sábado, 29 de março de 2014

Relato- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade certa: JOGO CAÇA-RIMAS

TÍTULO DO TRABALHO: JOGO CAÇA-RIMAS
Tereza Barbosa Campos Ségala

No Seminário.
 
Apresentação
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como principal objetivo nos orientar.  O principal objetivo é favorecer boas condições de ensino, propiciando o acesso das crianças a materiais de qualidade.
Portanto, tenho observado o desempenho das crianças com mais dificuldade de aprendizagem.
vo é favorecer boas condições de ensino, propiciando o acesso das crianças a materiais de qualidade.
Portanto, tenho observado o desempenho das crianças com mais dificuldade de aprendizagem.
Fundamentação teórica 
A atividade aqui relatada é com jogo - Cada criança escolheu desenho do jogo; em seguida, peguei as outras peças que estavam em outra caixa, peças iguais às que foram escolhidas pelas crianças. Em uma mesa coloquei os desenhos com a gravura para baixo, fui chamado cada criança após deixar que eles memorizassem bem as gravuras. Foi um sucesso, pois divertimos muito, tirei duvidas dos alunos que foram surgindo durante a brincadeira. No final do jogo, entreguei uma folha em pauta e deixei que eles listassem as palavras do jogo.
Descrição das atividades e forma de avaliação
Nesta seção foram descritos os objetivos; levantei um conhecimento prévio dos alunos sobre os textos a serem lidos, reconhecendo e compreendendo alguns mecanismos de coesão textual, reconhecer a gíria e entender seu uso, compreendido o que é a gíria e a adequação de seu uso. Analisei os elementos de uma noticia ate que as crianças percebessem as características desse gênero, a compreensão de alguns mecanismos de coesão textual, escrevendo com pautas caligráficas.
Na parte da leitura foi feito um projeto campeão da leitura, houve muito entusiasmo e muita motivação das crianças. Os projetos são situações em que a linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se inter-relacionam de forma contextual, pois quase sempre envolvem tarefas que articulam esses diferentes conteúdos.  Os projetos permitem que os alunos atribuam significação aos temas em questão, bem como ao encontro com situações diversificadas do processo ensino-aprendizagem, o qual se dará durante todo o desenvolvimento do projeto que assim não se resumirá apenas ao conteúdo, mas incluirá também a experiência de convivência, troca, aceitação do outro e respeito aos coleguinhas.
A avaliação da turma foi constante e objetiva. A finalidade da avaliação, portanto, é mais que constatar se o aluno domina determinado conteúdo ou capacidade.
Em suma, avaliar não é fazer uma prova que não retrata prática do dia-a-dia na sala de aula, a avaliação na qual eu relatei é formada, pois me preocupo com o “como” e o “quanto” um aluno é competente em relação aos objetivos selecionado como significativos e seu avanço nas diferentes produções foi que eu avaliei meus durante o ano.
Avaliação dos resultados
 
 Objetivos alcançados:
- Nos primeiros dias, foi fundamental desenvolver atividade em que possam ser considerados os usos e as funções da escrita, no sentido de desenvolver a capacidade deles.
- Propus aos alunos que escrevessemda maneira que sabiam, a partir desse momento começaram a escrever com mais segurança, sem medo de errar.
- Mostrei para eles como a escrita facilita a nossa vida.
- Selecionei palavras e elaborei letras, sílabas, palavras e frases coletivas, onde fixei na parede.
- Importante compreender que o objetivo da avaliação é como forma de acompanhar o caminho que o aluno está trilhando para apropriar, efetivamente.
Isso tudo quer dizer que a avaliação deve fornecer indicativos para a ação dos alunos.

Considerações finais

Com base no meu trabalho e no desempenho das crianças, após iniciar o trabalho com o “Pacto na Alfabetização na Idade Certa”, presenciei mudanças casa vez mais rápidadesempenho da turma. Em outros termos, o livro didático esta presente no cotidiano de professor e aluno em sala de aula e em casa e é responsável por fornecer elementos essenciais na organização das praticas pedagógicas e na construção de conhecimento. Me ali sempre nos livros pedagógicos, não ficando presa em um livro só.
Atualmente, em razão das infinitas possibilidades da informação, tudo está interligado e acontece ao mesmo tempo.
Nos primeiros dias quando iniciei o trabalho com o 2° ano foi fundamental desenvolver atividades em que foram considerados os usos e as funções das letras.
Foi muito importante vivenciar situações do dia-a-dia na sala de aula. A linguagem oral esteja bastante presente nas salas de aula (historias, deleite, rotinas cotidianas, na leitura de instruções, na correção de exercícios, etc.) afirmo que frequentemente as atividades foram diversificadas e prazerosas.
Referências

Ø    Aprendizagem divertida (Solange Valadares Rogério Araújo)
Ø    Festa das Letras (Dirce Guedes de Azevedo)
Ø    De olho no Futuro. Letramento e Alfabetização 2° ano (Cassia Garcia de Souza

  

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