sábado, 8 de março de 2014

Pacto Nacional pela Alfabetização:O conto



TÍTULO DO TRABALHO: O CONTO COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO
Maria das Graças Almeida Salgado
Apresentação

Em sintonia com a da Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, aderi a esta causa com empenho afim de que a minha adesão possa colaborar efetivamente e correntemente na aquisição dos conhecimentos adequados pelos meus alunos. Nesse intuito desenvolvemos o nosso trabalho a partir o Conto Infantil: “Os três porquinhos” onde foi possível correlacionar todas as disciplinas ao conto, o que permitiu um maior envolvimento e participação dos alunos.



Fundamentação teórica

[...] Aquele que internacionalmente busca a reciprocidade, o ensino significativo e favorece a transcendência do conhecimento é um mediador. Alfabetizar é uma tarefa que nos exige não apenas conhecimento, mas também um olhar criterioso, afetivo e principalmente a crença real na comunicabilidade cerebral. A proposta sócioínteracionista de Vygotsky traz como máxima a ideia de que aprendemos com os iguais e crescemos com os diferentes e acredito que todo o ser humano é modificável. E é acreditando nessa capacidade de ser mediador entre a aprendizagem é necessário que assumamos o compromisso por uma Educação de Qualidade. Como já dizia Paulo Freire: _ Ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa está sendo de uma importância primordial e ate de certa forma acalentadora, porque descobrimos que muitas das estratégias apresentadas já fazem parte do nosso cotidiano através das socializações ocorridas nos nossos encontros. Além da interdisciplinaridade também dentro dos direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa página 32 da unidade 1 do ano 1. Para completar utilizei o direito de aprendizagem: Leitura – contemplei todos os eixos exceto o de número 6, 8, 10, 13, 14 e 19. No que diz respeito à Produção de textos escritos utilizei os eixos: Geral e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos; organizar o texto, dividindo – o em tópicos e parágrafos. Quando se trata de Oralidade utilizei todos os eixos, exceto o numero 6. Análises Linguísticas: Discursividade, textualidade e normatividade, trabalhei com os 4 primeiros eixos. Análises Linguísticas: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética também desenvolvi com os meus alunos todos os eixos exceto o numero 11, 12 e 16. Escolhi trabalhar com essa sequencia que depois acabou virando projeto, pois meus alunos de modo geral são interessados de maneira que me possibilitou realizar varias atividades para desenvolver esse projeto aproveitei o nível de desenvolvimento de cada um. 

Descrição das atividades e forma de avaliação 
Os alunos reconheceram a relação da sociedade e sua paisagem na dinâmica de seu cotidiano e na paisagem local; vivenciaram também experiências educativas na linguem da dança, músicas arte visuais. Compreenderam a relação entre Ciência, Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Aproveitei algumas atividades do livro baú do professor volume 4. 
A rotina do dia já acontecia, mas não era exposta na sala de aula. A leitura deleite que os alunos adoram, sabem usar o termo e cobram quando por um motivo ou outro ela não acontece. A sequência didática que já fazia parte da minha pratica, mas não direcionava através do conto infantil, foi achado. O livro que utilizei para contar historia foi bem diferente do tradicional porque era subdividido em quebra – cabeças que registravam cada acontecimento da historia. Usei como preambulo uma musica que os alunos ficaram interessados em seguida mostrei página por página e logo fiz o reconto e os personagens da historia. Aconteceu uma votação para a escolha dos nomes dos porquinhos, aproveitei para registrar no quadro e desenvolver a oralidade. Tivemos também a parceria da bibliotecária onde me ajudou a realizar esse projeto, destacando a importância de viver em sociedade. 
Materiais utilizados: livro com a historia dos três porquinhos, avental, personagens da historia em E.V.A, folhas xerocadas, urna, porquinho, fichinhas para a votação, lápis de cor.



Avaliação dos resultados

Os alunos demonstraram grande entusiasmo na realização desse projeto e tudo que viam em sua volta, lembravam-se do projeto de modo que passou a fazer parte da vida deles.
Foi um trabalho gratificante os alunos realizaram as atividades proposta. Todos alcançaram os objetivos esperados.
Considerações finais
Para mim foi muito enriquecedor tanto o trabalho em sala de aula como também nos encontros de formação. As socializações, as leituras, reflexões, os trabalhos em grupo e porque não? O compartilhamento do café da manha e lanche da tarde fizeram criar uma sintonia entre nos Pactuantes. As dinâmicas os incentivos pedagógicos e financeiros fizeram com que eu não me desanimasse. Mais o melhor de tudo isso foi a mudança que o Pacto proporcionou na minha vida profissional e como consequência direta uma mudança na vida. Participar dessa formação está me proporcionando uma segurança que até então tinha dado lugar a uma angustia. Os cadernos do Ano 1 apresentados em unidades de 1 a 8 são essenciais e esclarecedoras, o que permiti rever algumas posturas e adequar conscientemente perante a nossa realidade escolar dos meus alunos.

Referências bibliográficas

Ø  BIZZOTTO, Maria Inez AROEIRA, Maria Luísa: Alfabetização Linguística da teoria a pratica;
Ø  DOMINGUES, Artur: Desenho transmitido pela TV Cultura;
Ø  ALBERTINA: O porquinho que se apaixonou por uma galinha;
Ø  RODRIGUES, Cláudia. Conhecimento: quando o educador é mediador, revista linha direta;
Ø  BRASIL, Secretaria de Educação Básica, diretoria de apoio a Gestão Educacional;
Ø  PACTO, Currículo na Alfabetização: Concepções e princípios – ano 1 unidade1 / Ministério da Educação;
Ø  EMÍLIO, Sánchez Miguel. Caleidoscópio: Como ajudar a compreender a leitura: Revista Pátio ano 5. Março / Maio de 2013.




No Seminário


Coordenadora e Orientadora do Pacto/2013.

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