os irmãos de Vivinho diziam.
Narrador: Os pais de vivinho se aborreciam:
Amanda: Um coelho tem que ter uma profissão, onde é que nós vamos parar com essa vadiação? Luiz Felipe: Não se preocupem, estou aprendendo uma ótima profissão.
Cleiton: Só se ele está aprendendo a voar.
Narrador: Os pais de Vivinho diziam:
João: Só se ele está aprendendo a zumbir ( os irmãos de Vivinho caçoavam).
Narrador: Vivinho sorria e saía, pulando, para se encontrar com seus amigos.
O tempo passou. A páscoa estava chegando. Papai e mamãe coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas as fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender. Em todo o lugar a resposta era a mesma:
Mateus: Tudo vendido. Não temos mais nada...
Narrador: O casal coelho foi a tudo que foi fábrica da floresta.
Do seu antão, do seu João, do seu Simão,
Guilherme: Tudo vendido, tudo vendido...
Narrador: Do seu Veloso, do seu matoso, do seu Cardoso.
Cristhian: Tudo vendido, tudo vendido.
Narrador: Do seu Tônio, seu Petrônio, seu Sinfônio. Tudo vendido, tudo vendido. Mas a resposta era sempre a mesma. Tudo vendido seu coelho, tudo vendido... (Os dois voltaram para a casa desanimados).
Amanda: Ora essa isso nunca aconteceu...
Cleiton: Não podemos desapontar as crianças.
Amanda: Mas nós já fomos a todas as fábricas, não tem jeito, não.
Os irmãos do coelhinho estavam tristes.
Davi: Nossa primeira distribuição...
Bruno: Ai que tristeza no coração!
Narrador: Vivinho vinha chegando com Melinda.
Luiz Felipe: Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
Bruno: É que nós não sabemos. Coelho da páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.
Luiz Felipe: Pois eu sei (disse Vivinho eu sei).
Cleiton: Será que ele sabe? (disse o pai).
João: Ele disse que sabe. (disseram os irmãos).
Amanda: Ele sabe, ele sabe! (disse a mãe).E com quem você aprendeu? (perguntaram todos).
Luiz Felipe: Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?
Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.
E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...
Narrador: A casa da família coelho virou uma verdadeira fábrica...
Narrador: Todos ajudavam: papai coelho, mamãe coelha, os coelhinhos...
Narrador: E os amiguinhos também:
Narrador: Florindo, o Beija- flor, Julieta, a Borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo.
Narrador: E era Vivinho que comandava o trabalho.
Narrador: E quando a páscoa chegou estavam todos preparados.
Narrador: As cestas de ovos estavam prontas.
Narrador: E os pais de Vivinho estavam contentes.
Narrador: A mãe de vivinho disse:
Amanda: Agora, nosso filho tem uma profissão.
Narrador: E o pai de Vivinho falou:
Cleiton: Cada um deve seguir a sua vocação...
Personagens:
• Narrador: Roseli
• Mãe Coelha: Amanda
• Pai Coelho: Cleiton
• 1° Coelho: Luiz Felipe
• 2° Coelho: Bruno
• 3° Coelho: Davi
• 4° Coelho: João Victor
• Borboleta: Maria Fernanda
• Abelha: Dayeni
• Beija- flor: Kesley
• Leão: Guilherme
• Ratinho: Cristhian
• Jacaré: Matheus

OBS: Os personagens que participaram desse teatro foram alunos dos 2º 3º 4º e 5º ano.
Roseli e Professores, deixo a vocês o meu recadinho: Continuem sempre criativos , dedicados e capazes de despertar nos outros a vontade de crescer. Admiro cada dia mais os seus desempenhos pela educação! Com carinho Elaine.

2 comentários:

  1. Valeu Elaine,vc me faz querer sempre mais!
    Obrigada pelo grande incentivo.
    Bjus!Roseli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseli te admiro muito.Continue colocando brilho em tudo que faz.
      beijos Eu.

      Excluir