terça-feira, 7 de agosto de 2012

Artes : 9º ano do Ensino Fundamental.

Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida!
Disciplina: Artes
Professora: Elaine
Supervisora: Ana Rosa 
Roteiro de Aula: ( 02 aulas)

Dinâmica do Nó: Então levei os alunos para  quadra da escola. Pedi que fizessem um circulo e com as mãos dadas olhassem quem estivesse do lado esquerdo e direito. Depois que soltassem as mãos e andassem pela quadra aproveitando o espaço. E assim que eu desse o sinal todos deveriam parar no mesmo lugar. E assim que cada um parou pedi que encontrassem com quem estava do lado direto e do lado esquerdo como no inicio e assim que cada um deu as mãos pedi que voltassem como era antes.
Foi uma confusão!

De volta para a sala:
Comecei com alguns questionamentos sobre a dinâmica fazendo um paralelo com o cotidiano. Pontos positivos e negativos.
 E fui relacionando tudo com a disciplina Arte. Tudo oral.

A seguir entrei esse texto abaixo e fizemos a leitura com paragrafação explicando de acordo com a leitura de cada aluno.

O Senhor é o meu Senhor,
E nada há de faltar. (23:1)
A VIDA É UMA ARTE...
Arte vem do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, a escultura e assim por diante.
Considera-se que no início da civilização a arte teria principalmente funções mágicas e rituais, mas ao longo dos séculos e das diferentes culturas tanto conceito como função mudaram de maneira importante, adquirindo componentes estéticos, sociológicos, lúdicos, religiosos, morais, experimentais, pedagógicos, mercantis, psicológicos, políticos e ornamentais, entre outros. O conceito de arte continua hoje em dia objeto de grandes debates, e permanece, a rigor, indefinido. A palavra também é usada para designar simplesmente uma habilidade ou talento especial, como a "arte médica", a "arte da pesca", etc, mas na bibliografia especializada designa geralmente atividades que têm características criativas e estéticas.
Definição
O principal problema na definição do que é arte é o fato de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Devemos, pois, ter em mente que a própria definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.
Numa visão muito simplificada, arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:
  • a manifestação de alguma habilidade especial;
  • a criação artificial de algo pelo homem;
  • o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
  • a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
  • a transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
  • a expressão da realidade interior do criador;
  • a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
  • a noção de valor e importância;
  • a excitação da imaginação e a fantasia;
  • a indução ou comunicação de uma experiência-pico;
  • coisas que possuam reconhecidamente um sentido;
  • coisas que deem uma resposta a um dado problema.
Formas, Gêneros, Mídias e Estilos

As artes são muitas vezes divididas em categorias específicas, tais como artes decorativas, artes plásticas, artes do espectáculo, ou literatura. Assim, por exemplo, pintura é uma forma de arte plástica, e a poesia é uma forma de arte literária.
Uma forma de arte é uma forma específica de expressão artística, é um termo mais específico do que arte em geral, mas menos específico do que gênero. Alguns exemplos incluem Arquitectura, Arte digital, Banda desenhada, Cinema, Dança, Desenho, Escultura, Graffiti, Fotografia, Literatura (Poesia e Prosa), Música, Pintura.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Finalizei com a dinâmica da bala:

Em dupla de acordo com o sexo masculino e feminino expliquei que sem a ajuda das mãos a dupla teria que descascar a bala e chupar. Então coloquei a bala na boca de cada um e iniciaram.
Foi incrível consegui atingir o objetivo que eu queria.

Obs: Trabalhei com eles a importância do sentir e a necessidade do outro como ser na sociedade.  O bom artista tem que ter sensibilidade.

 Para Casa:

Entreguei para cada aluno caixa de leite para que os mesmos pudessem encapar a caixa utilizando a criatividade.

Obs: Continuaremos na próxima aula usando a nossa arte.

Não percam. Vocês terão uma surpresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário